A INVISIBILIDADE NA REPRESENTAÇÃO DE HOMENS TRANS: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DAS MARCAS DE CUECA DRESSMANN E MASH

Autores

  • Fabiano Eloy Atílio Batista fabiano_jfmg@hotmail.com
  • Julio Mota de Oliveira juliamota@outlook.com.br

Palavras-chave:

Gênero. Masculinidade. Homens Trans.

Resumo

O artigo tem por objetivo pensar, analisar e compreender as construções dos corpos masculinos na contemporaneidade, mais propriamente as construções corporais dos homens trans. Buscamos assim, indagar e problematizar, a partir de uma análise discursiva, sobre a invisibilidade desses corpos na trama social. Para tal, optamos por analisar duas campanhas publicitarias de marcas de cuecas, Mash e Dressmann, cuja principal característica de ambas era a valorização da diversidade corporal masculina. Enquanto resultados principais, pode se destacar a invisibilidade de homens trans nas campanhas publicitárias analisadas, que propunham a valorização da diversidade masculina, bem como a invisibilidade desses corpos em sociedade.

Biografia do Autor

Fabiano Eloy Atílio Batista

Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED); Especialista em Televisão Cinema e Mídias Digitais (UFJF); Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte (UFJF).

Julio Mota de Oliveira

Homem Trans. Bacharel em Direito pelo Instituto Vianna Júnior. Atualmente, cursando a especialização em Gênero e Sexualidade: perspectivas interdisciplinares, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Batista, F. E. A., & Oliveira, J. M. de. (2019). A INVISIBILIDADE NA REPRESENTAÇÃO DE HOMENS TRANS: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DAS MARCAS DE CUECA DRESSMANN E MASH. Revista Diálogos, 7(3), 237–257. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8209

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres