https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/issue/feed Revista de Educação Pública 2021-03-18T22:13:59+00:00 Filomena Maria de Arruda Monteiro secretariarepufmt@gmail.com Open Journal Systems <p>ISSN 2238-2097 <span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans JP'; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;">| </span>Prefixo DOI 10.29286</p> <p>A Revista de Educação Pública (Qualis A2) é um periódico do campo da Educação. Com editoração da EdUFMT, a Revista foi fundada em 1992, mediante desdobramentos de ações do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT. Sua periodicidade é quadrimestral, sendo publicada em versão <em>online</em> e impressa e estruturada em seções. Entre seus três números anuais, um caracteriza-se como temático e os demais pela demanda de textos, em fluxo contínuo, integrados às respectivas seções. Todos os manuscritos são avaliados por pares e <em>ad hoc</em>, submetendo-se aos mesmos procedimentos e rigor de avaliação. A Revista objetiva publicar textos originais e inéditos, contribuindo para a difusão da ciência, considerando as diferentes perspectivas teórico-metodológicas, em tempos e espaços diversos, no sentido de fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional.</p> <p>Licenciado sob uma <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new" rel="license">Licença Creative Commons Attribution 3.0 </a>. <br />Licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License</p> https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12012 Carta da Editora 2021-03-18T20:30:07+00:00 Filomena Maria Arruda MONTEIRO filarrudamonteiro@gmail.com <p>.</p> 2021-03-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9345 Conceitos basilares das teorias de V.V. Davidov 2020-06-16T17:02:02+00:00 Marilene Ribeiro RESENDE marilene.resende@uol.com.br <p>A Teoria da Atividade de Estudo e a do Ensino Desenvolvimental, desenvolvidas por V.V. Davidov, foram se construindo ao longo de mais de 20 anos de investigação, na segunda metade do século XX, com a implantação de um sistema didático em várias repúblicas soviéticas. Essas teorias, inseridas no âmbito da Teoria Histórico-Cultural, envolvem conceitos basilares e pressupostos que precisam ser devidamente compreendidos e apropriados. Assim, este texto, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e do uso de ferramentas do software Nvivo11, identifica e discute esses conceitos e apresenta possíveis aportes para a pesquisa e para o ensino-aprendizagem da Matemática.</p> 2021-03-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9253 O conhecimento dos temas no ensino da reprodução das plantas 2020-06-16T17:03:44+00:00 Mónica Alexandra LUÍS monicaluis2010@gmail.com José CARRILLO carrillo@uhu.es Rute Cristina MONTEIRO rutemonteiro@ualg.pt <p>Apresentam-se os resultados da investigação desenvolvida em salas de aulas portuguesas de 3º e 6º ano que identificam as dimensões que integram o conhecimento dos tópicos (conteúdo), do professor, ensinando reprodução das plantas. Para o efeito realizaram-se gravações em vídeo e áudio. A informação foi tratada com análise de conteúdo e contrastada com a literatura existente numa perspectiva metodológica de Top-down Bottom-up. Foram identificados cinco aspetos de diferentes naturezas, relacionadas com o conhecimento dos tópicos. i)conceitos da biologia e de exemplos associados; ii)leis, princípios e teorias da biologia; iii)procedimentos e técnicas de observação em biologia; iv)modelos relacionados com o conceito da biologia e v)factos e fenômenos biológicos.</p> 2021-03-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7777 A utopia como atributo da educação emancipatória 2020-04-02T11:55:10+00:00 José Washington de Morais MEDEIROS washi_med@yahoo.com.br Edna Gusmão de Góes BRENNAND ednabrennand@gmail.com <p class="p1">Este ensaio reflete sobre ideais pedagógicos da educação moderna, herdados da filosofia Iluminista, como baliza para a formação cidadã, crítica e transformadora na atualidade. Trata das bases educacionais que fundam a <em>emancipação</em> e a <em>utopia</em> e que visam concretizar a autonomia do sujeito como agente de uma sociedade livre, justa e igualitária. A discussão é subsidiada por incursos teórico-hermenêuticos como metodologia compreensivo-interpretativa, fundamentada nas categorias habermasianas de <em>sociedade</em> e <em>razão</em>, para reconhecer a educação como um fenômeno universal e permanente, que aglutinou pluralidades de perspectivas (dialéticas) que moldaram o entendimento sobre seu conceito e sua missão histórico-social.</p> 2021-04-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8198 Políticas de permanência estudantil na Universidade Federal do Piauí 2020-03-15T08:47:14+00:00 Maria do Carmo de Souza BATISTA mcbatista@ufpi.edu.br Lázara Cristina da SILVA lazara@ufu.br <p>Objetivou-se conhecer a operacionalização da política de permanência adotada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), usando-se como amostra os bacharelandos da área da saúde, do Campus sede. