A VALORIZAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS UTILIZANDO O TUCUPI AMAZÔNICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9968

Palavras-chave:

Contextualização. Experimentação. Mandioca.

Resumo

Atualmente, busca-se cada vez mais um ensino contextualizado como estratégia para o ensino e a aprendizagem. Nesse sentido, valorizar a cultura no ambiente escolar pode ajudar a inter-relação entre escola, professores, alunos e sociedade, a fim de desenvolver um elo de saberes. O objetivo deste trabalho foi utilizar o conhecimento empírico dos alunos sobre o preparo e consumo do tucupi, interligando-os ao conhecimento científico para contribuir com a aprendizagem dos discentes nos conteúdos de Ciências Naturais: Biologia e Química. O projeto apresentou uma pesquisa quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo. A pesquisa ocorreu de forma comparativa em escolas públicas, sendo uma estadual e outra federal, na cidade de Coari-Am, tendo como público alvo os discentes do 3° ano do Ensino Médio regular e da EJA, totalizando 111 alunos participantes. O projeto foi dividido em quatro etapas: 1°: Aplicação do questionário inicial; 2°: Aulas expositivas com conteúdos de química, biologia e aplicações do conhecimento popular com o científico no processo de preparo e consumo do tucupi; 3°: Experimentação: análise acidez e basicidade; 4°: Avaliação e aplicação do questionário final. Verificou-se que a contextualização foi importante para consolidar os conhecimentos teóricos em uma matéria prima popular entre os discentes, e demostrou que os conceitos de química e biologia ultrapassam a estrutura escolar, sendo útil para a formação dos discentes como cidadãos críticos e reflexivos. O projeto contribuiu para a valorização do conhecimento popular e demonstrou o papel social e tecnológico que os conteúdos escolares apresentam.

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Biografia do Autor

Cristiana Nunes Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas .

Graduada em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas

Olavo Pinhatti Colatreli, Universidade Federal do Amazonas

Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva. Professor no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas 

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Doutora em Química, Mestre em Química e Graduada em Química e em Farmácia. Atua no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM), colegiado de Ciências: Biologia e Química.

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Publicado

2020-06-21

Como Citar

RODRIGUES, C. N.; COLATRELI, O. P.; YAMAGUCHI, K. K. de L. A VALORIZAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS UTILIZANDO O TUCUPI AMAZÔNICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 519–539, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9968. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9968. Acesso em: 25 abr. 2024.