https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/issue/feed Revista de Educação Pública 2024-06-19T02:24:32+00:00 Filomena Maria de Arruda Monteiro filarrudamonteiro@gmail.com Open Journal Systems <p>ISSN 2238-2097 <span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans JP'; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;">| </span>Prefixo DOI 10.29286</p> <p style="text-align: justify;">A Revista de Educação Pública (Qualis A2) é um periódico do campo da Educação. Com editoração da EdUFMT, a Revista foi fundada em 1992, mediante desdobramentos de ações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Sua periodicidade é de Publicação contínua, sendo publicada atualmente em versão <em>online</em> e não mais impressa. Entre seus números anuais, um caracteriza-se como temático e os demais pela demanda de textos, em fluxo contínuo, integrados às respectivas seções. Todos os manuscritos são avaliados por pares e <em>ad hoc</em>, submetendo-se aos mesmos procedimentos e rigor de avaliação. A Revista objetiva publicar textos originais e inéditos, contribuindo para a difusão da ciência, considerando as diferentes perspectivas teórico-metodológicas, em tempos e espaços diversos, no sentido de fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional.</p> <p style="text-align: justify;">Licenciado sob uma <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution 3.0 </a>. <br />Licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License</p> https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14262 EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO 2023-07-08T15:56:41+00:00 Érica de Souza e SOUZA souzaoficial7@gmail.com Heloisa da Silva BORGES heloborges@ufam.edu.br Gabriel Rodrigues do NASCIMENTO gabriel.nascimento@semed.manaus.am.gov.br <p>Este artigo apresenta o cenário da Educação do Campo no Município de Parintins/AM, evidenciando a organização das escolas do campo neste território. Metodologicamente, empregou-se a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental coletada junto à documentação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/PIN) do referido município, referente as escolas campesinas. Conclui-se que essas escolas possuem relevância no contexto investigado, implicando no combate ao processo de nucleação em Parintins, cujas consequências aos estudantes do campo é o deslocamento para estudar nas escolas da cidade.</p> 2024-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13687 A FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS NO AMBIENTE ESCOLAR MINEIRO 2024-01-15T13:48:12+00:00 Alexandre Barbosa PETERMANN alexandrebp1198@gmail.com Tiago Zanquêta de SOUZA tiago.zanqueta@uniube.br <p>Este artigo tem por tema a formação política de jovens pela escola, considerando-se a ausência destes do cenário político-eleitoral. Objetiva analisar e compreender as contribuições de uma escola estadual da cidade de Uberaba/MG para a formação política desses jovens. A metodologia é de abordagem qualitativa, valendo-se da pesquisa documental e de campo. Por meio da Análise Temática, apresenta-se o tema “Papel da Escola na Formação dos Jovens”. Como resultados, verificou-se que os professores adotam práticas ativas de socialização política. Entretanto, a escola ainda reproduz práticas autoritárias e indiferentes às ideias juvenis, prejudicando a construção do conhecimento pela juventude escolar.</p> 2024-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764 DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 2023-08-11T00:17:07+00:00 Gabriel Dummer CAMARGO gabriel-dcamargo@educar.rs.gov.b Lisete Regina BAMPI lisete.bampi@ufrgs.br <p>Imbuído por um esforço tradutor, o artigo vislumbra o ensino de matemática como um movimento de uma <em>Didática dos Signos</em>. Entre distrações, atenções e explicações percebemos brechas nas aulas. O propósito é ver algo novo no que já está ali, mantê-lo em sua consistência e fazê-lo ressurgir na própria complexidade. Em seu ofício, os <em>professores cansados</em>, <em>esgotados</em> e<em> contemporâneos</em> ressurgem em exemplos conceituais, ajudando-nos a compreender uma <em>predisposição docente</em> aos encontros com os signos do aprender. Com Deleuze, oferecemos sugestões para realizar associações entre movimentos docentes: um modo de olhar uma verdade com as próprias lentes.