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados disponibilizados on line. Os resultados evidenciaram que a política de permanência é composta por um conjunto de ações desenvolvidas pela Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), às expensas do Pnaes, envolvendo bolsas, isenção de taxas nos restaurantes, moradia em residências universitárias e serviços pedagógico, social, psicológico e odontológico, as quais são indispensáveis para que o alunado se mantenha na universidade.</p> 2021-03-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9906 Corpo e arte-performance na escola básica 2020-03-30T21:18:34+00:00 José Valdinei Albuquerque MIRANDA jneimiranda@gmail.com Carla Alice FAIAL faialcarla@gmail.com <p>Este artigo discute o conceito de corpo e arte-performance enfatizando as experimentações realizadas na escola básica. Dialoga com GLUSBERG (1987), COHEN (2002), PEREIRA (2013) na perspectiva da arte-performance e seus desdobramentos para o campo da educação. Faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção com ênfase no acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual como destaca DELEUZE e GUATTARI (1997). Os resultados permitem pensar o conceito de corpo como signo e a performance enquanto arte experimental híbrida e anárquica que anuncia heterotopias inventivas e provoca transformações nas práticas pedagógicas de professores da escola básica.</p> 2021-03-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10089 Literatura infantil 2020-08-05T15:54:31+00:00 Andrea Arredondo QUICENO andre-arredondo23@hotmail.es Bárbara Cortella PEREIRA barbaracortella@gmail.com Rosemar Eurico COENGA rcoenga@gmail.com <p>Con el objetivo de analizar la contribución de la literatura infantil, especialmente, de tradición oral al desarrollo de la primera infancia, se realizó una investigación de maestría en educación de enfoque cualitativo, bajo una observación participante donde se desenvolvieron una serie de actividades con literatura de tradición oral en niños de preescolar en Antioquia-Colombia. Los resultados permiten constatar que el trabajo literario aporta al desarrollo del pensamiento, lenguaje y las habilidades sociales a través de la cultura y la interacción social con el medio contiguo, así pues, estos tipos de actividades pueden ser aplicables en cualquier contexto del ser humano.</p> 2021-04-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8036 Avaliação formativa e autorregulação 2019-07-02T11:05:28+00:00 Jussara Cristina Barboza TORTELLA jussaratortella@gmail.com Francisco Caloia ALFREDO franciscocaloia10@gmail.com Jady Ariele Cavalcanti RUAS jadycavalcantii@gmail.com <p>O objetivo geral deste artigo é o de verificar se os aspectos sobre a avaliação da aprendizagem mencionados nos Cadernos de Formação do PNAIC estão consonantes com os fundamentos da avaliação formativa na perspectiva cognitiva e da autorregulação. Configura-se como estudo de análise documental. Os conteúdos sobre avaliação ora estão de acordo com a perspectiva cognitivista, ora aproximam-se mais de um controle. Há prioridadenas ações do professorenquanto a ação do aluno no processo de avaliação é pouco destacada. Buscou-se compreender os procedimentos e instrumentos avaliativos da aprendizagem utilizados no PNAIC para consolidação da escola como um espaço fundamental de aprendizagens.</p> 2021-05-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9395 Os ciganos e a escola 2020-10-06T17:57:07+00:00 Ana Kátia Pereira PINTO ana.katia.pp@gmail.com Ivone Martins de OLIVEIRA ivone.mo@terra.com.br <p class="Corpodetexto1">O estreitamento do contato interétnico, a fixação e a obrigatoriedade da frequência à escola por crianças e jovens, têm alterado as relações entre ciganos e escola. Este artigo se propôs discutir os significados da escola para ciganos adultos que se fixaram em um município do Estado do Espírito Santo. A etnografia foi o caminho investigativo que norteou a pesquisa e os colaboradores pertencem, majoritariamente, a um único grupo familiar. A análise concentrou-se em dois posicionamentos desses colaboradores: um ressalta que “a escola é o fim do cigano” e o outro afirma que “a escola é uma luz no caminho do cigano”.</p> 2021-05-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8982 Fragilidades da educação ambiental na escola pública 2020-07-18T10:28:10+00:00 Aldineia BUSS aldineiabio@gmail.com Mariela Mattos da SILVA marielamtts@gmail.com <p>Neste trabalho, buscou-se compreender sobre as condições requeridas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica nas escolas, de forma especial, a capacitação docente. A pesquisa foi realizada com a participação de 34 professores de duas escolas públicas estaduais em Colatina-ES. Os dados foram coletados a partir de questionários e a análise feita de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que há deficiência na formação dos professores quanto às questões ambientais, tanto na formação inicial quanto na continuada. Havendo, portanto, a necessidade do aprimoramento e da oportunização da formação docente condizente com os objetivos da Educação Ambiental Crítica.</p> 2021-05-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública