Dailson

Dailson

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática - pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA); com bolsa de estudo da CAPES (2012-2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2008-2012). Ainda na graduação, foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, 2008-2010); Monitor nas disciplinas de Geometria Espacial (2009) e Matemática Básica II (2011); Bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades - estudou na Universidade de Aveiro, em Portugal, durante 6 meses (2010-2011). Durante o Mestrado participou dos grupos de estudos e pesquisas: Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM); Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores ((TRANS)FORMAR). Como professor da UFT participou como Professor Formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC, 2015-2018). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB (2015). Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias, 2015-2019). Foi Vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias, 2015-2019). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias, 2018-2019). Atualmente é Professor Assistente B2 da UFT - Câmpus de Arraias, atuando no curso de Licenciatura em Matemática, membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) - Regional Tocantins (Triênio: 2019-2022), membro do GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática (SBEM-Nacional), Membro do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Editor Associado da Revista do Doutorado REAMEC, Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias), membro de conselho editorial de dois periódicos e avaliador de 15 periódicos da área de Ensino (Educação Matemática). Possui experiência na área de Educação Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática.