Corpoconsciência implanta SEÇÕES TEMÁTICAS para 2020

2019-10-12

A revista CORPOCONSCIÊNCIA recebe a partir do mês de outubro de 2019, artigos originais para SEÇÕES TEMÁTICAS, com publicação prevista para o volume 24, números 1, 2 e 3 de 2020.

Essa ação visa estimular a publicação de artigos de diversas áreas da Educação Física, convidando a comunidade acadêmica a socializar suas pesquisas.

 

V. 24, n. 1, jan./ abr., 2020 (prazo limite de envio 28/02/2020)

A GINÁSTICA PARA TODOS E SUAS TERRITORIALIDADES

Pesquisas de que tratem da Ginástica Para Todos – GPT, seu desenvolvimento e aplicação como uma manifestação da cultura corporal, a partir de uma pluralidade de temas e propostas de aplicação em diferentes estados e regiões do país, nos mais diversos setores sociais (como escolas, universidades, entidades sociais, clubes, associações, projetos do poder público e sistema S, dentre outros).

Coordenação:

Profª Dra. Paula Cristina da Costa Silva – Universidade Federal de Espírito Santo/ UFES

Profª Dra. Eliana de Toledo – Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP

 

V. 24, n. 2, mai./ ago., 2020 (prazo limite de envio 05/07/2020)

IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO JOGO (BRINQUEDO E BRINCADEIRA) NAS PRÁTICAS CORPORAIS

Numa importante obra dedicada à compreensão do Jogo, o sociólogo, crítico literário e ensaísta Roger Callois (1990, p. 202) anota que, “o jogo é um fenómeno total. Diz respeito ao conjunto das actividades e dos anseios humanos. Poucas são as disciplinas – da pedagogia às matemáticas, passando pela história e pela sociologia – que o podem estudar proveitosamente sem um desvio qualquer”. O excerto aludido exprime o que se pretende alvitrar no dossiê, que ora apresentamos ao público. Nele convidamos a comunidade científica, notadamente os pesquisadores que se dedicam a área da Educação e a subárea da Educação Física, a divulgarem pesquisas que traduzam a importância deste fenômeno (leia-se o Jogo) para o ensino de Práticas Corporais historicamente situadas, figurando na condição de um conhecimento, ou na qualidade de uma perspectiva metodológica.

Coordenação:

Prof. Dr. Kleber Tüxen Carneiro – Universidade Federal de Lavras/ UFLA

Prof. Dr. Fábio Pinto Gonçalves Reis – Universidade Federal de Lavras/ UFLA

Prof. Dr. Bruno Adriano Rodrigues Silva -  – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO

 

V. 24, n. 3, set./ dez., 2020 (prazo limite de envio 31/10/2020)

ENVELHECIMENTO E LONGEVIDADE: COMO MANTER A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DE PESSOAS IDOSAS

Pesquisas que abordem a área do envelhecimento e longevidade, com vistas a entender como melhorar a base da longevidade humana e do envelhecimento saudável e, como alcançar esses fenótipos desejáveis para a manutenção da independência e da autonomia do idoso.

Coordenação:

Prof. Dr. Charles Ricardo Lopes – Universidade Metodista de Piracicaba/ UNIMEP

Prof. Dr. Tiago Volpi Braz – Universidade Metodista de Piracicaba/ UNIMEP

Prof. Dr. Anderson Marques de Moraes – Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ PUCCAMP