OS BASTIDORES DA ESCRITA: ANÁLISE COGNITIVO-FUNCIONAL DE PROCESSOS COGNITIVOS OPERANTES NA AQUISIÇÃO DE PBL2 POR SURDOS BILÍNGUES

Autores

  • João Paulo da Silva Nascimento jpn0401@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Lia Abrantes Antunes Soares lia.soares@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Faculdade de Letras/ Professora Assistente de Estudos Linguísticos (quadro permanente), lotada em exercício no Departamento de Letras-Libras. Co-coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS-UFRJ-CNPq)
  • Roberto de Freitas Junior robertofrei@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Faculdade de Letras/ Professor Adjunto de Estudos Linguísticos (quadro permanente), lotado em exercício no Departamento de Letras-Libras. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS-UFRJ-CNPq) e membro do grupo de estudos Discurso & Gramática (D&G-UFRJ).

Palavras-chave:

Aquisição de Segunda Língua. Aprendizes Surdos. Processos Cognitivos Analógicos.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo descritivo da produção escrita em PBL2 de surdos universitários e seus aspectos cognitivos subjacentes, em uma etapa específica de aquisição. Para isso, utilizaram-se textos selecionados do Corpus NEIS-UFRJ, a fim de mapear as motivações cognitivas que afetaram a proficiência escrita desses indivíduos em dois gêneros distintos. Os pressupostos teóricos partiram da Linguística Funcional Centrada no Uso e de estudos sobre Interlíngua. Os resultados evidenciam comportamentos dos processos cognitivos analógicos, atrelados à aquisição de conhecimento linguístico-textual, que se manifestam em categorias prototípicas de desvios, demonstrando seu impacto no texto escrito do aprendiz surdo.

Biografia do Autor

João Paulo da Silva Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

É professor habilitado ao magistério na Educação Infantil e no Ensino Fundamental pelo CE Prof. José Accioli (2016) e graduando em Licenciatura em Letras: Português-Literaturas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL-UFRJ). Na pesquisa, dedica-se às investigações em aquisição de linguagem (L1 e L2) e em sintaxe na perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso, atuando no Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ - CNPq) e no grupo de estudos e pesquisa Discurso & Gramática (D&G/UFRJ - CNPq). Na docência, possui experiência como monitor de Linguística (Língua Portuguesa como L2 para Surdos) do Departamento de Letras-Libras da FL-UFRJ (2018), como professor de Língua Portuguesa como L2 para Surdos em projeto de extensão vinculado à Faculdade de Educação e ao Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ (2018), como monitor de Língua Portuguesa (Morfossintaxe do Português) do Departamento de Letras Vernáculas da FL-UFRJ (2019), como professor de língua portuguesa para alunos estrangeiros do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G/UFRJ (2019) e como professor colaborador de Linguística Teórica e Aplicada do curso de extensão universitária Pensando a Escrita do Surdo: Descrição, Demandas e Propostas Pedagógicas (UFRJ), do qual também é idealizador e membro da coordenação. Suas principais áreas de interesse e atuação são: Linguística Cognitiva; Linguística Funcional Centrada no Uso; Gramática de Construções Baseada no Uso; Ensino de Língua Portuguesa como Língua Adicional para Estrangeiros e Surdos; Aquisição de L2;Morfossintaxe do Português do Brasil; Aspectos Psicolinguísticos da Leitura e Escrita.

Lia Abrantes Antunes Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Faculdade de Letras/ Professora Assistente de Estudos Linguísticos (quadro permanente), lotada em exercício no Departamento de Letras-Libras. Co-coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS-UFRJ-CNPq)

Licenciada em Letras: Português-Francês e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é Professora do Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras (quadro permanente). É Doutora em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – 2018), tendo desenvolvido sua tese sobre aquisição de PBL2 por surdos. Atua desde 2002 com ensino e pesquisa em Português como Segunda Língua. Desenvolve e orienta pesquisas na Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS-UFRJ-CNPq), grupo do qual é co-coordenadora. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: português do Brasil como L2 para estrangeiros e surdos, aquisição de segunda língua, leitura e produção de textos e avaliação de proficiência oral e escrita em português.

Roberto de Freitas Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Faculdade de Letras/ Professor Adjunto de Estudos Linguísticos (quadro permanente), lotado em exercício no Departamento de Letras-Libras. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS-UFRJ-CNPq) e membro do grupo de estudos Discurso & Gramática (D&G-UFRJ).

Possui graduação em Letras: Portuguê-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1999), especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio (2001), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ e Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras/UFRJ. É membro do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (D&G/UFRJ) e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ), nos quais desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Sintaxe Construcionista e Aquisição de Segunda Língua. Atua na área de Linguística Funcional com ênfase em Gramática das Construções Baseada no Uso, Aquisição de L2, Ordenação vocabular, Estrutura Argumental e Informacional.

Referências

BYBEE, J. 2008. Usage-based grammar and second language acquisition. In: P. Robinson and N. Ellis(eds.), Hand book of Cognitive Linguistics and Second Language Acquisition. New York: Routledge. 216-236.

____________. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BROWN, D. Principles of language learning and teaching. New Jersey: Prentice Hall, 1994.

FREITAS. R. Reflexos pragmático-discursivos da L1 na aquisição de inglês como L2: um estudo sobre o uso da cláusula VS. Dissertação de Mestrado. UFRJ: Rio de Janeiro. 2006.

___________. A constituição discursivo-gramatical da construção (X)VS em inglês como L2: indícios de formação da interlíngua. Tese de Doutorado. UFRJ: Rio de Janeiro. 2011

FREITAS, R; SOARES, L. A. A; XAVIER, H. S. R; NASCIMENTO, J. P. S. Será um grande de aprendizado: uma análise descritiva dos aspectos linguísticos da escrita de surdos em PBL2 - Interfaces entre textualidade, uso e cognição no estado de interlíngua. Pensares em revista, v. 01, p. 0729, 2018. Rio de Janeiro.

FREITAS, R; NASCIMENTO, J.P.S. Aquisição e ensino de PBL2 de surdos: um estudo de caso sobre a hipótese do choque construcional na interlíngua. No prelo.

SELINKER, L. Interlanguage. International Review of Applied Linguistics, v.10, p 209-231, 1972.

SOARES, L. A. A. A emergência de um sistema de competidores: um estudo cognitivo-funcional dos processos mentais subjacentes ao desenvolvimento do PBL2 em surdos universitários. Tese de Doutorado em Língua Portuguesa. Instituto de Letras. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2018, 158p.

TOMASELLO, M. Constructing a Language: A Usage-Based Theory of Language Acquisition. Cambridge, MA: Harvard University Press. 2003.

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Nascimento, J. P. da S., Soares, L. A. A., & Freitas Junior, R. de. (2019). OS BASTIDORES DA ESCRITA: ANÁLISE COGNITIVO-FUNCIONAL DE PROCESSOS COGNITIVOS OPERANTES NA AQUISIÇÃO DE PBL2 POR SURDOS BILÍNGUES. Revista Diálogos, 7(2), 143–155. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7772

Edição

Seção

Chamada temática