RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)

Autores

  • Vera Sirlene Leonardo vsleonardo2@gmail.com
    Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0199-2561
  • Marco Antônio Carvalho Teixeira marco.teixeira@fgv.br
    Professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública junto a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. (EAESP-FGV). http://orcid.org/0000-0003-3298-8183

DOI:

10.30781/repad.v3i1.7016

Palavras-chave:

Relações Intergovernamentais. Políticas Públicas. Implementação. Habitação. Programa Minha Casa Minha Vida.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a implementação da atual política habitacional brasileira de modo a demonstrar como são efetivadas as relações intergovernamentais numa política top down como é o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). A pesquisa é empírico-teórica, qualitativa, estudo de caso, com dados levantados por meio de entrevista e documentos, cuja unidade de análise é o município de Maringá-Pr. Os resultados mostram que foram produzidas no município apenas 26% de unidades habitacionais para a população de baixa renda, enquanto que o padrão nacional de produção para essa população gira em torno de 60%. Concluiu-se que as relações que se estabeleceram entre os entes federativos não foram suficientes de modo a contemplar o contingente da população que o governo central se propunha a atender de forma a contribuir para a redução o déficit habitacional local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Sirlene Leonardo, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá. Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá. Brasil.Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Marco Antônio Carvalho Teixeira, Professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública junto a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. (EAESP-FGV).

Professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública junto a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. (EAESP-FGV). Leciona nos cursos de graduação em Administração Pública e Administração de Empresas, bem como no Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo e, também, no Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas.

Referências

ABRUCIO, F. L. Federalismo município e democracia. In Carneiro, J.M.B (ed.) Princípios da Democracia. São Paulo: Oficina Municipal e Konrad-Adenauer, 2015.

ABRUCIO, F. L. Federalismo e políticas públicas: o impacto das relações intergovernamentais no Brasil. In Oliveira, R.P.; Santana, W. (eds.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010.

ABRUCIO, F. L; FRANZESE, C.; SANO, H. Coordenação e cooperação no federalismo brasileiro: avanços e desafios. In IPEA (ed) Estado, instituições e democracia: república. Brasília, 2010.

ABRUCIO, F. L; Sano, H. Associativismo intergovernamental: experiências brasileiras. Fundação Instituto para o Fortalecimento das Capacidades Institucionais (IFCI); Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID); Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MPOG). Brasília: IABS. 2013.

AGRANOFF, R. Managing within the matrix: do collaborative intergovernmental relations exist?” Publius: The Journal of Federalism, 31, 31-56. 2001.

AMORE, C. S. Minha Casa Minha Vida para iniciantes. In Amore, C. S.; Shimbo, L. Z.; Rufino, M.B. (Eds) Minha casa... e a cidade? Avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida em seis estados brasileiros. Rio de Janeiro: Letra Capital. 2015.

ANDERSON W. Intergovernmental relations in review. Minneapolis: University of Minnesota Press. 1960.

ARANTES, P. F.; FIX, M. Como o governo Lula pretende resolver o problema da habitação: alguns comentários sobre o pacote habitacional Minha Casa, Minha Vida. Correio da Cidadania. Disponível em: http://www.correiocidadania.com.br. 2009.

ARRETCHE, M. T. S. Democracia, federalismo e centralização no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas/Fiocruz. 2012.

ARRETCHE, M. T. S. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In Barreira, M. C. R. N.; Carvalho, M. C. B. (eds.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC. 2001.

BERCOVICI, G. Dilemas do Estado federal brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2004.

BRASIL. Decreto n. 7.499/2011. Regulamenta dispositivos da Lei n. 11.977/2009, que dispõe sobre o Programa MCMV, e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Brasília. 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico. 1988.

CARDOSO J.C.; Bercovici, G. República, democracia e desenvolvimento: contribuições ao Estado brasileiro contemporâneo. Brasília: Ipea. 2013.

CARDOSO, A. L.; Aragão, T. A. Do fim do BNH ao Programa Minha Casa Minha Vida. In Cardoso, A. L. (ed) O Programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos espaciais. Rio de Janeiro: Letra Capital. 2013.

CARDOSO, et al. Minha casa minha sina: implicações da recente produção habitacional pelo setor privado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. In Cardoso, A.L. (ed) O Programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos territoriais. Rio de Janeiro: Letra Capital. 2013.

