ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE EMPRESAS EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE FERROVIÁRIO NO DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO LOCAL: Uma análise no distrito industrial de Rondonópolis-MT

Autores

  • Higor José dos Santos higor.jsantos@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.30781/repad.v1i1.5809

Palavras-chave:

Logística, Clusters, Modal Ferroviário

Resumo

A cidade de Rondonópolis respira a dualidade do cenário urbano e rural sendo a mais industrializada e um dos polos agrícolas do estado de Mato Grosso, fatores que influenciaram a instalação de um parque ferroviário na cidade para o escoamento da produção agrícola. O contexto produtivo instiga questionamentos a respeito do uso do transporte ferroviário para além do escoamento da produção agrícola, sendo utilizado pelas empresas manufatureiras. O trabalho, então, objetivou analisar a perspectivas das empresas manufatureiras dos distritos industriais da cidade em relação ao uso do modal ferroviário. A pesquisa seguiu um formato teórico-empírico e descritiva, com abordagem qualitativa e uma orientação de categorização na análise dos dados evidenciados por meio de coleta documental, registros, entrevistas e observação direta em campo das percepções dos gestores. Os resultados apontam que o Brasil já tem intrínseco em sua cultura administrativa o uso do modal ferroviário para projetos estratégicos de locomoção, o que acarreta, dentre outros problemas, a perda de vantagem competitiva para as empresas envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, C.; SCHLÜTER, M. Estratégia logística. 1 ed. Curitiba: IESDE, 2012.

AZEVEDO, B. Cluster. Os distritos industriais dos países em desenvolvimento. Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal, Toluca, v.1, n.2, p.99-121, 2003.

BALLOU, R. H. Logística empresarial. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

BULLER, S. Logística empresarial. 1 ed. Curitiba: IESDE, 2009.

CAIXETA-FILHO, J. V.; MARTINS, R. Gestão logística do transporte de cargas. 1ed. São Paulo: Atlas, 2014.

CARVALHO, J. P. Logística e Gestão da cadeia de abastecimento. Porto, 2013. 92 f. Tese (Mestrado em Logística) – Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Associação de Politécnicos do Norte.

DI SERIO, L. C.; SAMPAIO, M.; PEREIRA. S. C. A evolução dos conceitos de logística: um estudo na cadeia automobilística no Brasil. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v.4, n.1, p.125-141, 2007.

FERNANDE, J. L. As interfaces entre o plano diretor (PD) municipal e o planejamento de arranjo produtivo local (APL): o caso de Tambaú no estado de São Paulo (2003-2008). São Paulo, 2008. 245 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

FLORES, J. G.Análisis de datos cualitativos – aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU,1994.

GORDINHO, M. C. Transporte no Brasil: a opção rodoviária. 1ed. São Paulo: Marca D’Água, 2003.

HOENICKE, N. O distrito industrial de Joinville/SC (1975-2007): análise crítica e propositiva. São Paulo, 2007. 137 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

KELLER, P. Clusters, distritos industriais e cooperação interfirmas: uma revisão da literatura. Revista Economia & Gestão ISSN, Belo Horizonte, v.8, n.16, p.1-18, mai. 2008.

LAURIA, I. Distritos empresariais como agentes de desenvolvimento regional em áreas públicas de Aparecida de Goiânia-GO. Goiânia, 2014. 98 f. Dissertação (Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) – Desenvolvimento e Planejamento Territorial, Pontifícia Universidade Católica.

MACHADO, S. Dinâmica dos arranjos produtivos locais: um estudo de caso em Santa Gertrudes, a nova capital da cerâmica brasileira. São Paulo, 2003. 162 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo.

MOURA, Benjamim. Logística: conceitos e tendências. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=uIReFI6gzugC&oi=fnd&pg=PA11&dq=log%C3%ADstica+conceitos&ots=UquP_zVdL6&sig=H03W_7RJzzH_9w2aYJhy8oqyjjM#v=onepage&q&f=false> Acesso em: 23 mar. 2015, 21:30:00.

NOVAES, A. G.; GONÇALVES, B. S.; COSTA, M. B.; SANTOS, S. Rodoviário, ferroviário ou marítimo de cabotagem? O uso da técnica de preferência declarada para avaliar a intermodalidade no Brasil. In: CONGRESO CHILENO DE INGENIERÍA DE TRANSPORTES, 13. 2007, Santiago. Florianópolis. 12 f.

PIGATTO, G. Avaliação de relacionamento no canal de distribuição de produtos de mercearia básica. São Carlos, 2005. 239 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS. Rondonópolis, uma cidade pronta para investir. Disponível em: <http://www.rondonopolis.mt.gov.br/?pg=acidade&intCatID=116>. Acesso em: 15 mar. 2015, 22:30:00.

RIBEIRO, P. C. C.; FERREIRA, K. A. Logística e transporte: uma discussão sobre os modais de transporte e o panorama brasileiro.In: XXII ENCONTRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-ENEGEP,Anais...Curitiba: 2002.

RODRIGUES, P. Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e à logística internacional. 5 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2014.

SALES, A. Logística integrada. Revista Eletrônica da União de Negócios e Administração, Belo Horizonte, v.5, n.3, p.61-82, 2000.

SILVA, H.CARACTERIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DO TERMINAL MULTIMODAL DE ALTO ARAGUAIA/MT: INFLUÊNCIA NO CORREDOR CENTRO-OESTE.Piracicaba, 2010. 23 f. Pesquisa e Extensão – Logística Agroindustrial, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo.

SOUSA, C. Clusters industriais: vantagem competitiva e desenvolvimento regional. Porto Alegre, 2003. 97 f. Dissertação (Pós-Graduação em Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

SANTOS, H. J. dos. ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE EMPRESAS EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE UM PARQUE FERROVIÁRIO NO DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO LOCAL: Uma análise no distrito industrial de Rondonópolis-MT. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 73–90, 2017. DOI: 10.30781/repad.v1i1.5809. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/5809. Acesso em: 25 abr. 2024.