</p> 2024-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16243 UMA ANÁLISE CONCEITUAL DO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO 2023-09-06T20:59:15+00:00 Salmon LANDI JÚNIOR salmon.landi@ifgoiano.edu.br Nyuara Araújo da Silva MESQUITA nyuara@ufg.br Wellington Pereira de QUEIRÓS wellington_fis@yahoo.com.br <p>Este estudo objetivou realizar uma análise conceitual do princípio de Arquimedes nos livros de Ciências da Natureza aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. A análise levou em consideração a gênese, a forma de obtenção, bem como as exceções que envolvem o módulo, a direção e o sentido da força de empuxo. Os resultados indicam que apenas um dos livros explica de maneira satisfatória a origem e a obtenção da força de empuxo; três apresentam o módulo do empuxo como consequência do enunciado do princípio de Arquimedes, e nenhum deles aborda os casos atípicos envolvendo a força de empuxo.</p> 2024-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14172 ANÁLISE DOS INDICADORES DE ÁLGEBRA NA PROVA SAEB DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2023-08-11T00:42:53+00:00 Igor Vaz de CAMARGO igorvazdecamargo@gmail.com Jonis jecks NERVIS jonisjn@uenp.edu.br George Francisco Santiago MARTIN george@uenp.edu.br <p>Esta pesquisa visa analisar os indicadores de aprendizagem do conteúdo de álgebra dos alunos do ensino fundamental. Para essa investigação, a análise será por meio de dados do relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019 (INEP, 2021) e do boletim de uma escola pública municipal. A problemática partiu da seguinte questão: O que revelam os dados sobre a aprendizagem dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental no que diz respeito ao nível de proficiência em álgebra, segundo o Saeb? A pesquisa é de natureza qualitativa e será realizada de acordo com os pressupostos teóricos de análise documental de Gil (2008). Os dados mostram uma deficiência na aprendizagem de álgebra dos estudantes que realizaram essa avaliação.</p> 2024-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14701 VILLA-LOBOS, O CANTO ORFEÔNICO E A CONSCIÊNCIA PATRIÓTICA NA ERA VARGAS (1930-1945) 2023-08-17T16:59:38+00:00 Geruzza Lima Ramos Oliveira MACHADO geruzzamachado100@hotmail.com Giseli Cristina do Vale GATTI giseli.vale.gatti@gmail.com <p>A investigação problematiza o papel desempenhado por Villa-Lobos no processo de escolarização do canto orfeônico na Era Vargas, no Brasil, entre 1930 e 1945. Para tanto, partiu-se das ideias de Contier (2021), Kossoy (2001), Monteiro; Souza (2003), Paz (1989), Sobreira (2017), entre outros. Recorreu-se a fontes bibliográficas, documentais e iconográficas. Verificou-se que o canto orfeônico na escola brasileira, de um lado, era um caminho no sentido da educação musical das novas gerações e, de outro, estava em consonância com as proposições do Governo Vargas, na direção de instituir o ideário cívico-nacionalista no meio social.</p> 2024-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14748 GRIPE ESPANHOLA E COVID-19: RELAÇÕES POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL 2023-10-20T13:04:34+00:00 Elizabeth Figueiredo SÁ elizabethfsa1@gmail.com Betânia de Oliveira Laterza RIBEIRO betania.laterza@gmail.com António Gomes FERREIRA antonio@fpce.uc.pt <p>Em 1918, o mundo foi assolado pela pandemia da Gripe Espanhola e em 2020, pela pandemia da SARS-CoV-19. No Brasil, é possível perceber algumas semelhanças entre esses dois momentos. Este artigo tem por objetivo analisar as alterações ocorridas nos espaços e práticas pedagógicas visando a superação das situações pandêmicas. Optou-se pela abordagem da História Cultural, utilizando as concepções de Norbert Elias. Utilizou-se como fontes documentais oficiais, pronunciamento em mídia social e periódicos. Como resultado observou-se que unindo os esforços para a manutenção da vida, as escolas em alguns momentos serviram de espaços para serviços de internação e enfermaria.