A Relevância da Ração Animal para o Preço da Carne de Frango

Autores

  • Sarita Mercedes Fernandez saritamfernandez@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Garcez Wives garcezd@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marlise Amália Reinehr Dal Forno marlise.forno@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcia dos Santos Ramos Berreta marcia.berreta@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

10.19093/res.v16i31.1938

Resumo

O artigo tem o objetivo geral de apresentar o panorama global dos preços, além do contexto mundial da produção, consumo, exportação e importação da carne de frango. O objetivo específico é identificar as variáveis que influenciam o preço global da carne de frango. A pesquisa é subdividida em análise descritiva, inferencial (Testes Paramétricos) e análise multivariada (Regressão Linear Simples e Múltipla). Os principais resultados da pesquisa indicaram que os preços do milho e da soja influenciam o preço final da carne de frango do Brasil, China e Rússia. Os testes paramétricos constataram que o preço da carne de frango no Brasil e EUA diferiram do preço na Rússia e China. Considera-se, finalmente, que o incremento mundial do preço da carne de frango pode ser afetado pelo preço do milho e da soja, grãos constituintes das rações para alimentação animal.

Biografia do Autor

Sarita Mercedes Fernandez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em Ciências Biológicas (LP) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e mestrado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS (2010). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Plantas Ornamentais, Condimentares e Aromáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: floricultura, plantas medicinais, plantas condimentares e aromáticas, produção de plantas ornamentais, condimentares e aromáticas, adubação líquida. Atua na área de Desenvolvimento Rural , na Universidade Federal do RS, como tutora à distancia em disciplinas do Curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER). Além das atividades ligadas à docência também presta consultoria a projetos, vinculados à área/tema de Desenvolvimento Rural.

Daniela Garcez Wives, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Possui mestrado em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Integra o grupo NESAN (Núcleo de Estudos em Segurança alimentar e Nutricional - PGDR/UFRGS). Atualmente é Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) dedicando-se a pesquisas que relacionam temáticas ligadas à agricultura familiar ao Desenvolvimento Rural, Sistemas Agrários, Sistemas de Produção, Segurança Alimentar e Nutricional e Tomada de Decisão.

Marlise Amália Reinehr Dal Forno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1986), graduação em Plena Em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1988), especialização em Geografia na Área de Metodologia pela UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiental, geografia, planejamento ambiental, conservação da natureza e monitoramento. E na área de Economia, com ênfase em Economia e Meio Ambiente.

Marcia dos Santos Ramos Berreta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991) e graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Concluiu o Mestrado (2007) e o Doutorado (2013) no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase na linha de pesquisa de Análise Ambiental. Fez um estágio/doutorado na Université du Maine (Le Mans, France) pelo convênio CAPES/COFECUB (2010). Atualmente faz Pós-doutorado no PGDR/UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-11-14

Como Citar

Mercedes Fernandez, S., Garcez Wives, D., Reinehr Dal Forno, M. A., & dos Santos Ramos Berreta, M. (2014). A Relevância da Ração Animal para o Preço da Carne de Frango. Revista De Estudos Sociais, 16(31), 142–156. https://doi.org/10.19093/res.v16i31.1938

Edição

Seção

Artigos