O PENSAR MATEMÁTICO NAS OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA

Autores

  • Luiz Carlos Fernandes revistareamec@ufmt.br
  • Raquel Martins Fernandes Mota revistareamec@ufmt.br

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p115-130.i5347

Palavras-chave:

Ensino, Olimpíadas Mineira de Matemática, Pensar matemático.

Resumo

O presente artigo traz um relato de experiências da Olimpíada Mineira de Matemática, projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como uma discussão sobre o trabalho realizado e a possibilidade de favorecer o pensar matematicamente. Objetiva-se analisar a Olimpíada Mineira de Matemática, a partir da noção do processo de formação do pensar matemático. Tem-se como problema de pesquisa: Até que ponto a Olimpíada Mineira de Matemática favorece a formação do pensar matemático? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e observação assistemática. Descreve-se algumas das atividades que foram construídas e realizadas em conjunto com professores de escolas públicas, visando uma maior inter-relação entre a universidade e a escola participativa, principal foco das ações. Espera-se com este trabalho contribuir para o ensino de matemática apresentando as Olimpíadas como uma ferramenta pedagógica.

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Referências

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Publicado

2017-07-12

Como Citar

FERNANDES, L. C.; MOTA, R. M. F. O PENSAR MATEMÁTICO NAS OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 115–130, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p115-130.i5347. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5347. Acesso em: 20 abr. 2024.