</p> 2024-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17020 PARA UMA NOVA SOCIEDADE, UMA NOVA ESCOLA: VIGOTSKI, DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DOCENTE 2024-02-05T14:03:45+00:00 Zoia Ribeiro PRESTES zoiaprestes@yahoo.com.br Elizabeth TUNES bethtunes@gmail.com Roberto Ribeiro da SILVA rrbobsilva@gmail.com <p>O presente texto apresenta, brevemente, o contexto no campo da educação da Rússia pré e pós-Revolução de Outubro. Discorre sobre as tarefas da educação no contexto de construção do socialismo e os fundamentos da nova pedagogia e psicologia. Ressalta as elaborações teóricas de L. S. Vigotski sobre desenvolvimento humano e suas reflexões respeito do papel do professor na educação, além de abordar a tradução da palavra russa “obutchenie”.</p> 2024-03-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16689 FORMAÇÃO CONTINUADA E PLANEJAMENTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAJAÚ (MA) 2024-02-22T15:08:36+00:00 Gabriele Castro CASSANI gabicassani22@gmail.com Isabel Cristina Pereira Dantas de ALMEIDA belnutricao@gmail.com Renato de Oliveira BRITO renatoorios@gmail.com <p>Este artigo apresenta um estudo sobre a formação continuada na rede pública de ensino em Grajaú/MA. Teve por objetivo investigar a relação entre formação continuada e o planejamento pedagógico dos professores. Utilizou-se uma abordagem mista, de caráter exploratório e documental. Aplicou-se um questionário aos dezesseis professores de uma escola pública. Foi constatado por meio da pesquisa que os professores participam das formações pelo período de até um ano. Para os docentes, o processo de formação continuada representa a aquisição de conhecimentos e mudança no planejamento em sala de aula. Os resultados apontaram que estes profissionais têm a necessidade de cursos voltados para a saúde mental visando a melhoria do trabalho docente.</p> 2024-06-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15889 DIÁLOGOS ENTRE A PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E AS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO EM MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO 2024-03-01T22:35:02+00:00 Sandro Tiago da Silva FIGUEIRA figueiras.tiago@gmail.com Virginia Georg SCHINDHELM virginiags@id.uff.br <p>A pesquisa em tela destaca as ressignificações na relação docente e licenciandos em Pedagogia nas orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), problematizando o lado de dentro da experiência pedagógica no contexto da educação superior. Ancorado teórico-metodologicamente na abordagem qualitativa, tem a pesquisa (auto)biográfica enquanto itinerância investigativa para evidenciar a epistemologia do sujeito (Josso, 2020) a partir das orientações de alunas com suas narrativas de vida escolar, experiências relacionais e processos de aprendizagem. Compreende-se que a prática pedagógica de orientação monográfica mostra potência com as narrativas, descortinando aproximações e referências singulares de uma tarefa acadêmica complexa, mobilizando estudantes na busca e definição de interesses de pesquisa.</p> <p> </p> 2024-06-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17915 EVENTO CIENTÍFICO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA, NARRATIVAS E REPRESENTATIVIDADE 2024-06-19T02:24:32+00:00 Ozerina Victor de OLIVEIRA ozerina.ufmt@gmail.com Mirian Toshiko SEWO mirian.sewo@ufmt.br <p>Este artigo expõe exercício reflexivo e narrativo de reconhecimento da produção de conhecimento e do potencial formativo situados na experiência subjetiva/coletiva. Pretensiosamente, as coordenadoras do XXXI Seminário de Educação, realizado no ano de 2023 no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, diretamente ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação desta Universidade, desenvolvem o texto por meio de narrativa pessoal, articulando contribuições da pesquisa narrativa e da noção de experiência na formação docente. O objetivo é apresentar artigos resultantes da participação de pesquisadoras e pesquisadores convidados a compor mesas-redondas do Seminário de Educação 2023, situando-os no evento científico e destacando este como espaço de formação ancorado na experiência.