Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica <p>ISSN 2238-2097 <span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans JP'; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;">| </span>Prefixo DOI 10.29286</p> <p style="text-align: justify;">A Revista de Educação Pública (Qualis A2) é um periódico do campo da Educação. Com editoração da EdUFMT, a Revista foi fundada em 1992, mediante desdobramentos de ações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Sua periodicidade é de Publicação contínua, sendo publicada atualmente em versão <em>online</em> e não mais impressa. Entre seus números anuais, um caracteriza-se como temático e os demais pela demanda de textos, em fluxo contínuo, integrados às respectivas seções. Todos os manuscritos são avaliados por pares e <em>ad hoc</em>, submetendo-se aos mesmos procedimentos e rigor de avaliação. A Revista objetiva publicar textos originais e inéditos, contribuindo para a difusão da ciência, considerando as diferentes perspectivas teórico-metodológicas, em tempos e espaços diversos, no sentido de fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional.</p> <p style="text-align: justify;">Licenciado sob uma <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution 3.0 </a>. <br />Licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License</p> pt-BR filarrudamonteiro@gmail.com (Filomena Maria de Arruda Monteiro) dioneiadasilvatrindade@gmail.com (Dionéia da Silva Tindade) Sat, 23 Mar 2024 18:57:56 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14262 <p>Este artigo apresenta o cenário da Educação do Campo no Município de Parintins/AM, evidenciando a organização das escolas do campo neste território. Metodologicamente, empregou-se a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental coletada junto à documentação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/PIN) do referido município, referente as escolas campesinas. Conclui-se que essas escolas possuem relevância no contexto investigado, implicando no combate ao processo de nucleação em Parintins, cujas consequências aos estudantes do campo é o deslocamento para estudar nas escolas da cidade.</p> Érica de Souza e SOUZA, Heloisa da Silva BORGES, Gabriel Rodrigues do NASCIMENTO Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14262 Sat, 23 Mar 2024 00:00:00 +0000 A FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS NO AMBIENTE ESCOLAR MINEIRO https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13687 <p>Este artigo tem por tema a formação política de jovens pela escola, considerando-se a ausência destes do cenário político-eleitoral. Objetiva analisar e compreender as contribuições de uma escola estadual da cidade de Uberaba/MG para a formação política desses jovens. A metodologia é de abordagem qualitativa, valendo-se da pesquisa documental e de campo. Por meio da Análise Temática, apresenta-se o tema “Papel da Escola na Formação dos Jovens”. Como resultados, verificou-se que os professores adotam práticas ativas de socialização política. Entretanto, a escola ainda reproduz práticas autoritárias e indiferentes às ideias juvenis, prejudicando a construção do conhecimento pela juventude escolar.</p> Alexandre Barbosa PETERMANN, Tiago Zanquêta de SOUZA Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13687 Sat, 23 Mar 2024 00:00:00 +0000 DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764 <p>Imbuído por um esforço tradutor, o artigo vislumbra o ensino de matemática como um movimento de uma <em>Didática dos Signos</em>. Entre distrações, atenções e explicações percebemos brechas nas aulas. O propósito é ver algo novo no que já está ali, mantê-lo em sua consistência e fazê-lo ressurgir na própria complexidade. Em seu ofício, os <em>professores cansados</em>, <em>esgotados</em> e<em> contemporâneos</em> ressurgem em exemplos conceituais, ajudando-nos a compreender uma <em>predisposição docente</em> aos encontros com os signos do aprender. Com Deleuze, oferecemos sugestões para realizar associações entre movimentos docentes: um modo de olhar uma verdade com as próprias lentes.</p> Gabriel Dummer CAMARGO, Lisete Regina BAMPI Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764 Sat, 23 Mar 2024 00:00:00 +0000 UMA ANÁLISE CONCEITUAL DO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16243 <p>Este estudo objetivou realizar uma análise conceitual do princípio de Arquimedes nos livros de Ciências da Natureza aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. A análise levou em consideração a gênese, a forma de obtenção, bem como as exceções que envolvem o módulo, a direção e o sentido da força de empuxo. Os resultados indicam que apenas um dos livros explica de maneira satisfatória a origem e a obtenção da força de empuxo; três apresentam o módulo do empuxo como consequência do enunciado do princípio de Arquimedes, e nenhum deles aborda os casos atípicos envolvendo a força de empuxo.