PEDAGOGIA DO ESPORTE

INDICATIVOS PARA A PRÁTICA DE ENSINO DO FUTSAL

Autores

  • Osvaldo Galdino dos Santos Júnior osvaldogaldino@hotmail.com
    Universidade Federal do Pará
  • Renan Santos Furtado renan.furtado@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Pará
  • Carlos Nazareno Ferreira Borges enosalesiano@hotmail.com
    Universidade Federal do Pará

DOI:

10.51283/rc.v27i2.14100

Palavras-chave:

Educação Física, Pedagogia do Esporte, Futsal

Resumo

O futsal, apesar de não ser um esporte olímpico, encontra-se em uma dimensão mundial e, no Brasil, é a quarta modalidade mais praticada. Tem forte presença nos currículos da Educação Física escolar e na educação não-escolar. Por isso, apresentamos um estudo de caráter bibliográfico de orientação narrativa, em que buscamos sustentar algumas ideias e orientações para a prática de ensino do futsal com base em uma literatura especializada e nacionalmente reconhecida do campo da pedagogia do esporte. Identificou-se os seguintes aspectos que podem orientar a intervenção pedagógica: i) o jogo como elemento de introdução e aprofundamento da experiência prática; ii) aprendizagem dos aspectos tático-técnicos em grau progressivo; iii) as regras durante todo o processo; e iv) contextualização sociocultural e dimensão reflexiva constante. Concluímos que o estudo pode contribuir com o debate acerca da pedagogia do esporte e auxiliar professores de Educação Física com indicativos para a prática de ensino do futsal.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Santos Júnior, O. G. dos ., Furtado, R. S. ., & Borges, C. N. F. . (2023). PEDAGOGIA DO ESPORTE: INDICATIVOS PARA A PRÁTICA DE ENSINO DO FUTSAL . Corpoconsciência, 27, e14100. https://doi.org/10.51283/rc.v27i2.14100