</p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17495 CURRÍCULO, IGUANAS E CONTEXTO: UMA NARRATIVA PESSOAL 2024-05-14T14:38:21+00:00 Edisson Cuervo MONTOYA edisson.cuervo@correounivalle.edu.co <p style="margin: 0cm; text-align: justify; background: white;"><span lang="pt" style="color: black; background: white;">O artigo utiliza a metodologia autobiográfica e narrativa para apresentar reflexões sobre a importância de que o desenho do currículo e sua aplicação em ambientes rurais no ensino superior na América Latina sejam adequadamente contextualizados às realidades dos estudantes, reconhecendo as particularidades sociais e culturais das populações onde este currículo se insere, como formador da identidade das pessoas que acabará influenciando e formando especificamente, este exercício narrativo está centrado em torno de uma experiência na Universidade de Antioquia, na Colômbia, e seu programa de regionalização, onde são oferecidos diferentes programas de graduação e pós-graduação.</span></p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17488 “EDUCAÇÃO DO CAMPO É DIREITO E NÃO ESMOLA ”: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2024-06-11T16:18:36+00:00 Ana Cláudia da Silva RODRIGUES ana.rodrigues@academico.ufpb.br Luciélio Marinho da COSTA leomarinhosufpb@gmail.com Lucinete Gadelha da COSTA lucinetegadelha@gmail.com <p>O artigo apresenta o conceito de qualidade a partir das políticas educacionais que orientam o currículo e a formação de professores no Brasil e reflete outras possibilidades de arranjos curriculares que considerem as demandas dos povos que vivem no e do campo. Metodologicamente, utiliza uma abordagem qualitativa em educação, com caráter exploratório, subsidiada pela pesquisa documental e bibliográfica. A análise aponta que os contextos socioeconômicos e políticos que possibilitam a organização, aprovação e implementação de políticas educacionais são perpassados por interesses privatistas que seguem princípios neoliberais, contrapondo-se à organização de uma educação que atenda aos princípios defendidos pelos movimentos sociais que lutam pela garantia do direito à educação aos povos do campo. </p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16645 CURRÍCULOS-QUIMERA: O PROCESSO FORMATIVO QUE ATRAVESSA A PESQUISA E O EXERCÍCIO DE REINVENTAR, REINVENTANDO-SE 2024-03-04T20:05:47+00:00 Leonardo Conceição GONÇALVES rjleonardocg@gmail.com Rosemary dos SANTOS rose.brisaerc@gmail.com Tereza FERNANDES tereza.ufmt@gmail.com <p>O objetivo do artigo é compreender a reconfiguração dos processos educativos forjados com os praticantes dos cotidianos em tempos de incertezas. Fundamenta-se nos Estudos Cotidianistas, sendo dispositivos acionados: redes sociais e uma oficina realizada no Seminário Temático envolvendo dois grupos de pesquisa de instituições inter-regionais brasileiras. Investiga-se práticas ciberculturais, percebendo-as como fenômenos pedagógicos inventivos – quimeras curriculares que reencantam o mundo a partir dos movimentos imprevisíveis nas Redes Educativas. Concluímos que as práticas na cibercultura, constituídas de provisoriedades e imperfeições, permitem reinventar aprendizagens e ensinos comunicacionais, assim como a criação de estéticas outras como processos de resistência de coletivos desviantes.</p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17497 NO ENCONTRO COM INDÍGENAS, O CAMINHO PARA A DESCOLONIZAÇÃO! 2024-05-10T19:20:16+00:00 Adir Casaro NASCIMENTO adir@ucdb.br <p>O texto tem como propósito discorrer sobre a minha trajetória na caminhada compartilhada com os povos indígenas, não só acadêmica, que tem provocado viradas epistemológicas e metodológicas no aparato monocultural, eurocêntrico e cartesiano, mas também na construção de minha identidade, colocando em agonia a minha branquitude produzida no contexto do colonialismo. Destaca a desconstrução contínua de conceitos da modernidade que hierarquizam saberes, culturas, ciências e leituras de mundo, e o desafio da academia de se apropriar dos conhecimentos indígenas e credenciá-los como conhecimentos universais, potencializando como possibilidade de provocar transformações de cunho político, epistêmico, social, ético e, consequentemente, pedagógico.