O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PELO ACADÊMICO VISUAL (SURDO): O QUE OS PROCESSOS SELETIVOS NOS INFORMAM

Autores

Palavras-chave:

Aprendizado de LE. Estudantes visuais/surdos. Estudos bakhtinianos.

Resumo

Por meio da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006), este estudo investiga o posicionamento discursivo de universidades públicas, em editais de Processo Seletivo para ingresso nos cursos Letras Libras, sobre avaliação em língua estrangeira (LE) de candidatos visuais (Duarte, 2016). A análise buscou compreender quais sentidos emergem em seu discurso sobre a aprendizagem de LE no ensino básico. Pela análise, é possível inferir que não há avaliação de LE por não se considerar que o ensino no nível básico tenha sido eficaz. Concluímos pela necessidade de implementação de políticas inclusivas e investimento na formação de línguas do visual.

Biografia do Autor

Márcia de Moura Gonçalves-Penna, Universidade Fedarl de Mato Grosso

Professora do Curso de Letras Inglês e Português da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira e Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMT. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMT e membro dos Grupos de pesquisa REBAK (Relendo Bakhtin) e Rebak Sentidos.

Marta Maria Covezzi, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Curso de Letras Francês e Português da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),  Mestre em Educação pela UFMT. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMT e membro dos Grupos de pesquisa REBAK (Relendo Bakhtin) e Rebak Sentidos.

Simone de Jesus Padilha, Universidade Federal de mato Grosso

Professora do Curso de Letras Português e Literatura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP,  utalmente é está fazendo pós-doutorado na UFES. É líder do Grupo de pesquisa REBAK (Relendo Bakhtin).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BAKHTIN, M.. Teoria do romance I: a estilística. Trad. Paulo Bezerra. 1ª ed.. São Paulo: Editora 34, [1975] 2017.

BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem [1929]. 11º ed. São Paulo, SP: Ed. Hucitec, 2004.

BAKHTIN, M. Questões de Literatura e Estética (Teoria do romance) [1975]. 6ªed.São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2010.

BRAIT, B. Análise e Teoria do Discurso. In: Brait, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, pp 09-32.

DUARTE, A. S. Alteridade: o sujeito na educação contemporânea forjado com os fragmentos medievais. In: Silva, S. S. O. (Org.) Políticas educacionais e formação de professores: experiências e práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2016. p. 247-261.

GONÇALVES-PENNA, M.; COVEZZI, M. M. Surdo-mudo: Apague esta ideia! Processos de designação de pessoas surdas. In BARONAS, Roberto Leiser et alii (Orgs.). Lambadão discursivo: estudos de discursividades no Mato Grosso. Araraquara: Letraria, 2018. p. 117-127.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. A Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1994.

RICHARDS, Jack et alli. Longman Dictionary of Applied Linguistics. Bungay, England: Longman, 1985.

SPINASSÉ, K. Os conceitos Língua Materna, Segunda Língua e Língua Estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no Sul do Brasil. Revista Contingentia, 2006,Vol. 1, novembro 2006. 01–10

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Gonçalves-Penna, M. de M., Covezzi, M. M., & Padilha, S. de J. (2019). O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PELO ACADÊMICO VISUAL (SURDO): O QUE OS PROCESSOS SELETIVOS NOS INFORMAM. Revista Diálogos, 7(2), 102–119. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7496

Edição

Seção

Chamada temática