Educação Profissional e Tecnológica

avanços, retrocessos e resistência na busca por uma educação humana integral

Autores

  • Clarice Monteiro ESCOTT clarice.escott@ifrs.edu.br

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.11145

Resumo

Apresenta as reflexões realizadas no SemiEdu 2019: Educação Profissional: Novos Rumos. Contextualiza tais ideias no cenário de implementação das políticas públicas para os Institutos Federais (IF), que rompem com a dualidade estrutural: educação propedêutica voltada para as elites e educação para o trabalho voltada aos pobres. Realiza análise histórica da EPT no Brasil e das concepções que constituem as bases da educação dual e da educação humana integral, considerando o Ensino Médio Integrado como uma ruptura de paradigmas na EPT. Denuncia a falácia do atual discurso governamental sobre os novos rumos do Ensino Médio e o retorno do ensino dual.

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Publicado

2020-10-21 — Atualizado em 2020-10-21

Versões

Como Citar

ESCOTT, C. M. Educação Profissional e Tecnológica: avanços, retrocessos e resistência na busca por uma educação humana integral. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–16, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.11145. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11145. Acesso em: 29 mar. 2024.