OS ANIMAIS NOS DESENHOS DAS CRIANÇAS: UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS QUE INVESTIGAM A REPRESENTAÇÃO DE ANIMAIS NA INFÂNCIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9615

Palavras-chave:

Revisão bibliográfica. Ensino de Ciências. Desenho infantil. Animais.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama da produção de artigos, dissertações e teses cujo instrumento metodológico se fundamenta nos desenhos das crianças sobre animais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na área de ensino de ciências nos últimos 12 anos. Os critérios para a seleção dos estudos foram: pesquisas envolvendo sujeitos de 3 a 11 anos de idade; pesquisas cujo instrumento metodológico fosse o desenho; pesquisas na área de ciências com o objetivo de investigar a representação de animais pelas crianças. Em seguida, foram identificados os recursos metodológicos, os espaços de produção das pesquisas e como são analisadas as representações das crianças nos desenhos. Por fim, considera-se que os autores se restringiram à observação de aspectos morfológicos dos animais e não aos aspectos cognitivos e psicológicos do desenho infantil. O conceito de representação é entendido como uma relação de semelhança entre os aspectos morfológicos dos animais e a imagem que as crianças apresentam deles nos desenhos.

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Biografia do Autor

Giselle Barbosa Andrade Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em educação na linha "Práticas, Metodologias e Tecnologias na Educação" pela UFOP (2019). Durante a graduação em pedagogia, também pela UFOP (2015) atuou ativamente no projeto UFOP COM A ESCOLA, onde pode desenvolver e acompanhar ações extensionistas em parceria e diálogo com cinco municípios da região dos Inconfidentes em Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto, Acaiaca, Diogo de Vasconcelos e Itabirito. Este programa organiza e implementa cursos de extensão e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento, atendendo às demandas apresentadas pelos municípios parceiros para a formação continuada de seus professores da rede pública básica. Realizou também pesquisas com os seguintes temas: EJA, alfabetização solidária, família, alfabetização e educação. Atualmente tem como principal área de interesse o ensino de Ciências, buscando entender e observar as relações das crianças com a natureza e a criação de conceitos científicos, assim como a interação com o meio.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

ALMEIDA, S. A.; RODRIGUES, G. B. A. OS ANIMAIS NOS DESENHOS DAS CRIANÇAS: UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS QUE INVESTIGAM A REPRESENTAÇÃO DE ANIMAIS NA INFÂNCIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 102–124, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9615. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9615. Acesso em: 28 mar. 2024.