CONHECIMENTOS E DIFICULDADES MANIFESTADOS POR ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL EM UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ESTATÍSTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9349

Palavras-chave:

Conhecimentos. Dificuldades. Avaliação Diagnóstica. Estatística.

Resumo

A pesquisa que tratamos neste artigo teve por objetivo analisar os conhecimentos e as dificuldades que alunos do curso de Engenharia Civil manifestaram em relação aos conteúdos básicos de Estatística através de uma avaliação diagnóstica. A pesquisa foi realizada com 30 (trinta) estudantes que cursavam o 5º período do curso em uma universidade particular na cidade de São Luís/MA. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram dificuldades em analisar e interpretar tabelas e gráficos, assim como em calcular as medidas de tendência central, principalmente a mediana. Apesar de a maioria ter acertado o cálculo da média aritmética e da moda, ainda assim houve uma quantidade expressiva de erros. A prova diagnóstica mostrou que as dificuldades dos alunos residem no desconhecimento conceitual, particularmente, da moda e da mediana, não sabendo quando aplicar uma e outra. Desse modo, esses resultados da prova podem servir de sustentação para um planejamento coerente às necessidades conceituais dos alunos, o que poderá contribuir para uma aprendizagem mais efetiva desses conceitos estatísticos.  

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Biografia do Autor

Manoel dos Santos Costa, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/SP. Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências e matemática - GPECEM e do Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Educação Matemática - GPEAEM.

Anna Regina Lanner de Moura, Universidade Ceuma

Doutora em Educação e professora livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GPECEM.

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

COSTA, M. dos S.; MOURA, A. R. L. de. CONHECIMENTOS E DIFICULDADES MANIFESTADOS POR ALUNOS DA ENGENHARIA CIVIL EM UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ESTATÍSTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 112–124, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9349. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9349. Acesso em: 25 abr. 2024.