Fita de Möbius e fractal: aproximações entre representações sociais e narrativas

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.10127

Palavras-chave:

Narrativas. Representações Sociais. Formação Docente.

Resumo

Com base na premissa de que o núcleo central de uma representação social é uma
narrativa, recorremos aos estudos de Jerome Bruner e de Serge Moscovici para pensar
alternativas que favoreçam mudanças de representações sociais na formação docente.
Propomos uma reflexão sobre as imagens do fractal e da fita de Möbius como
metáforas para ilustrar como entendemos as narrativas enquanto uma unidade no
núcleo de uma representação social, admitindo que elas são a um só tempo
constitutivas de representações sociais e constituídas por elas. Nesse sentido, o
recurso às narrativas como modalidade de intervenção na formação docente
permitiria, simultaneamente, operar mudanças de representações sociais e promover
a ressignificação de práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Adelina de Oliveira NOVAES, Fundação Carlos Chagas / Universidade Cidade de São Paulo

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e docente da Universidade Cidade de São
Paulo.

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari PASSEGGI, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Universidade Cidade de São Paulo

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Cidade de
São Paulo.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

NOVAES, A. de O.; PASSEGGI, M. da C. F. B. S. Fita de Möbius e fractal: aproximações entre representações sociais e narrativas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.10127. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10127. Acesso em: 18 abr. 2024.