PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO DO HANDEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Tathyane Krahenbühl tathy04n@gmail.com
    Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte (EsporteLab) Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Milena Louise Rodrigues Rosa rosamilenalouise@gmail.com
    Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Stephania Melo Ferraz Amazonas stephaniamelo@gmail.com
    Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte (EsporteLab) Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Heitor de Andrade Rodrigues heitor@ufg.br
    Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte (EsporteLab) Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Lucas Leonardo lucasleo@gmail.com
    Faculdade de Educação Física - FEF Universidade Estadual de Campinas- Unicamp

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino, Handebol, Esporte

Resumo

Esta pesquisa é uma revisão sistemática da literatura sobre o handebol em aulas de Educação Física escolar. No período de 10 anos (2008-2018) foram encontrados oito artigos sobre o tema em periódicos da área. Essas publicações têm origem, principalmente, nas regiões sul e sudeste do Brasil, com objetivos variados, como analisar propostas metodológicas de ensino, buscar informações sobre o desempenho de habilidades motoras ou evidências sobre o entendimento técnico-tático de escolares por meio da prática de jogos modificados e investigar a prática físico-esportiva de alunos dentro e fora da escola. Notamos assim, uma escassez de produção científica e uma lacuna sobre o ensino do handebol relacionado aos princípios educacionais propostos no ambiente escolar.

Referências

BARROSO, André Luís Ruggiero. A utilização de material didático impresso para o ensino de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar. 2015. 305f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2015.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 19 jun. 2018.

CASTRO, Jefferson Alexandre de; GIGLIO, Sérgio Settani; MONTAGNER, Paulo Cesar. O jogo no ensino do handebol: proposta de um plano de ensino pensado para a prática diária. Motriz, v. 14, n. 1, p. 67-73, 2008.

CLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe; MENDES, Rui Sousa. Estudo da quantidade de jogadores em jogos reduzidos de handebol: mudança na dinâmica técnica e tática. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 28, n. 1, p. 135-145, 2014.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2009.

COSTA, Luciane Cristina Arantes da; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido. Journal of physical education, v. 27, n. 1, p. 2709, 2016.

DA SILVA, Nadia Lima e colaboradores. A prática do handebol na cultura físico-esportiva de escolares do Rio de Janeiro. Movimento, v. 17, n. 4, p. 123-143, 2011.

DAÓLIO, Jocimar. Fenômeno social esporte na formação profissional em educação física. Journal of physical education, v. 9, n. 1, p. 111-115, 1998.

DE SOUZA ANDRES, Suélen; GOELLNER, Silvana Vilodre. Trajetórias esportivas de jogadoras de handebol e suas narrativas sobre ser profissional da modalidade. Movimento, v. 24, n. 2, p. 527-538, 2018.

FARRET, Edson Costa; TERRA, Dinah Vasconcellos; FIGUEIREDO, Carlos Alberto. O tratamento do esporte como currículo no curso de graduação em educação física. Pensar a prática, v. 19, n. 3, p. 653-664, 2016.

FENSTERSEIFER, Alex; SAAD, Michel Angillo; MORO, Antonio Renato Pereira. Futebol: uma investigação do estado do conhecimento das dissertações e teses produzidas no Brasil. Pensar a prática, v. 21, n. 2, p. 240-251, 2018.

FRAINER, Deivis Elton Schlickmann e colaboradores. Análise da produção científica sobre atletismo no Brasil: uma revisão sistemática. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 25, n. 1, p. 199-211, 2017.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a prática, v. 20, n. 3, p. 639-654, 2017.

GASPARI, Telma Cristiane e colaboradores. A realidade dos professores de educação física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista mineira de educação física, v. 14, n. 1, p. 109-137, 2006.

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as ciências do movimento humano. Movimento, v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014.

GONÇALVES, Luiz Fernando e colaboradores. Mapeamento da produção do conhecimento sobre a modalidade do basquetebol nos periódicos brasileiros. Pensar a prática, v. 20, n. 3, p. 461-475, 2017.

GONZALEZ, Fernando Jaime. O estudo do esporte na formação superior em educação física: construindo novos horizontes. Movimento, v. 10, n. 1, p. 213-229, 2004.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto e colaboradores. Educação física no ensino fundamental e médio: a sistematização dos conteúdos na perspectiva de docentes universitários sistematização dos conteúdos da educação física. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 6, n. 1, p. 89-109, 2009.

KREBS, Rui Jornada e colaboradores. A contribuição da prática do handebol no desempenho das habilidades motoras amplas de escolares. Cinergis, v. 11, n. 2, p. 1-8, 2010.

KNIJNIK, Jorge Dorfman. Conceitos básicos para a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem na iniciação à prática do handebol. Revista ludens–ciências do desporto, p. 75-81, 2004.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2006.

KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize Ramires. Educação física e esportes na escola: revendo teorias e práticas. In: KUNZ, Elenor (Org.). Didática da educação física 4: educação física e esportes na escola. Ijuí, RS: Unijuí, 2016.

LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, v. 15, n. 2, p. 236-246, 2009.

LEMES, Vanilson Batista e colaboradores. Níveis de atividade física em dois modelos de aulas de educação física. Cinergis, v. 16, n. 4, p. 231-236, 2015.

LIBERATI, Alessandro e colaboradores. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration. PLoS medicine, v. 6, n. 7, p. e1000100, 2009.

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos. Motrivivência, v. 24, n. 39, p. 164-176, 2012.

MOREIRA, Tatiana Sviesk e colaboradores. O perfil da produção científica em língua portuguesa sobre o voleibol. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 119-135, 2017.

PINHO, Silvia Teixeira de e colaboradores. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz, v. 16, n. 3, p. 580-590, 2010.

SANTOS, Anderson Felix Santana; ZOBOLI, Fabio; DA SILVA, Renato Izidoro. O “atletismo” como tema da produção do conhecimento: uma análise em periódicos da educação física brasileira. Corpoconsciência, v. 20, n. 1, p. 11-26, 2016.

SILVA, Junior Vagner Pereira da; SILVA, Luiza Lana Gonçalves. Educação física nos anos finais do ensino fundamental em Campo Grande/MS. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 23, n. 2, p. 22-31, 2015.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Krahenbühl, T., Rosa, M. L. R., Amazonas, S. M. F., Rodrigues, H. de A., & Leonardo, L. (2018). PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO DO HANDEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Corpoconsciência, 22(3), 74–85. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7371

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)