LIBRAS NAS LICENCIATURAS E CURRÍCULO

Autores

  • Gabriele Cristine Rech gabinhails@gmail.com
    Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Fabiola Sucupira Ferreira Sell fabiolafsell@gmail.com
  • Natália Schleder Rigo nataliarigo@gmail.com

Palavras-chave:

Formação docente. Currículo. Libras.

Resumo

Esse artigo apresenta resultados alcançados no projeto de pesquisa intitulado Libras e Ensino no que diz respeito a divulgar a contribuição para a formação inicial docente quanto sugestão de mudanças na oferta da disciplina de Libras nas licenciaturas. Para tanto, é apresentada breve discussão sobre questões envolvendo currículo bem como relato das mudanças sugeridas em uma das universidades envolvidas, no que diz respeito às mudanças propostas pelas professoras pesquisadoras à instituição. Como resultados, apontamos a necessidade de se reformulação da ementa, da carga-horária e do semestre de oferta com base da grade curricular dos cursos de licenciatura.

Referências

BRASIL, Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos,2002.

BRASIL. Decreto Nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2005.

COSTA, Otávio Santos; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A implementação da disciplina de Libras no contexto dos cursos de licenciatura. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n.esp. p.759-772. 2015.

FRANCO, Monique. Currículo e Emancipação. In: SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da Educação Bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

RECH, Gabriele C. et al. Ensino de Libras nas licenciaturas da UEMS – Dourados. In: SANTOS, Reinaldo dos; NASCIMENTO, Grazielly Vilhalva Silva do. (Orgs.) Libras e educação de surdos: retratos do Mato Grosso do Sul. São Leopoldo: Oikos, 2016.

SOARES, Lidiane Alves; SILVA, Bruno Ferreira da; DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. O ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB: Uma análise da importância da disciplina na formação docente. In: Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, v.1, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/anais.php. Acesso em 07/11/2017.

SAVIANI. Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10a ed. Campinas: Autores Associados; 2008.

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Rech, G. C., Sell, F. S. F., & Rigo, N. S. (2019). LIBRAS NAS LICENCIATURAS E CURRÍCULO. Revista Diálogos, 7(2), 156–171. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5849

Edição

Seção

Chamada temática