O ENSINO DE QUÍMICA E SUA RELAÇÃO NA INSTRUÇÃO DE JOVENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p207-224.i8331

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Ensino de Química, Educação de Jovens e Adultos, CEJA Cesário Neto -MT.

Resumo

Este artigo se trata de um recorte de pesquisa de mestrado e busca compreender e desvelar a realidade dos jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua interação com os conhecimentos químicos. Parte-se da problematização que circunda a tríade Jovens, EJA e Ensino de Química. Nesse sentido, as questões fundamentais norteadoras da pesquisa são: Por que tantos jovens optam pela EJA? E, se os conhecimentos químicos têm alguma implicação na formação pessoal e profissional desses jovens. A metodologia se fundamentou na contribuição da perspectiva qualitativa, com o enfoque no estudo de caso. O estudo tem como sujeitos oito jovens da III Fase do Ensino Médio e três professores de Química do CEJA Cesário Neto em Cuiabá – Mato Grosso, e os instrumentos utilizados para os registros de informações foram: dois questionários e uma entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que, com a atual valorização do conhecimento científico e o crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade, a apropriação de conhecimentos de Química se torna indispensável à formação de cidadãos críticos, conscientes e, especialmente, participativos. Acredita-se, portanto, que o ensino de Química que leva ao letramento científico do sujeito deve estar centrado na inter-relação de dois componentes básicos: conhecimento químico e o contexto social.

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Biografia do Autor

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, REAMEC (2016); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009); Graduado em Licenciatura em Química pela UFMT (2004). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, do curso de Licenciatura em Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Educação em Ciências), e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (Linha de Pesquisa: Ensino de Química); Coordenador do Subprojeto Química, PIBID/UFMT (2017). É pesquisador na área de Educação em Ciências, atuando nas seguintes Temáticas de Pesquisa: Educação em Ciências; Formação inicial e continuada de professores; Desenvolvimento profissional de professores; Pesquisa narrativa; Ensino de Ciências e Química na EJA; Ensino de Química; Ensino de Biologia.

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso

Irene Cristina de Mello concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação. É representante regional (Centro-Oeste) da Sociedade Brasileira de Ensino de Química. É membro da Secretaria Adjunta do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior, desde 2017.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

RIBEIRO, M. T. D.; MELLO, I. C. de. O ENSINO DE QUÍMICA E SUA RELAÇÃO NA INSTRUÇÃO DE JOVENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 2, p. 207–224, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p207-224.i8331. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8331. Acesso em: 28 mar. 2024.

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