O DIALOGISMO BAKHTINIANO E AS RELAÇÕES DISCURSIVAS DO SUJEITO NA CIDADE

Autores

  • Felipe Casado de Lucena felipedelucena@gmail.com
    Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

Dialogismo. Heterogeneidade. Discurso. Sujeito urbano.

Resumo

Este artigo verifica os discursos do sujeito no espaço urbano e os seus sentidos à luz da compreensão bakhtiniana de linguagem. Esta abordagem leva em consideração os estudos de Bakhtin a respeito da produção da linguagem como fenômeno socioideológico, construído dialogicamente no decorrer da história. Partindo da ideia de heterogeneidade da linguagem em sua dimensão social concreta, este artigo utiliza também estudos organizados por Eni Orlandi a respeito dos sentidos sociais públicos urbanos.

 

Biografia do Autor

Felipe Casado de Lucena, Universidade Católica de Pernambuco

Professor do Curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)do Instituto Federal de
Pernambuco (IFPE). Doutorando em Ciências da Linguagem (Unicap), possui mestrado em Linguística (UFPE), especialização em Linguística aplicada à Língua Portuguesa
(Fafire), graduação em Letras Português /Inglês (Unicap) e Jornalismo (Unicap). Atua também como consultor linguístico e revisor de textos.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1992.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. IN: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. IN: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

CAMERINI, Maria Florentina A. A produção do saber mediada pelo uso do vídeo com classes populares urbanas. Pela re-construção da dignidade humana numa experiência de pastoral. 2003. Tese de Doutorado. Departamento de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

DAHLET, Patrick. Dialogização enunciativa e paisagens do sujeito. IN: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy; BRITO, Priscila S. As ocupações dos sem-teto na discursividade da cidade. IN: ORLANDI, Eni P. Cidade atravessada – os sentidos públicos no espaço urbano.Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni P. Cidade dos Sentidos. Campinas: Pontes, 2004.

_______. Tralhas e troços: o flagrante urbano. IN: ORLANDI, Eni P. Cidade atravessada – os sentidos públicos no espaço urbano.Campinas: Pontes, 2001.

PFEIFFER, Claudia Castellanos. Cidade e sujeito escolarizado. IN: ORLANDI, Eni P. Cidade atravessada – os sentidos públicos no espaço urbano.Campinas: Pontes, 2001.

ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Lucena, F. C. de. (2019). O DIALOGISMO BAKHTINIANO E AS RELAÇÕES DISCURSIVAS DO SUJEITO NA CIDADE. Revista Diálogos, 7(3), 81–91. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6936

Edição

Seção

Chamada temática