ENTOMOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9721

Palavras-chave:

Prática educativa. Entomologia. Sequência didática.

Resumo

Dentre os conteúdos abordados em Biologia temos a Entomologia, que procura realizar o estudo dos insetos, seus caracteres e sua relevância no ambiente. O presente trabalho objetivou compreender a percepção entomológica que os dos alunos do Ensino Médio apresentam ao estudar essa temática. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e observações, com alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, além de serem realizadas aulas-encontros que abordavam o tema insetos mediante várias modalidades didáticas. Diante dos resultados obtidos, notou-se que os alunos passaram a compreender melhor os insetos e suas funções na natureza, afastando-se assim de conceitos antropocêntricos e passando a encarar estes invertebrados de forma mais ecocêntrica, visando a interação harmônica entre a espécies, especialmente a humana. Percebeu-se que através da metodologia adotada, foi possível ampliar conceitos, integrar saberes e promover uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

ARRUDA, I. F. S.; MELO, V. L. S. A. Desmistificando os insetos: alternativas para o ensino de entomologia com estudantes do ensino médio no município de Bom Jardim – PE. In: V CONEDU, 5., 2018, Pernambuco. Anais [...] Pernambuco, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID26_10092018003157.pdf. Acesso em: 24 jan. 2019.

BATISTA, R.C. Sequência didática–ponderações teórico-metodológicas. In: - Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira. In: XVIII ENDIPE, 18., 2016, Mato Grosso. Anais [...] Mato Grosso, 2016. Disponível em: http://www.ufmt.br/endipe2016/downloads/233_9937258.pdf. Acesso em: 02 jul. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

GODOY, A. S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2. p. 57-63, 1995.

GONZAGA, P. C.; SANTOS, C.M.R.; SOUSA, F.M.C.; COSTA, M.L. A prática de ensino de biologia em escolas públicas: perspectivas na visão de alunos e professores. In: XVI ENDIPE, 16., 2012, Campinas. Anais [...] Campinas, 2012. Disponível em: http://endipe.pro.br/ebooks-2012/2600p.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

LUCIETTO, D. N. S. Formação e ação de professores de biologia: uso de software contendo uma sequência didática no ensino da fotossíntese para alunos do ensino médio. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2016

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 2ª ed., São Paulo: Atlas, 2008.

MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F.; SANTOS, M. P. F.; FERRAZ, C. S. Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 9, n. 1, p. 19-23, 2009.

NASCIMENTO, T. G.; ALVETTI, M. Temas científicos contemporâneos no ensino de biologia e física. Revista Ciência & Ensino, v. 1, n.1, p. 29-39, 2006.

ODUM, E. Fundamentos de ecologia. 1ª ed., São Paulo. Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

OLIVEIRA, M. M. Sequência didática interativa no processo de formação de professores. 1ª ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

PERUZZO, C. K. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Revista Estudios de las culturas conteporaneas, v. 23, n. 3, p. 161-190, 2017.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www .feevale.br/Comum/mídias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef/E-book%2520Metodologia%2520do%2520Trabalho%2520Cientifico.pdf. Acesso em: 07 jan. 2019.

QUEIROZ, N. BATALLA, J. F. O uso de insetário como metodologia ativa para o ensino de zoologia. Revista Educação Ambiental em Ação, Rio Grande do Sul, ano XVI, n. 61, 2017. Disponível em: http:// www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2921. Acesso em: 18 jan. 2019.

ROSSASI, L. B. POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia: uma perspectiva a partir da prática docente. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

TRINDADE, O. S.N.; JÚNIOR, J. C. S.; TEIXEIRA, P. M. M.. Um estudo das representações sociais de estudantes do ensino médio sobre os insetos. Revista Ensaio, v.14, n. 3, p. 37-50, 2012.

WOLFF, V. R. S.; PULZ, C. E.; SILVA, D. C.; PAES, C.C.; SILVA, C. P. S.; ZANOTELLI, J. C.; ANDRADE, F. O.; Ciência na escola, os princípios da ecologia profunda através do estudo dos insetos e do meio ambiente. Revista Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2009. p. 77-80. Disponível em: http://www.researchgate.net/profile/Vera_Wolff/publication/262876408_Ciencia_na_escola_os_principios_da_ecologia_profunda_atraves_do_estudo_dos_insetos_e_do_meio_ambiente/links/0046353910fdd82631000000/Ciencia-na-escola-os-principios-da-ecologia-profunda-atraves-do-estudo-dos-insetos-e-do-meio-ambiente.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

LIMA, A. G. de M.; MACIEL-CABRAL, H. M.; SILVA, C. C. da. ENTOMOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 152–162, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9721. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9721. Acesso em: 19 abr. 2024.