https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/issue/feed REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 2024-01-31T14:47:52+00:00 Gladys Denise Wielewski revistareamec@gmail.com Open Journal Systems <p>A<strong> Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática</strong> é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Publica artigos relacionados às diversas temáticas inerentes à <strong>área de Ensino de Ciências e Matemática</strong> (Área 46) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática é considerada como uma área multi e interdisciplinar que busca investigar fenômenos relativos aos diversos processos de ensino, de aprendizagens e de formação de professores em <strong>Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia</strong>, que ensinam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, incluindo todos os níveis, etapas, fases e modalidades da Educação Básica, no Ensino Superior, em espaço formal, não-formal e informal.<br /><br />A Revista REAMEC publica e divulga pesquisas na <strong>área de Ensino de Ciências e Matemática</strong>. Conforme o seu Foco e Escopo a Revista REAMEC aceita, para publicação, <strong>artigos científicos inéditos</strong>, escritos em <strong>português</strong>, <strong>inglês</strong>, <strong>espanhol</strong>, resultantes de pesquisas científicas que incidam na produção do conhecimento na referida área. Divulga pesquisas realizadas, principalmente, na Região Amazônica, mas também de outras instituições nacionais e internacionais oriundas de outras regiões geográficas.<br /><strong><br />Qualis 2017-2020:</strong> A4 Ensino <br /><strong>Qualis 2013-2016:</strong> B3 Ensino / B5 Ciências Ambientais / B5 Direito / B5 Filosofia / B5 Interdisciplinar / C Educação<br /><strong>ISSN:</strong> 2318-6674 <br /><strong>Prefixo DOI:</strong> 10.26571</p> https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16911 CIÊNCIA ABERTA NA REVISTA REAMEC: POLÍTICAS E MÉTODO DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE MANUSCRITOS 2024-01-05T18:08:38+00:00 Dailson Evangelista Costa dailson_costa@uft.edu.br <p>O presente texto objetiva apresentar e descrever as políticas de Ciência Aberta e o Método de Submissão e Avaliação de Manuscritos da Revista REAMEC. Estas políticas refletem o compromisso do periódico com o <em>modus operandi</em> da Ciência Aberta, abrangendo, entre outros aspectos, avaliação por pares aberta, acesso aberto, dados abertos, <em>preprints</em> e código aberto, bem como ciência cidadã. A partir de 2024, a Revista REAMEC implementará a Ciência Aberta como seu novo <em>modus operandi</em> para fomentar, projetar, realizar e comunicar pesquisa científica. Além disso, a revista se compromete com os princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade) em sua estrutura e operação editorial, e com os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable), assegurando que os dados de pesquisa sejam localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis. Essas políticas estão alinhadas com as diretrizes da Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil), refletindo o empenho da Revista REAMEC na integridade, transparência e inovação na área de Ensino de Ciências e Matemática, e na promoção de maior transparência no processo avaliativo dos manuscritos submetidos. As políticas editoriais de Ciência Aberta e o Método de Submissão e Avaliação de Manuscritos, apresentados neste editorial, marcam uma nova fase da Revista REAMEC na comunicação científica.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Dailson Evangelista Costa https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16906 OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS RELATIVOS AO CONCEITO DE FUNÇÃO REVELADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 2023-12-27T14:49:30+00:00 Priscila Cruz Antunes priscilla_anttunes@hotmail.com Mônica Suelen Ferreira de Moraes monicamoraes@uft.edu.br Dailson Evangelista Costa dailson_costa@uft.edu.br <p>Este artigo tem por objetivo identificar obstáculos epistemológicos no processo de construção do conceito de função a partir de obstáculos listados por Sierpinska (1992). Inicialmente, apresentamos de forma sintética a noção de obstáculos epistemológicos fundamentado em Bachelard (1996) e abordaremos como Brousseau (1986) sistematizou o conceito de obstáculo epistemológico na Educação Matemática. Por conseguinte, apresentamos os 16 obstáculos epistemológicos de função listado por Sierpinska (1992), nosso principal referencial teórico. Para alcançar nosso objetivo, desenvolvemos um questionário que nos permitiram analisar que os obstáculos identificados pela autora supracitada também estão presentes e de que modo aparecem no alunado atual de nossa região. A investigação realizada está focada no contexto do Ensino Médio, mais especificamente, com estudantes que estavam cursando a 1ª série do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), situado no município de Campos Belos-GO. Os resultados indicam que alguns obstáculos epistemológicos apresentados pela Sierpinska (1992) ainda estão resistentes quando os estudantes aprendem sobre o conceito de função no Ensino Médio.