O CENÁRIO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO IFMT A PARTIR DO FINANCIAMENTO À PESQUISA E DA PRODUÇÃO DOCENTE

Autores

  • Raul Tavares Cecatto raulcctt@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Gabriella Zanoto Botton gabizanotobotton@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Laura Wobeto Burtet lwobetoburtet@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Diogo Barbosa Leite diogo.b1@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-8490-0502
  • Silvana Santos da Cruz silvana.cruz@ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Brasil

DOI:

10.30781/repad.v4i1.9523

Palavras-chave:

Produção bibliográfica. Bibliometria. IFMT.

Resumo

O desenvolvimento das Instituições de Ciência e Tecnologia passa necessariamente pelo debate quanto ao progresso da pesquisa e do impacto das produções realizadas pelos pesquisadores e pela academia. Partindo disso, este estudo teve por objetivo mapear a produção científica dos pesquisadores de uma instituição federal de ensino, especificamente o IFMT. Utilizando de métodos bibliométricos, o estudo levantou dados acerca da aplicação de recursos para financiamento da pesquisa científica na instituição, além de terem sido averiguadas as produções científicas dos projetos de pesquisa. O estudo apresentou resultados da produção bibliográfica de parte dos projetos de pesquisa, bem como relatos dos coordenadores acerca de desafios, sugestões e novos caminhos para a pesquisa na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Tavares Cecatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Discente do Ensino Técnico do IFMT-campus Primavera do Leste.

Gabriella Zanoto Botton, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Discente do Ensino Técnico do IFMT-campus Primavera do Leste.

Laura Wobeto Burtet, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Discente do Ensino Técnico do IFMT-campus Primavera do Leste.

Diogo Barbosa Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso, pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Cuiabá e Mestrado em Economia pelo PPGE da Universidade Federal de Mato Grosso. É administrador com registro ativo no Conselho Regional de Administração de Mato Grosso. Tem experiência em projetos de Planejamento e Inteligência de Mercado, Estudos Prospectivos de Mercado e Modelagem de Negócios. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso - FACC/UFMT e Professor da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFMT. É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Classe D1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Em pesquisa, atuou com ênfase em Marketing, Inovação e Desempenho Organizacional. Atualmente, atua nas linhas de pesquisa de desenvolvimento endógeno, agroecologia e sustentabilidade. É vice-líder do Grupo de Pesquisa REPAI - Rede de Estudos e Pesquisa em Administração e Inovação, certificado pelo IFMT. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-8490-0502

 

 

Silvana Santos da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Brasil

 Mestranda no Programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação/ UFMT, especialização em Gestão Executiva em Negócio/UNIC e Graduada em Administração /UNIVAG, . Atualmente no IFMT é Administradora, Diretora Substituta de Pesquisa e Inovação da Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação e Coordenadora da Agência de Inovação Tecnológica ,Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação -PIBITI/CNPq . Foi Coordenadora do Programa de Iniciação Cientifica: PROIC/IFMT, PIBIC/CNPq, PIBIC EM/CNPq, desde 2016. Tem experiência na área de Administração, e Projetos de Inovação como Coordenadora e Colaboradora. Participa do Grupo de Pesquisa REDE DE ESTUDOS E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E INOVAÇÃO - REPAI. Membro permanente do Conselho Deliberativo da Ativa Incubadora do IFMT. 

Referências

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos avançados, vol.31 no.90, São Paulo, 2017.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: ART MED Editoria S.A, 2007.

ESTEVAM, M. Os grupos de pesquisa na Rede Federal. In SOUZA, R. R. (Org.) Pesquisa, pós-graduação e inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Goiânia: IFG, 2017.

FREITAS, Maria Aline Barbosa de; SOBRAL, Ana Vládia Cabral. METODOLOGIA CIENTÍFICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA NOVA PERSPECTIVA DIDÁTICA. Revista Gestão em Análise, [S.l.], v. 3, n. 1/2, p. 93-103, abr. 2016. ISSN 2359-618X. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p93-103.2014>.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MASCARENHAS, André O.; ZAMBALDI, Felipe; MORAES, Edmilson A. Rigor, Relevância e Desafios da Academia em Administração: Tensões Entre Pesquisa e Formação Profissional. Revista Administração de Empresas, v. 51, n. 3, p. 265-279, São Paulo, maio/jun. 2011

PRODANOV, Cleber C.; FREITAS, Ernani C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Universidade Feevale: Novo Hamburgo, 2013.

SENADO FEDERAL. Brasil ainda longe dos líderes. Em discussão! Revista de audiências públicas do Senado Federal. Ano 3, Nº 12, setembro de 2012

TRUJILLO FERRARI, A. Metodologia da ciência. 3. ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

TAVARES CECATTO, R.; ZANOTO BOTTON, G.; WOBETO BURTET, L.; BARBOSA LEITE, D.; SANTOS DA CRUZ, S. O CENÁRIO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO IFMT A PARTIR DO FINANCIAMENTO À PESQUISA E DA PRODUÇÃO DOCENTE. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 34–47, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i1.9523. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9523. Acesso em: 24 abr. 2024.