MEDIAÇÃO DE LEITURA: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Josué Rodrigues Frizon josuefrizon@bol.com.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Fabiano Tadeu Grazioli tadeugraz@yahoo.com.br
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS e Faculdade Anglicana de Erechim (FAE). http://orcid.org/0000-0002-3860-6767 http://lattes.cnpq.br/6013536493561767

Palavras-chave:

Leitor. Professor. Mediação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo tecer algumas considerações acerca da importância da mediação de leitura na formação de novos leitores, sobretudo leitores literários. Para isso, inicialmente trata-se a respeito do incentivo ao comportamento leitor por parte da família, das instituições escolares e dos professores mediadores. Na sequência, é dada ênfase às possibilidades de se realizar trabalhos significativos de mediação em diferentes espaços de construção do conhecimento. E, por último são apresentados relatos pessoais de experiências de trabalhos realizados com vistas a formar novos leitores, através de atividades como contação de histórias, trabalho com poesia, malas de leitura, diários de leitura, também performances e pequenos espetáculos teatrais, através do método criativo.

Biografia do Autor

Josué Rodrigues Frizon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF), onde também cursou a graduação em Letras, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas. Atua na área de mediação de leitura e interessam-lhe a literatura do Rio Grande do Sul, Literatura Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil. 

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS e Faculdade Anglicana de Erechim (FAE).

Doutorando em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).

Referências

AGUIAR, V. T. de; BORDINI, M. da G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

ALVES, C. Murmúrios da tarde. In. __. Espumas flutuantes. São Paulo, Martin Claret, 2005.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

CAPPARELLI, S. As fases da lua. In __¬¬. A jiboia Gabriela. Porto Alegre, L&PM, 1984.

NEVES, A. A caligrafia de Dona Sofia. São Paulo: Paulinas, 2007.

NETO, José Castilho Marques; RÖSING, Tânia M. K. (orgs.). Mediação de Leitura. Discussões e alternativas para formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento Literário: Para viver a literatura dentro e fora da escola. In ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. Escola e leitura Velha Crise, Novas Alternativas. São Paulo: Global Editora, 2009.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

RAMOS, Anna Claudia. As Marias. São Paulo: Larousse, 2008.

RÖSING, Tania M. K.; Do currículo por disciplina à era da educação-cultura-tecnologia sintonizadas: processo de formação de mediadores de leitura. In SANTOS, Fabiano dos; NETO, José Castilho Marques; RÖSING, Tânia M. K. (orgs.). Mediação de Leitura. Discussões e alternativas para formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

SANTOS, Fabiano dos; Agentes de leitura. In. SANTOS, Fabiano dos; NETO, José Castilho Marques; RÖSING, Tânia M. K. (orgs.). Mediação de Leitura. Discussões e alternativas para formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

SILVA, Ezequiel Theodoro. O professor leitor. In SANTOS, Fabiano dos; NETO, José Castilho Marques; RÖSING, Tânia M. K. (orgs.). Mediação de Leitura. Discussões e alternativas para formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

SOUZA, Renata Junqueira de; RODRIGUES, Tchiago Inague. Estratégias de Leitura na obra infanto-juvenil O menino e o Tuim. In SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia G. G. Simões (orgs). Práticas pedagógicas com textos literários: estratégias de leitura na infância. Tubarão: Copiart, 2017.

ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania M. K. Leitura e escola: velha crise, novas alternativas. 1. ed. São Paulo: Global, 2009.

Publicado

2018-05-16

Como Citar

Frizon, J. R., & Grazioli, F. T. (2018). MEDIAÇÃO DE LEITURA: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS. Revista Diálogos, 6(2), 133–152. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6559

Edição

Seção

Artigo de Convidado