</p> Salmon LANDI JÚNIOR, Nyuara Araújo da Silva MESQUITA, Wellington Pereira de QUEIRÓS Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16243 Sat, 23 Mar 2024 00:00:00 +0000 ANÁLISE DOS INDICADORES DE ÁLGEBRA NA PROVA SAEB DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14172 <p>Esta pesquisa visa analisar os indicadores de aprendizagem do conteúdo de álgebra dos alunos do ensino fundamental. Para essa investigação, a análise será por meio de dados do relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019 (INEP, 2021) e do boletim de uma escola pública municipal. A problemática partiu da seguinte questão: O que revelam os dados sobre a aprendizagem dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental no que diz respeito ao nível de proficiência em álgebra, segundo o Saeb? A pesquisa é de natureza qualitativa e será realizada de acordo com os pressupostos teóricos de análise documental de Gil (2008). Os dados mostram uma deficiência na aprendizagem de álgebra dos estudantes que realizaram essa avaliação.</p> Igor Vaz de CAMARGO, Jonis jecks NERVIS, George Francisco Santiago MARTIN Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14172 Sat, 23 Mar 2024 00:00:00 +0000 VILLA-LOBOS, O CANTO ORFEÔNICO E A CONSCIÊNCIA PATRIÓTICA NA ERA VARGAS (1930-1945) https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14701 <p>A investigação problematiza o papel desempenhado por Villa-Lobos no processo de escolarização do canto orfeônico na Era Vargas, no Brasil, entre 1930 e 1945. Para tanto, partiu-se das ideias de Contier (2021), Kossoy (2001), Monteiro; Souza (2003), Paz (1989), Sobreira (2017), entre outros. Recorreu-se a fontes bibliográficas, documentais e iconográficas. Verificou-se que o canto orfeônico na escola brasileira, de um lado, era um caminho no sentido da educação musical das novas gerações e, de outro, estava em consonância com as proposições do Governo Vargas, na direção de instituir o ideário cívico-nacionalista no meio social.</p> Geruzza Lima Ramos Oliveira MACHADO, Giseli Cristina do Vale GATTI Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14701 Sat, 23 Mar 2024 00:00:00 +0000 GRIPE ESPANHOLA E COVID-19: RELAÇÕES POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14748 <p>Em 1918, o mundo foi assolado pela pandemia da Gripe Espanhola e em 2020, pela pandemia da SARS-CoV-19. No Brasil, é possível perceber algumas semelhanças entre esses dois momentos. Este artigo tem por objetivo analisar as alterações ocorridas nos espaços e práticas pedagógicas visando a superação das situações pandêmicas. Optou-se pela abordagem da História Cultural, utilizando as concepções de Norbert Elias. Utilizou-se como fontes documentais oficiais, pronunciamento em mídia social e periódicos. Como resultado observou-se que unindo os esforços para a manutenção da vida, as escolas em alguns momentos serviram de espaços para serviços de internação e enfermaria.</p> Elizabeth Figueiredo SÁ, Betânia de Oliveira Laterza RIBEIRO, António Gomes FERREIRA Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14748 Sat, 23 Mar 2024 00:00:00 +0000 PARA UMA NOVA SOCIEDADE, UMA NOVA ESCOLA: VIGOTSKI, DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DOCENTE https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17020 <p>O presente texto apresenta, brevemente, o contexto no campo da educação da Rússia pré e pós-Revolução de Outubro. Discorre sobre as tarefas da educação no contexto de construção do socialismo e os fundamentos da nova pedagogia e psicologia. Ressalta as elaborações teóricas de L. S. Vigotski sobre desenvolvimento humano e suas reflexões respeito do papel do professor na educação, além de abordar a tradução da palavra russa “obutchenie”.</p> Zoia Ribeiro PRESTES; Elizabeth TUNES; Roberto Ribeiro da SILVA Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17020 Sat, 23 Mar 2024 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO CONTINUADA E PLANEJAMENTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAJAÚ (MA) https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16689 <p>Este artigo apresenta um estudo sobre a formação continuada na rede pública de ensino em Grajaú/MA. Teve por objetivo investigar a relação entre formação continuada e o planejamento pedagógico dos professores. Utilizou-se uma abordagem mista, de caráter exploratório e documental. Aplicou-se um questionário aos dezesseis professores de uma escola pública. Foi constatado por meio da pesquisa que os professores participam das formações pelo período de até um ano. Para os docentes, o processo de formação continuada representa a aquisição de conhecimentos e mudança no planejamento em sala de aula. Os resultados apontaram que estes profissionais têm a necessidade de cursos voltados para a saúde mental visando a melhoria do trabalho docente.</p> Gabriele Castro CASSANI, Isabel Cristina Pereira Dantas de ALMEIDA, Renato de Oliveira BRITO Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16689 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 +0000 DIÁLOGOS ENTRE A PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E AS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15889 <p>A pesquisa em tela destaca as ressignificações na relação docente e licenciandos em Pedagogia nas orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), problematizando o lado de dentro da experiência pedagógica no contexto da educação superior. Ancorado teórico-metodologicamente na abordagem qualitativa, tem a pesquisa (auto)biográfica enquanto itinerância investigativa para evidenciar a epistemologia do sujeito (Josso, 2020) a partir das orientações de alunas com suas narrativas de vida escolar, experiências relacionais e processos de aprendizagem. Compreende-se que a prática pedagógica de orientação monográfica mostra potência com as narrativas, descortinando aproximações e referências singulares de uma tarefa acadêmica complexa, mobilizando estudantes na busca e definição de interesses de pesquisa.