COLOMBO, R. Maringá cria secretaria exclusiva para o programa Minha Casa, Minha Vida. Vida e Cidadania. Gazeta do Povo, Curitiba. 2009.

ELAZAR, D. J. Exploring Federalism. Alabama: The University of Alabama Press. 1987.

FJP. Fundação João Pinheiro. Déficit habitacional municipal no Brasil 2010. Ministério das Cidades/Fundação João Pinheiro. Software. Centro de estatística e informações (CEI). Software. Belo Horizonte. 2013.

FRANZESE, C. ABRUCIO, F. L. Federalismo e políticas públicas: uma relação de reciprocidade no tempo. In 33º Encontro Anual da ANPOCS: Caxambu. 2009.

KLINTOWITZ, D. C. Entre a reforma urbana e a reforma imobiliária: a coordenação de interesses na política habitacional brasileira nos anos 2000. Tese (Doutorado) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, São Paulo. 2015.

LINJARD, F. Valor dos terrenos inibe 'Minha Casa, Minha Vida' em Maringá. O Diário Maringá. Disponível em: http://www.maringaimoveis.com.br/Noticias. 2010.

LOUREIRO, M. R. MACÁRIO, V.; GUERRA, P. H. Legitimidade e efetividade em arranjos institucionais de políticas públicas: o Programa Minha Casa Minha Vida. 2015. Revista de Administração Pública, 49, 1531-1554. Rio de Janeiro.

MARINGÁ. Prefeitura Municipal de Maringá. Relatórios, planilhas e documentos oficiais fornecidos durante a pesquisa de campo. Maringá. 2016.

MARINGÁ. Lei n. 8.556/2010. Altera a lei n. 7629/2007, que institui o programa de parceria com a iniciativa privada para implantação de loteamentos habitacionais de interesse social. 2010.

MARINGÁ. Lei complementar n. 764/2009. Concede isenção dos impostos sobre os imóveis localizados nas Zeis destinados à implantação dos projetos habitacionais que integram o PMCMV. PMM. Poder Executivo. 2009.

MARQUES, E. Notas sobre a política e as políticas do urbano no Brasil. Texto para discussão, 18. São Paulo: Centro de Estudos da Metrópole. 2016.

MCIDADES. Ministério das Cidades. Legislação. Disponível em: www.cidades.gov.br/ legislacao-cidades. 2016.

MCIDADES. Ministério das Cidades. Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Download dos dados. Relatório de pedidos de acesso à informação e solicitantes. Arquivo XML. 2015.

MCIDADES. Portaria n. 168/2013. Dispõe sobre as diretrizes gerais para aquisição e alienação de imóveis com recursos advindos da integralização de cotas no FAR, no âmbito do PNHU, integrante do PMCMV. Brasília, 2013.

PIERSON P; LEIBFRIED, S. The making of social policy. In: Leibfried, S.; Pierson, P. (eds) European social policy: between fragmentation and integration. Washington, DC: Brooking Institution. 1995.

RADIN, B. Os instrumentos da gestão intergovernamental. In Peters, B. G.; Pierre, J. (eds.). Administração Pública: Coletânea. São Paulo/Brasília: Unesp/Enap. 2010.

ROYER, L. R. Financeirização da política habitacional: limites e perspectivas. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. USP. São Paulo, 2009.

RUFINO, M. B. C. A incorporação da metrópole: centralização do capital no imobiliário e nova produção do espaço em Fortaleza. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SEGATTO, C. I. Análise da implementação de políticas públicas: o programa de alfabetização na idade certa em dois municípios cearenses. Temas de Administração Pública, 4, 1-16. Araraquara: UNESP, 2012.

SOUZA, C. Desenho constitucional, instituições federativas e relações intergovernamentais no Brasil pós-1988. In Fleury, S. (ed) Democracia, descentralização e Desenvolvimento: Brasil & Espanha, Rio de Janeiro: FGV, 2006.

Tribunal de Contas da União. Secretaria Geral de Controle Externo. Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte à Auditoria (Seaud). Relatório de auditoria operacional no programa Minha Casa Minha Vida. Brasília. 2013.

WRIGHT, D. S. Understanding intergovernmental relations. Wadsworth Belmont, 1988.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

LEONARDO, V. S.; TEIXEIRA, M. A. C. RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 15–32, 2019. DOI: 10.30781/repad.v3i1.7016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7016. Acesso em: 24 abr. 2024.