Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica <p>ISSN 2238-2097 <span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans JP'; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;">| </span>Prefixo DOI 10.29286</p> <p>A Revista de Educação Pública (Qualis A2) é um periódico do campo da Educação. Com editoração da EdUFMT, a Revista foi fundada em 1992, mediante desdobramentos de ações do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT. Sua periodicidade é quadrimestral, sendo publicada em versão <em>online</em> e impressa e estruturada em seções. Entre seus três números anuais, um caracteriza-se como temático e os demais pela demanda de textos, em fluxo contínuo, integrados às respectivas seções. Todos os manuscritos são avaliados por pares e <em>ad hoc</em>, submetendo-se aos mesmos procedimentos e rigor de avaliação. A Revista objetiva publicar textos originais e inéditos, contribuindo para a difusão da ciência, considerando as diferentes perspectivas teórico-metodológicas, em tempos e espaços diversos, no sentido de fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional.</p> <p>Licenciado sob uma <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new" rel="license">Licença Creative Commons Attribution 3.0 </a>. <br />Licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License</p> pt-BR secretariarepufmt@gmail.com (Filomena Maria de Arruda Monteiro) filarrudamonteiro@gmail.com (Filomena M. Arruda Monteiro) Thu, 18 Mar 2021 22:13:59 +0000 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Carta da Editora https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12012 <p>.</p> Filomena Maria Arruda MONTEIRO Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12012 Thu, 18 Mar 2021 00:00:00 +0000 Conceitos basilares das teorias de V.V. Davidov https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9345 <p>A Teoria da Atividade de Estudo e a do Ensino Desenvolvimental, desenvolvidas por V.V. Davidov, foram se construindo ao longo de mais de 20 anos de investigação, na segunda metade do século XX, com a implantação de um sistema didático em várias repúblicas soviéticas. Essas teorias, inseridas no âmbito da Teoria Histórico-Cultural, envolvem conceitos basilares e pressupostos que precisam ser devidamente compreendidos e apropriados. Assim, este texto, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e do uso de ferramentas do software Nvivo11, identifica e discute esses conceitos e apresenta possíveis aportes para a pesquisa e para o ensino-aprendizagem da Matemática.</p> Marilene Ribeiro RESENDE Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9345 Mon, 22 Mar 2021 00:00:00 +0000 O conhecimento dos temas no ensino da reprodução das plantas https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9253 <p>Apresentam-se os resultados da investigação desenvolvida em salas de aulas portuguesas de 3º e 6º ano que identificam as dimensões que integram o conhecimento dos tópicos (conteúdo), do professor, ensinando reprodução das plantas. Para o efeito realizaram-se gravações em vídeo e áudio. A informação foi tratada com análise de conteúdo e contrastada com a literatura existente numa perspectiva metodológica de Top-down Bottom-up. Foram identificados cinco aspetos de diferentes naturezas, relacionadas com o conhecimento dos tópicos. i)conceitos da biologia e de exemplos associados; ii)leis, princípios e teorias da biologia; iii)procedimentos e técnicas de observação em biologia; iv)modelos relacionados com o conceito da biologia e v)factos e fenômenos biológicos.</p> Mónica Alexandra LUÍS, José CARRILLO, Rute Cristina MONTEIRO Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9253 Thu, 18 Mar 2021 00:00:00 +0000 A utopia como atributo da educação emancipatória https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7777 <p class="p1">Este ensaio reflete sobre ideais pedagógicos da educação moderna, herdados da filosofia Iluminista, como baliza para a formação cidadã, crítica e transformadora na atualidade. Trata das bases educacionais que fundam a <em>emancipação</em> e a <em>utopia</em> e que visam concretizar a autonomia do sujeito como agente de uma sociedade livre, justa e igualitária. A discussão é subsidiada por incursos teórico-hermenêuticos como metodologia compreensivo-interpretativa, fundamentada nas categorias habermasianas de <em>sociedade</em> e <em>razão</em>, para reconhecer a educação como um fenômeno universal e permanente, que aglutinou pluralidades de perspectivas (dialéticas) que moldaram o entendimento sobre seu conceito e sua missão histórico-social.</p> José Washington de Morais MEDEIROS, Edna Gusmão de Góes BRENNAND Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7777 Mon, 19 Apr 2021 00:00:00 +0000 Políticas de permanência estudantil na Universidade Federal do Piauí https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8198 <p>Objetivou-se conhecer a operacionalização da política de permanência adotada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), usando-se como amostra os bacharelandos da área da saúde, do Campus sede. