Impacto da Educação na Renda das Famílias Rurais da Amazônia: Uma Análise a Partir da Agricultura Familiar no Acre.

Autores

  • Francisco Dietima da Silva Bezerra dietimabezerra@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Raimundo Cláudio Gomes Maciel rcgmaciel@bol.com.br
    Universidade Federal do Acre
  • Tiago de Oliveira Loiola tiago.loiola@yahoo.com.br
    Economista, mestre em Desenvolvimento Regional - UFAC.

Resumo

No Brasil, tem se observado nas últimas décadas, a persistência de um quadro histórico de alta desigualdade de renda que têm contribuindo para que o país seja considerado como uma das nações mais desiguais do planeta. Dentre os fatores que têm contribuído para manter as disparidades de rendimentos em patamares tão elevados, destaca-se a heterogeneidade educacional, principalmente no meio rural. Diante da importância do tema tratado, a presente pesquisa consiste em analisar o impacto da educação no desempenho econômico das famílias rurais do Estado do Acre. Utiliza-se a metodologia do projeto de pesquisa Análise Socioeconômica dos Sistemas de Produção Familiar no Estado do Acre (ASPF), desenvolvido pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (CCJSA) da Universidade Federal do Acre (UFAC), a partir de indicadores de resultado econômico e medidas de relação. Os resultados indicam que no Vale do Acre o nível de escolaridade influencia significativamente no desempenho econômico das famílias analisadas, diferentemente do Vale do Juruá, em que o desempenho econômico tem menor relação com a escolaridade das famílias e é mais fortemente condicionado por outros fatores estruturais e/ou de mercado.

Biografia do Autor

Francisco Dietima da Silva Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre em 2012, e em 2013 ingressou no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional na mesma instituição.  Atualmente atua como professor de Economia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.

Raimundo Cláudio Gomes Maciel, Universidade Federal do Acre

Economista, Doutor em Economia Aplicada pelo IE/UNICAMP, Professor da Universidade Federal do Acre – UFAC.

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

da Silva Bezerra, F. D., Gomes Maciel, R. C., & de Oliveira Loiola, T. (2014). Impacto da Educação na Renda das Famílias Rurais da Amazônia: Uma Análise a Partir da Agricultura Familiar no Acre. Revista De Estudos Sociais, 15(30), 72–92. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/1437

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)