</p> <p> </p> Sandro Tiago da Silva FIGUEIRA, Virginia Georg SCHINDHELM Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15889 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 +0000 EVENTO CIENTÍFICO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA, NARRATIVAS E REPRESENTATIVIDADE https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17915 <p>Este artigo expõe exercício reflexivo e narrativo de reconhecimento da produção de conhecimento e do potencial formativo situados na experiência subjetiva/coletiva. Pretensiosamente, as coordenadoras do XXXI Seminário de Educação, realizado no ano de 2023 no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, diretamente ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação desta Universidade, desenvolvem o texto por meio de narrativa pessoal, articulando contribuições da pesquisa narrativa e da noção de experiência na formação docente. O objetivo é apresentar artigos resultantes da participação de pesquisadoras e pesquisadores convidados a compor mesas-redondas do Seminário de Educação 2023, situando-os no evento científico e destacando este como espaço de formação ancorado na experiência.</p> Ozerina Victor de OLIVEIRA, Mirian Toshiko SEWO Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17915 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000 CURRÍCULO, IGUANAS E CONTEXTO: UMA NARRATIVA PESSOAL https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17495 <p style="margin: 0cm; text-align: justify; background: white;"><span lang="pt" style="color: black; background: white;">O artigo utiliza a metodologia autobiográfica e narrativa para apresentar reflexões sobre a importância de que o desenho do currículo e sua aplicação em ambientes rurais no ensino superior na América Latina sejam adequadamente contextualizados às realidades dos estudantes, reconhecendo as particularidades sociais e culturais das populações onde este currículo se insere, como formador da identidade das pessoas que acabará influenciando e formando especificamente, este exercício narrativo está centrado em torno de uma experiência na Universidade de Antioquia, na Colômbia, e seu programa de regionalização, onde são oferecidos diferentes programas de graduação e pós-graduação.</span></p> Edisson Cuervo MONTOYA Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17495 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000 “EDUCAÇÃO DO CAMPO É DIREITO E NÃO ESMOLA ”: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17488 <p>O artigo apresenta o conceito de qualidade a partir das políticas educacionais que orientam o currículo e a formação de professores no Brasil e reflete outras possibilidades de arranjos curriculares que considerem as demandas dos povos que vivem no e do campo. Metodologicamente, utiliza uma abordagem qualitativa em educação, com caráter exploratório, subsidiada pela pesquisa documental e bibliográfica. A análise aponta que os contextos socioeconômicos e políticos que possibilitam a organização, aprovação e implementação de políticas educacionais são perpassados por interesses privatistas que seguem princípios neoliberais, contrapondo-se à organização de uma educação que atenda aos princípios defendidos pelos movimentos sociais que lutam pela garantia do direito à educação aos povos do campo. </p> Ana Cláudia da Silva RODRIGUES, Luciélio Marinho da COSTA, Lucinete Gadelha da COSTA Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17488 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000 CURRÍCULOS-QUIMERA: O PROCESSO FORMATIVO QUE ATRAVESSA A PESQUISA E O EXERCÍCIO DE REINVENTAR, REINVENTANDO-SE https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16645 <p>O objetivo do artigo é compreender a reconfiguração dos processos educativos forjados com os praticantes dos cotidianos em tempos de incertezas. Fundamenta-se nos Estudos Cotidianistas, sendo dispositivos acionados: redes sociais e uma oficina realizada no Seminário Temático envolvendo dois grupos de pesquisa de instituições inter-regionais brasileiras. Investiga-se práticas ciberculturais, percebendo-as como fenômenos pedagógicos inventivos – quimeras curriculares que reencantam o mundo a partir dos movimentos imprevisíveis nas Redes Educativas. Concluímos que as práticas na cibercultura, constituídas de provisoriedades e imperfeições, permitem reinventar aprendizagens e ensinos comunicacionais, assim como a criação de estéticas outras como processos de resistência de coletivos desviantes.