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados disponibilizados on line. Os resultados evidenciaram que a política de permanência é composta por um conjunto de ações desenvolvidas pela Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), às expensas do Pnaes, envolvendo bolsas, isenção de taxas nos restaurantes, moradia em residências universitárias e serviços pedagógico, social, psicológico e odontológico, as quais são indispensáveis para que o alunado se mantenha na universidade.</p> Maria do Carmo de Souza BATISTA, Lázara Cristina da SILVA Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8198 Mon, 29 Mar 2021 00:00:00 +0000 Corpo e arte-performance na escola básica https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9906 <p>Este artigo discute o conceito de corpo e arte-performance enfatizando as experimentações realizadas na escola básica. Dialoga com GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) na perspectiva da arte-performance e seus desdobramentos para o campo da educação. Faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção com ênfase no acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual como destaca DELEUZE e GUATTARI (1997). Os resultados permitem pensar o conceito de corpo como signo e a performance enquanto arte experimental híbrida e anárquica que anuncia heterotopias inventivas e provoca transformações nas práticas pedagógicas de professores da escola básica.</p> José Valdinei Albuquerque MIRANDA, Carla Alice FAIAL Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9906 Mon, 29 Mar 2021 00:00:00 +0000 Literatura infantil https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10089 <p>Con el objetivo de analizar la contribución de la literatura infantil, especialmente, de tradición oral al desarrollo de la primera infancia, se realizó una investigación de maestría en educación de enfoque cualitativo, bajo una observación participante donde se desenvolvieron una serie de actividades con literatura de tradición oral en niños de preescolar en Antioquia-Colombia. Los resultados permiten constatar que el trabajo literario aporta al desarrollo del pensamiento, lenguaje y las habilidades sociales a través de la cultura y la interacción social con el medio contiguo, así pues, estos tipos de actividades pueden ser aplicables en cualquier contexto del ser humano.</p> Andrea Arredondo QUICENO, Bárbara Cortella PEREIRA, Rosemar Eurico COENGA Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10089 Mon, 05 Apr 2021 00:00:00 +0000 Avaliação formativa e autorregulação https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8036 <p>O objetivo geral deste artigo é o de verificar se os aspectos sobre a avaliação da aprendizagem mencionados nos Cadernos de Formação do PNAIC estão consonantes com os fundamentos da avaliação formativa na perspectiva cognitiva e da autorregulação. Configura-se como estudo de análise documental. Os conteúdos sobre avaliação ora estão de acordo com a perspectiva cognitivista, ora aproximam-se mais de um controle. Há prioridadenas ações do professorenquanto a ação do aluno no processo de avaliação é pouco destacada. Buscou-se compreender os procedimentos e instrumentos avaliativos da aprendizagem utilizados no PNAIC para consolidação da escola como um espaço fundamental de aprendizagens.</p> Jussara Cristina Barboza TORTELLA, Francisco Caloia ALFREDO, Jady Ariele Cavalcanti RUAS Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8036 Sat, 08 May 2021 00:00:00 +0000 Os ciganos e a escola https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9395 <p class="Corpodetexto1">O estreitamento do contato interétnico, a fixação e a obrigatoriedade da frequência à escola por crianças e jovens, têm alterado as relações entre ciganos e escola. Este artigo se propôs discutir os significados da escola para ciganos adultos que se fixaram em um município do Estado do Espírito Santo. A etnografia foi o caminho investigativo que norteou a pesquisa e os colaboradores pertencem, majoritariamente, a um único grupo familiar. A análise concentrou-se em dois posicionamentos desses colaboradores: um ressalta que “a escola é o fim do cigano” e o outro afirma que “a escola é uma luz no caminho do cigano”.</p> Ana Kátia Pereira PINTO, Ivone Martins de OLIVEIRA Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9395 Sat, 08 May 2021 00:00:00 +0000 Fragilidades da educação ambiental na escola pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8982 <p>Neste trabalho, buscou-se compreender sobre as condições requeridas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica nas escolas, de forma especial, a capacitação docente. A pesquisa foi realizada com a participação de 34 professores de duas escolas públicas estaduais em Colatina-ES. Os dados foram coletados a partir de questionários e a análise feita de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que há deficiência na formação dos professores quanto às questões ambientais, tanto na formação inicial quanto na continuada. Havendo, portanto, a necessidade do aprimoramento e da oportunização da formação docente condizente com os objetivos da Educação Ambiental Crítica.</p> Aldineia BUSS, Mariela Mattos da SILVA Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8982 Fri, 14 May 2021 00:00:00 +0000