Crescimento e Estagnação: Os Limites da Política Econômica Brasileira do Século XXI

Autores

  • Leonardo Flauzino Souza leo.flauzino@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.19093/res.v16i32.2144

Resumo

A economia brasileira vivenciou um ciclo expansivo ao longo da década de 2000, marcado pela expansão do investimento, geração de empregos e aumento da renda corrente. Após a crise econômica de 2008, que, apesar de ter seu epicentro nos mercados de dívida hipotecária norte-americana, se alastrou para várias economias do mundo, a economia brasileira entrou em uma fase de baixo crescimento, queda dos investimentos, mas com manutenção do nível de emprego. Este trabalho tem por objetivo mostrar que o recente ciclo da economia brasileira está intimamente relacionado aos mercados externos, tanto na sua fase expansiva, quanto na recessiva. Os elevados saldos em transações correntes diminuíram a dependência em relação ao capital externo para manter a estabilidade de preços, o que permitiu reduzir a taxa de juros e desvencilhar o investimento agregado. O próprio aumento da renda interna contribuiu para a redução do saldo comercial, mas a crise de 2008 intensificou este movimento, reduzindo as taxas de crescimento da economia nacional. Desta forma, a economia brasileira voltou a depender da entrada de capitais para a manutenção da estabilidade de preços e do arcabouço de políticas macroeconômicas que favorecem este movimento, a sacrificar ainda mais o crescimento do produto.

Biografia do Autor

Leonardo Flauzino Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso, Doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Souza, L. F. (2014). Crescimento e Estagnação: Os Limites da Política Econômica Brasileira do Século XXI. Revista De Estudos Sociais, 16(32), 205–226. https://doi.org/10.19093/res.v16i32.2144

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.