RELAÇÕES DIALÓGICAS E VALORAÇÃO NOS DISCURSOS CONTRA A IDEOLOGIA DE GÊNERO: ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A RELIGIÃO

Autores

  • Lucina Fernandes Nery lucianafernandesnery@yahoo.com.br
    Universidade Federal da Paraíba/ Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Relações dialógicas. Valoração. Ideologia de gênero.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos: observar os discursos que se apresentam contra a ideologia de gênero, analisando como tais discursos refratam e valoram a temática em questão e ainda analisar como os discursos religiosos são retomados, observando as relações dialógicas presentes. Para a análise dos dados, nos ancoramos nos estudos de Bakthin (2011, 2016) e seu círculo, sobretudo nas concepções de dialogismo e valoração. Diante dos dados analisados, percebemos que os discursos apresentados contra a ideologia e a favor da família se apóiam no discurso religioso para enfatizar determinados posicionamentos e valorar o que é dito.

 

 

Biografia do Autor

Lucina Fernandes Nery, Universidade Federal da Paraíba/ Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB. Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Referências

BAKHTIN, M. M. (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: _____ Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. M. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: _____. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. M. O discurso em Dostoiévski. In: _____. Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BÍBLIA SAGRADA. A. T. Gênesis. In: Bíblia sagrada: contendo o antigo e o novo testamento. Tradução de João. Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: 1995.

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 20 de Janeiro de 2018.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

KEIMAC, L. Algumas considerações sobre o conceito de valoração no Círculo de Bakthin. In: SILVA, F. N.; XAVIER, M. M.; ALMEIDA, M. de F.; FRANCELINO, P. F. (Orgs.). Relações dialógicas e(m) campos da comunicação discursiva: teoria, análise e questões de ensino. João Pessoa: Ideia, 2017, p 17-36.

SILVA, M. P. B. da; FRANCELINO, P. F. Dialogismo e Polifonia em reportagem sobre a “cura gay”. In: COSTA, J. C. de L.; FRANCELINO, P. F. (Orgs.). Linguagem, discurso e religião: diálogos e interfaces. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, p.135-153.

SILVA, M. P. B. da; FRANCELINO, P. F. Dialogismo e Polifonia na reportagem o perigo da mordaça gay, de cristianismo hoje. In: SILVA, Fabíola N.; XAVIER, M. M.; ALMEIDA, M. de F.; FRANCELINO, P. F. (Orgs.). Relações dialógicas e(m) campos da comunicação discursiva: teoria, análise e questões de ensino. João Pessoa: Ideia, 2017, p.37-50.

PEREIRA, R. A.; RODRIGUES R. H. O conceito de valoração nos estudos do círculo de Bakhtin: a inter-relação entre ideologia e linguagem. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 177-194, jan./abr. 2014.

VOLOCHINOV, V. N. [1926]. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi; edição e supervisão da tradução de Valdemir Miotello. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2013.

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Nery, L. F. (2019). RELAÇÕES DIALÓGICAS E VALORAÇÃO NOS DISCURSOS CONTRA A IDEOLOGIA DE GÊNERO: ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A RELIGIÃO. Revista Diálogos, 7(3), 117–133. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7215

Edição

Seção

Chamada temática