</p> Leonardo Conceição GONÇALVES, Rosemary dos SANTOS, Tereza FERNANDES Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16645 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000 NO ENCONTRO COM INDÍGENAS, O CAMINHO PARA A DESCOLONIZAÇÃO! https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17497 <p>O texto tem como propósito discorrer sobre a minha trajetória na caminhada compartilhada com os povos indígenas, não só acadêmica, que tem provocado viradas epistemológicas e metodológicas no aparato monocultural, eurocêntrico e cartesiano, mas também na construção de minha identidade, colocando em agonia a minha branquitude produzida no contexto do colonialismo. Destaca a desconstrução contínua de conceitos da modernidade que hierarquizam saberes, culturas, ciências e leituras de mundo, e o desafio da academia de se apropriar dos conhecimentos indígenas e credenciá-los como conhecimentos universais, potencializando como possibilidade de provocar transformações de cunho político, epistêmico, social, ético e, consequentemente, pedagógico.</p> Adir Casaro NASCIMENTO Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17497 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000 PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÚSICA CONTEMPORÂNEA DE MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS: FLOW NZINGA, LARISSA LUZ, NEGA GIZZA E A MÚSICA DE VISIBILIDADE E AFIRMAÇÃO https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17811 <p>Este artigo examina como o estudo de artistas negras brasileiras de música contemporânea pode ser uma ferramenta pedagógica para criar diálogos dentro dos espaços institucionais educativos, ampliando essas experiências nos espaços públicos. Utilizo teorias de educação como instrumento pedagógico de Paulo Freire e bell hooks, o feminismo negro brasileiro de Djamila Ribeiro e a <em>escrevivência</em> de Conceição Evaristo para analisar “Letras Negras” e “Somos Rainhas” de Larissa Luz e Flow Nzinga, com alguns breves comentários sobre a canção “Prostituta” do rapper Nega Gizza. O estudo discute como essas histórias e expressões musicais ajudam a desenvolver estratégias de combate a sistemas de discriminação e a dar uma visão mais compreensiva da nação.</p> Lesley FERACHO Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17811 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000 MAKUNAIMÃ: O PAPEL DO TEATRO-EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16321 <p>Este artigo discorre sobre o <em>teatro-educação antirracista</em> a partir da análise teórica da peça Makunaimã<em>: o mito através do tempo. </em>Ampliamos a discussão sobre o papel do <em>teatro-educação</em>, entendendo-o como uma poderosa ferramenta histórica, literária e epistemológica para a inserção da educação das relações étnico-raciais na cultura escolar e nos processos formativos de estudantes e professores da educação básica. Amparados no pensamento de intelectuais indígenas e pressupostos dos Movimentos Sociais Indígenas Educadores, concluímos que a peça analisada sintetiza um conjunto de conhecimentos e reflexões que fomentam de forma visceral práticas antirracistas cruciais para a promoção da interdisciplinaridade na educação básica.</p> Alan ALVES-BRITO, Isael da Silva PINHEIRO Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16321 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000 O PROCESSO METODOLÓGICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17435 <p>Este artigo apresenta reflexões acerca do processo de inclusão. Evidencia também o desenvolvimento metodológico para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, por meio da análise do gênero charge, desenvolvendo a leitura e a escrita através do conhecimento dos significados. Visa, ainda, à reflexão acerca da necessidade do Atendimento Educacional Especializado no ensino superior para o estudante surdo, a fim de trabalhar dificuldades no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa. A metodologia para o desenvolvimento de nossa pesquisa se inscreve na perspectiva qualitativa de cunho discursivo-enunciativo, fundamentada nos estudos de Bakhtin (1970-1971) e o Círculo, tendo como conceito basilar a interação.</p> Sebastiana Almeida SOUZA Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17435 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000 EMANCIPANDO (NOS). LA NARRATIVA COMO PEDAGOGÍA SUBVERSIVA https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17440 <p>Presentamos una pedagógia subversiva como dispositivo para develar y deconstruir procesos de subjetivación que han encarnado violencias simbólicas y culturales en los espacios de educación formal. Propuesta que pretende fracturar experiencias de ser sujetos que han naturalizado desigualdades y exclusiones. Pedagogía como propuesta de formación docente que pretende visibilizar al oprimido y subvertir el carácter subalterno de las y los docentes. A partir de la investigación biográfico narrativa trastocamos experiencias de sujeción -dominación para abrir abanicos de agencia y emancipación como devenir de la subjetividad a partir de la tensión y abanico de relaciones entre lo dado estructuralmente y lo emergente. Posibilidad formativa para construir emergencias.</p> Fabiola Hernández AGUIRRE, María del Socorro Oropeza AMADOR, Eusebio Olvera REYES Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17440 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000