APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DIALOGANDO APROXIMAÇÕES TEÓRICAS

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p143-163.i5349

Palavras-chave:

Aprendizagem em Matemática, Aprendizagem Significativa, Neurociência, Resolução de Problemas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar aproximações teóricas entre Aprendizagem em Matemática, Aprendizagem Significativa e Neurociência na Educação, destacando alguns conceitos básicos da Neurociência e tecendo discussões teóricas a respeito da motivação e do tempo oportuno para a aprendizagem do educando, de acordo com os estímulos do seu sistema cognitivo, tendo como referência metodológica de ensino a Resolução de Problemas. Acreditamos com base nos referenciais teóricos estudados, que há necessidade de promover uma interlocução entre Neurociência e Educação, defendendo um diálogo criativo entre ambas e apresentando uma visão positiva dos conhecimentos neurocientíficos na Educação, em prol da melhoria da aprendizagem dos educandos. O texto destaca informações de que a Neurociência afirma que as atitudes educativas que geram sentimentos de medo, ansiedade, tristeza, raiva, depressão e desesperança vêm acompanhadas de humilhação e estas atitudes acabam inibindo o processo de aprendizagem. Nossa principal finalidade foi discutir através de reflexões no texto que os estudantes não aprendem se não estiverem motivados e se o momento não for adequado para que esta aprendizagem ocorra. O artigo trata-se de um estudo bibliográfico e esperamos com este trabalho que as compreensões entre Aprendizagem Significativa e a Neurociência na Educação possibilitem reflexões aos professores para que ambas sejam investigadas no intuito de fomentar a aplicabilidade de tais teorias na sala de aula, em nosso caso, através da Resolução de Problemas com a utilização dos estímulos do sistema cognitivo para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Edilene Farias Rozal, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1998); Concluiu o Curso de Especialização em Educação Matemática (2000) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é professora Assistente II de Educação Matemática, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança/PA. Desde o ano de (2005) é integrante do Grupo de Estudos em Modelagem Matemática no Ensino (GEMM/IEMCI/UFPA), onde atua desenvolvendo pesquisas sobre as seguintes temáticas: Modelagem Matemática, Educação de Jovens e Adultos, A Matemática nas séries iniciais, Temas Transversais e Educação Matemática. É doutora na área de Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA).

Ednilson Sergio Ramalho de Souza, Universidade Federal do Oeste do Pará

Ednilson Sergio Ramalho de Souza obteve Doutorado em Educação em Ciências e Matemática no ano de 2018 pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC), Mestrado em Educação em Ciências e Matemática no ano de 2010 pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA), Especialização em Educação Matemática no ano de 2009 pelo mesmo instituto, Licenciatura Plena em Física no ano de 2007 pela Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) desde o ano de 2010, participando como Docente Permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física/UFOPA na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino-Aprendizagem de Física, do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFOPA na Linha de Pesquisa Conhecimento e Formação na Educação Escolar e do Curso de Pedagogia/UFOPA nas unidades curriculares relacionadas ao ensino de ciências e de matemática. É Coordenador do projeto de extensão Laboratório Educacional de Modelagem Matemática (LEMM) e Líder do GEPEMM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática/UFOPA). Atualmente, é Editor-Chefe da RFB Editora (www.rfbeditora.com) e pesquisa sobre ciclos de modelagem sob o olhar do dialogismo de Mikhail Bakhtin.

Neuma Teixeira dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2008). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas na área de Educação Matemática. Mestre em Engenharia Elétrica em Energias Renováveis.Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. É professora Adjunta II da Universidade Federal Rural da Amazônia no Campus de Capanema, coordena o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental (LabGEFA), Membro do Grupo de Pesquisa de Modelagem Matemática (GEMM-UFPA). Atua nas áreas de Modelagem Matemática, Geotecnologias como recurso didático, Educação Financeira e Ambiental. Interesses em Unidades de Conservação.

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Publicado

2017-07-12

Como Citar

ROZAL, E. F.; SOUZA, E. S. R. de; SANTOS, N. T. dos. APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DIALOGANDO APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 143–163, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p143-163.i5349. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5349. Acesso em: 29 mar. 2024.