</p> 2023-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Priscila Cruz Antunes, Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Dailson https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16880 ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA COM GEOGEBRA 2023-12-20T10:00:13+00:00 Daysi Julissa García-Cuéllar djgarcia@ulima.edu.pe <p>Esta edição da Revista REAMEC, intitulada "Ensino e aprendizagem da Geometria com o GeoGebra", é uma iniciativa do Colóquio GeoGebra da Comunidade GeoGebra Latino-Americana, que é um espaço de compartilhamento acadêmico onde pesquisadores, professores e criadores de recursos se encontram para trocar ideias e compartilhar os avanços no uso do GeoGebra na região. Esta edição apresenta pesquisas e propostas pedagógicas em que o GeoGebra serve como um meio para o ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos. Esta edição é composta por sete artigos sobre geometria plana, espacial e analítica. O uso das ferramentas do GeoGebra é variado, indo desde o GeoGebra 2D, GeoGebra 3D e GeoGebra realidade aumentada. Esta edição não é apenas um testemunho de pesquisas e experiências no ensino de geometria com o GeoGebra, mas também um convite à reflexão e à ação sobre como podemos tirar o máximo proveito dessa ferramenta em nossas salas de aula de matemática.</p> 2023-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Daysi Julissa García-Cuéllar https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16866 ATIVIDADES HISTÓRICAS COM GEOGEBRA PARA EXPLORAR A REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DO CONE 2023-12-18T02:09:08+00:00 Ivonne C. Sánchez ivonne.s.1812@gmail.com Iran Abreu Mendes iamendes1@gmail.com Luis Andrés Castillo luiscastleb@gmail.com <p>Nas décadas finais do século XX e no início do século XXI, têm sido de interesse educacional estudos para o estabelecimento de diálogos entre a História da Matemática e as tecnologias digitais. Neste trabalho, objetiva-se descrever atividades históricas com GeoGebra para mobilizar conceitos de geometria 3D referentes ao objeto matemático cone. Com isso, pretende-se contribuir com um novo olhar, por meio da tela do computador, para o ensino de matemática baseado nas informações históricas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico tendo como fonte pesquisas clássicas sobre História da Matemática. São descritas as bases teóricas que sustentam as referidas atividades – história no ensino da matemática e para ele e as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de visualização e descoberta e de representação e comunicação do conhecimento matemático. Considera-se que o uso do GeoGebra para a visualização de casos particulares dos cones propostos por Menêcmo e Apolônio possibilita abordar outras situações geradas ao explorar o comportamento das representações geométricas em 3D nesse ambiente computacional.</p> 2023-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Ivonne C. Sánchez, Iran Abreu Mendes, Luis Andrés Castillo https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16865 DESENHO DE TAREFAS COM REALIDADE AUMENTADA EM GEOMETRIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 2023-12-18T02:03:15+00:00 Camilo Sua jeison.sua@uv.es Angel Gutiérrez angel.gutierrez@uv.es <p>A Realidade Aumentada é uma tecnologia que tem ganhado destaque em diversos domínios do conhecimento pela forma como incorpora elementos virtuais no mundo real. No campo educacional, os benefícios dessa tecnologia têm sido reconhecidos, dada a possibilidade de acessar e manipular representações que em outros ambientes não seriam possíveis. O ensino e aprendizagem da geometria também tem se beneficiado da Realidade Aumentada graças à representação de objetos geométricos tridimensionais no mundo real, somada à possibilidade de manipulá-los da mesma forma que ocorre nos programas de geometria dinâmica. No entanto, não houve progresso de pesquisa suficiente sobre como essa tecnologia poderia ser incorporada nesta área da matemática. Apoiado por alguns exemplos de tarefas com realidade aumentada, apresentamos algumas considerações para o design de tarefas definidas nesta tecnologia, que têm como objetivo oferecer elementos para o uso adequado dessa tecnologia e de suas características.</p> 2023-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Camilo Sua, Angel Gutiérrez