O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da ilha do Combu e a experiência da gestão compartilhada.

Autores

Resumo

Este artigo analisa o processo de gestão compartilhada da Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, unidade de conservação localizada no estuário amazônico, em Belém, Estado do Pará. O objetivo é avaliar seu processo de gestão participativa através da análise da atuação do seu Conselho Gestor. Os resultados foram obtidos através de um levantamento realizado em 2010, com uma amostra de 100 famílias residentes na ilha. A gestão é apresentada no período de 2006 a 2013. Os resultados mostram que: a gestão não funcionou de forma eficaz, pois a maior parte das atividades planejadas não foi concluída; a gestão compartilhada não foi eficiente, apresentando, entre os principais problemas: a ausência e a falta de iniciativa da maioria dos conselheiros membros; a falta de preparo técnico e a descredibilidade nas instituições públicas por parte dos representantes da sociedade civil; o excesso de burocracia e morosidade na resolução de questões administrativas.

Biografia do Autor

Brenda Batista Cirilo, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará - SEMAS/PA.

Doutoranda em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA, da Universidade Federal do Pará - UFPA, na área de Gestão de Recursos Naturais. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2013). Turismóloga pela Universidade Federal do Pará (2008). Técnica em Gestão Ambiental na área de Turismo pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS/PA, em exercício na Secretaria Adjunta de Recursos Hídricos, realizando o planejamento e a gestão participativa dos recursos hídricos do Estado do Pará.

Oriana Trindade de Almeida, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Ciências Sócioambientais - University of London (2004). Atualmente é professora adjunta da UFPA no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, economia dos recursos pesqueiros, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, Manejo de Pesca, Baixo Amazonas, Economia Regional e Uso do Solo.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Cirilo, B. B., & de Almeida, O. T. (2015). O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da ilha do Combu e a experiência da gestão compartilhada. Revista De Estudos Sociais, 17(35), 101–119. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2496

Edição

Seção

Artigos