</p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17811 PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÚSICA CONTEMPORÂNEA DE MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS: FLOW NZINGA, LARISSA LUZ, NEGA GIZZA E A MÚSICA DE VISIBILIDADE E AFIRMAÇÃO 2024-06-08T16:30:38+00:00 Lesley FERACHO lferacho@uga.edu <p>Este artigo examina como o estudo de artistas negras brasileiras de música contemporânea pode ser uma ferramenta pedagógica para criar diálogos dentro dos espaços institucionais educativos, ampliando essas experiências nos espaços públicos. Utilizo teorias de educação como instrumento pedagógico de Paulo Freire e bell hooks, o feminismo negro brasileiro de Djamila Ribeiro e a <em>escrevivência</em> de Conceição Evaristo para analisar “Letras Negras” e “Somos Rainhas” de Larissa Luz e Flow Nzinga, com alguns breves comentários sobre a canção “Prostituta” do rapper Nega Gizza. O estudo discute como essas histórias e expressões musicais ajudam a desenvolver estratégias de combate a sistemas de discriminação e a dar uma visão mais compreensiva da nação.</p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16321 MAKUNAIMÃ: O PAPEL DO TEATRO-EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL 2024-06-09T19:59:12+00:00 Alan ALVES-BRITO alan.brito@ufrgs.br Isael da Silva PINHEIRO isaelsp.edu@hotmail.com <p>Este artigo discorre sobre o <em>teatro-educação antirracista</em> a partir da análise teórica da peça Makunaimã<em>: o mito através do tempo. </em>Ampliamos a discussão sobre o papel do <em>teatro-educação</em>, entendendo-o como uma poderosa ferramenta histórica, literária e epistemológica para a inserção da educação das relações étnico-raciais na cultura escolar e nos processos formativos de estudantes e professores da educação básica. Amparados no pensamento de intelectuais indígenas e pressupostos dos Movimentos Sociais Indígenas Educadores, concluímos que a peça analisada sintetiza um conjunto de conhecimentos e reflexões que fomentam de forma visceral práticas antirracistas cruciais para a promoção da interdisciplinaridade na educação básica.</p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17435 O PROCESSO METODOLÓGICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES 2024-05-17T18:42:59+00:00 Sebastiana Almeida SOUZA sebastiana.souza@ufmt.br <p>Este artigo apresenta reflexões acerca do processo de inclusão. Evidencia também o desenvolvimento metodológico para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, por meio da análise do gênero charge, desenvolvendo a leitura e a escrita através do conhecimento dos significados. Visa, ainda, à reflexão acerca da necessidade do Atendimento Educacional Especializado no ensino superior para o estudante surdo, a fim de trabalhar dificuldades no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa. A metodologia para o desenvolvimento de nossa pesquisa se inscreve na perspectiva qualitativa de cunho discursivo-enunciativo, fundamentada nos estudos de Bakhtin (1970-1971) e o Círculo, tendo como conceito basilar a interação.</p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17440 EMANCIPANDO (NOS). LA NARRATIVA COMO PEDAGOGÍA SUBVERSIVA 2024-05-14T15:39:26+00:00 Fabiola Hernández AGUIRRE fabiola.hernandez_d@normalecatepec.edu.mx María del Socorro Oropeza AMADOR maria.oropeza_d@normalecatepec.edu.mx Eusebio Olvera REYES eusebio.olvera_d@normalecatepec.edu.mx <p>Presentamos una pedagógia subversiva como dispositivo para develar y deconstruir procesos de subjetivación que han encarnado violencias simbólicas y culturales en los espacios de educación formal. Propuesta que pretende fracturar experiencias de ser sujetos que han naturalizado desigualdades y exclusiones. Pedagogía como propuesta de formación docente que pretende visibilizar al oprimido y subvertir el carácter subalterno de las y los docentes. A partir de la investigación biográfico narrativa trastocamos experiencias de sujeción -dominación para abrir abanicos de agencia y emancipación como devenir de la subjetividad a partir de la tensión y abanico de relaciones entre lo dado estructuralmente y lo emergente. Posibilidad formativa para construir emergencias.</p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública