CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ENSINO/SYLLABUS DE PORTUGUÊS-POR-ESCRITO (PPE) A SURDOS

Autores

  • Daniele Marcelle Grannier danielemarcellegrannier@gmail.com
    Universidade de Brasília (UnB)
  • Renata Antunes renataasrezende@gmail.com
    Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Surdez. Programa de Ensino. Ensino de LP como L2.

Resumo

O ensino da língua portuguesa para surdos tem sido assunto recorrente no âmbito das políticas linguísticas e educacionais do Brasil. Assim, julga-se necessária a elaboração de um programa de ensino linguisticamente pensado para auxiliar a construção de materiais didáticos para o ensino de português-por-escrito a surdos, respeitando a realidade educacional desses alunos. Dessa forma, este trabalho discorre sobre a educação de surdos no Brasil e sobre o que alguns teóricos preconizam para um programa de ensino. Trata do ainda o ensino de português como segunda língua, entendido como português-por-escrito (PPE), postulado por Grannier (2002). 

Teaching Portuguese language for deaf people has been a recurrent subject in the scope of the linguistic and educational policies of Brazil. Therefore, it is required to elaborate a linguistically thought-out syllabus to assist the construction of didactic materials for teaching Portuguese to deaf students, respecting the educational reality of these students. Thus, this paper discusses the education of the deaf in Brazil and what some theorists advocate for a syllabus. It also deals with teaching of Portuguese as a second language, understood as ‘português-por-escrito’ (PPE), postulated by Grannier (2002).

Biografia do Autor

Daniele Marcelle Grannier, Universidade de Brasília (UnB)

UnB - Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística. 

Renata Antunes, Universidade de Brasília (UnB)

UnB - Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística. 

Referências

ALLEN, J.P.B. (1984). General purpose language teaching: variablefocus approach. In C. J, Brumfit (ed). General English Syllabus Desing. Oxford: Pergamon, 1984.

BOTELHO, P. (2005). Linguagem e letramento na educação de Surdos – Ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BRUMFIT, C. (1984). Communicative Methology in the Language Teaching. Cambridge, Cambridge University Press.

CADLIN. C. (1984). Syllabus design as a critical process, in Brumfit (1984)

GRANNIER. D. M. (2002). Português-por-escrito para usuários de Libras. Ver. Integração ano 14 – nº 24/2002, p. 48-51.

GRANNIER. D. M. (2007). A jornada lingüística do surdo da creche à universidade. In: KLEIMAN, A. B. & CAVALCANTI M. C. (orgs.), Lingüística Aplicada: Suas faces e interfaces. Campinas: Mercado das Letras.

GRANNIER. D. M. (2014). O ensino de português como L1 e como L2. In: Souza, S. L. O ensino de língua portuguesa na contemporeneidade em diferentes perspectivas. Curitiba, PR: CRV.

KARNOPP, L. B. (2010). Práticas de leitura e escrita em escolas de surdos. In: Fernandes, E. (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação.

KRAHNKE, K. (1987). Approaches to syllabus desing for foreing language. New Jersey: CAL.

MACNAMARA, J. (1967). Bilingualism in the modern world. 23 J. of social issues.

NUNAN, David (1988). Syllabus Desing - Language Teaching: A Scheme for Teacher Education. Oxford: Oxford University Press.

REIBEL, D. (1969). Leanguage learning analysis. International Review of Applied Linguistics, 7(4), 283-294.

SOUZA, R. A (2012). Letramentos de alunos surdos para a vida. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. UnB: Brasília.

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Grannier, D. M., & Antunes, R. (2018). CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ENSINO/SYLLABUS DE PORTUGUÊS-POR-ESCRITO (PPE) A SURDOS. Revista Diálogos, 6(3), 115–130. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/Grannier%2C%20Antunes

Edição

Seção

Artigo de Convidado