TENDÊNCIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O BOSQUE DA CIÊNCIA SOB UM OLHAR GEOMÉTRICO

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p51-64.i7715

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e Matemática, Tendências Alternativas, Geometria

Resumo

A pesquisa busca refletir sobre as tendências mais utilizadas pelos professores em ensino de ciências e matemática, bem como, expor uma proposta alternativa voltada para a educação matemática com ênfase na geometria em espaços não formais. O trabalho é resultado de investigação realizada no decorrer da disciplina de Fundamentos em Ensino de Ciências do curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Objetivou-se verificar como poderia ocorrer uma aula com esse conteúdo utilizando a diversidade do Bosque da Ciência. A metodologia utilizada teve como delineamento os pressupostos da abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico em Marandino (2002); Miranda, Ribeiro e Trindade (2005); Santos et al (2011), Gil (2008) dentre outros e pesquisa de campo. Vale ressaltar, que a geometria é considerada abstrata para ser ensinada somente em sala de aula e que a utilização dos espaços não formais para a sua contextualização pode favorecer a prática com a utilização de metodologias ativas, que podem ajudar na reflexão da práxis de maneira efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Douglas Lira Pereira, UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Especialista em Ensino de Matemática e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Docência em Teologia pela Faculdade Futura, Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Educação Matemática e Matemática Aplicada com ênfase em Biomatemática. Foi Professor Substituto do Instituto Federal do Amazonas e Professor Formador do MEDIOTEC e desenvolve pesquisas nas áreas de Matemática Aplicada, Educação Matemática e Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é Professor de Ensino Superior do Centro Universitário do Norte - UNINORTE e Professor Efetivo da Secretária do Estado de Educação do Amazonas - SEDUC. 

Brenda Samanta de Lima Delgado, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde atuou como Bolsista de Iniciação à Docência no Subprojeto de Matemática do PIBID e foi Voluntaria do Programa de Apoio a Iniciação Científica - PAIC com o projeto de pesquisa intitulado: Desenvolvimento de implementações computacionais e aplicações do AMKdG em problemas de otimização vetorial no contexto da Biomatemática.Tem experiência na área de Educação e Matemática Aplicada com ênfase em Biomatemática. Foi Professora do SESC e desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Matemática, Ensino de Matemática e Matemática Aplicada.

Alcides de Castro Amorim Neto, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Tecnologia Elétrica pelo UTAM (UEA) (1998) e em Matemática pela UFAM (2000), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UNINORTE (2004), Mestre em Matemática Pura com ênfase em Geometria Diferencial pela UFAM (2007) e Doutor em Clima e Ambiente com ênfase em Interações Biosfera-Atmosfera da Amazônia pela UEA/INPA (2013). Tem experiência no Ensino Superior em Matemática Pura, Aplicada e Educação Matemática. Atualmente, Professor Adjunto D e Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática Mediado Tecnológico e Professor do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Ciências na Amazônia e do Mestrado Profissionalizante em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, ambos da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Referências

ANDRADE, D. B. A., RENDEIRO, M. F. B. Scratch: concepções de professores do Ensino Médio quanto ao uso no processo pedagógico do ensino de matemática. Disponível em:<http://secam-uea.webnode.com/products/secam-20151/>. Acesso em: 18 de abril de 2017

BJIS, Marília (SP), v.6, n.2, p.27-48, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www2.marilia.Unesp.br/revistas/index.php/bjis/index>. Acesso em: abril de 2017.

CARVALHO, R. C., OLIVEIRA, I., REZENDE, F. Tendências da pesquisa na área de educação em ciências: uma análise preliminar da publicação da ABRAPEC.

Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/945.pdf>. Acesso em: 18 de abril de 2017.

CRESWELL, JOHN W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto; Tradução Magda Lopes. – 3 Ed. – Porto Alegre: Artmed, 296 Páginas, 2010

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARANDINO, Martha. Tendências teóricas e metodológicas no Ensino de Ciências. São Paulo, USP, 2002. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=231282.>Acesso em: março de 2017

MELO, R. A., PEREIRA, F. D. L., RODRIGUES, C. C., COSTA, L. G. Olúdico como recurso de ensino–aprendizagem da matemática na turma de 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola na zona lestede Manaus. <http://secam-uea.webnode.com/products/secam-20151/>. Acesso em: 18 de abril de 2017.

MIRANDA, Ailton Lima; RIBEIRO, Elinete Oliveira Raposo; TRINDADE, Inês Leal. Concepções e Tendências de ensino de ciências na prática dos professores de orientadores do CPADC/Castanhal. Revista de educação em ciências e matemática, v.1 – n.1 – jul/dez.2004, v.1 – n.2 – jan/jun.2005

PEREIRA, F. D. L., DELGADO, B. S. L., TEXEIRA, H. R. C. O ensino de matrizes no 2° ano do Ensino Médio através de tendências: história da matemática e tecnologia da informática. Disponível em:<http://secam-uea.webnode.com//>. Acesso em: 19 de abril de 2017.

PEREIRA, F. D. L., TEXEIRA, H. R. C. Ludicidade e resolução de problemas contextualizados: uma alternativa para o ensino e aprendizagem de matemática no 7º e 9º ano do Ensino Fundamental II. Disponível em:<http://secam-uea.webnode.com/products/secam-20151/>. Acesso em: 19 de abril de 2017.

RODRIGUES, Gizella Menezes; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do; FERREIRA, HelaineSivini. Tendências da pesquisa na área de ensino de ciências: um olhar sobre a produção científica com foco na formação de conceitos. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0234-1.pdf>. Acesso em: 01 março de 2017

SANTOS, Aline Coêlho dos; CANEVER, Cristini Feltrin; GIASSI, Maristela Gonçalves; FROTA, Paulo Rômulo de Oliveira. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA – SC. Revista Univap, São José dos Campos-SP, v. 17, n. 30, dez.2011. ISSN 2237-1753

Publicado

2018-12-21

Como Citar

PEREIRA, F. D. L.; DELGADO, B. S. de L.; AMORIM NETO, A. de C. TENDÊNCIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O BOSQUE DA CIÊNCIA SOB UM OLHAR GEOMÉTRICO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 3, p. 51–64, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p51-64.i7715. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7715. Acesso em: 20 abr. 2024.