PANORAMA DOS ESTUDOS DE CASO DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA DA SCIENTIFIC PERIODICALS ELETRONIC LIBRARY – SPELL

Autores

  • Hipólito Mendes hipolitomendes19@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • André Roese andre_roese@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.30781/repad.v3i1.8164

Palavras-chave:

Estudo de Caso. Gestão Ambiental. Revista Spell

Resumo

Apesar das críticas do passado por alguns cientistas sobre o questionamento de credibilidade do método de Estudo Caso, atualmente, dentre os métodos de pesquisa, o Estudo de Caso é um dos mais populares. Em alguns momentos as pesquisas que utilizaram esse método foram alvos de críticas no meio científico e em alguns casos confundido como um simples método ou estágio de pesquisa de caráter exploratório, ou como uma pesquisa etnográfica ou de observação participante. Portanto, há uma necessidade de imergir no campo de Estudo de Caso para melhor compreender como e quando se aplica. Uma das formas para esse entendimento é via análise das publicações científicas nos periódicos dependendo de período do interesse do pesquisador. Assim, este artigo objetivou analisar os estudos de caso publicados na base SPELL na área temática de gestão ambiental, nos anos 2015 a 2018. A análise se desdobrou em categorias como: nome das revistas publicadas, quantidades de artigos, principais palavras chave e classificação Qualis/CAPES por revista. O método utilizado para o levantamento dos dados desta pesquisa, foi a partir, da base científica Spell (Scientific Periodicals Electronic Library). Utilizamos “Gestão Ambiental” como palavra-chave. Quanto ao método de seleção de artigos, escolhemos os classificados como Estudo de Caso, publicados em resumos e periódicos entre 2015-2018, nas seguintes áreas de conhecimento: Administração, Economia, Engenharia, no idioma em Português. Quanto à abordagem, este trabalho é de cunho quantitativo/qualitativo. Quanto aos resultados apresentados na amostra dos vinte e um (21) artigos analisados, oito (8) artigos foram publicados na Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, três (3) artigos na Revista Desenvolvimento em Questão, dois (2) na Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, dois (2) artigos na Revista Gestão e Sociedade, e um artigo em cada uma das outras cinco revistas encontradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hipólito Mendes, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando em Gestão e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso/CUR

André Roese, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando em Gestão e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso

Referências

CORAIOLA, D. M.; SANDER, J. A.; MACCALI, N.; BULGACOV, S. Estudo de Caso. In: TAKAHASHI, A. R. W. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Administração. São Paulo: Atlas, 2013.

DE ANDRADE, S. R.; RUOFF, A. B.; PICCOLI, T.; SCHMITT, M. D.; FERREIRA, A.; XAVIER, A. C. A. O estudo de caso como método de pesquisa em enfermagem: uma revisão integrativa. Texto Contexto Enferm, v. 26, n.4, 2017.

FREITAS, W. R. S.; JABBOUR, C. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: Boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, 2011.

GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, 1995.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa. Tipos fundamentais: Revista de administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, 1995.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas I. Tradução Beatriz Vianna e Nelson Boeira. - 9. ed. - São Paulo: Perspectiva, 2006.

MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. Inovação, Investigação em Educação.

EDUSER: revista de educação, v. 2, n. 2, 2010.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010- 248 p; 23 cm.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

MENDES, H.; ROESE, A. PANORAMA DOS ESTUDOS DE CASO DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA DA SCIENTIFIC PERIODICALS ELETRONIC LIBRARY – SPELL. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 101–111, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i1.8164. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8164. Acesso em: 20 abr. 2024.