NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS SOBRE CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DO PNAIC AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMAS, TOCANTINS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9589

Palavras-chave:

PNAIC. Ensino de matemática. Ciclo de alfabetização.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla e tem como cujo objetivo verificar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) ao processo de ensino e aprendizagem de matemática no ciclo de alfabetização na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares, Palmas, TO. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com a supervisora escolar, a orientadora de estudos e com quatro professoras alfabetizadoras que participaram na formação continuada do PNAIC, e observações em sala de aula. Os resultados indicam que a formação do PNAIC forneceu contribuições significativas para a prática docente, principalmente em relação ao uso de metodologias diferenciadas para o ensino dos conteúdos, como o uso de jogos educativos e de sequências didáticas, além da ruptura com o modelo tradicional de avaliação.

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Biografia do Autor

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena.

Seila Alves Pugas, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela UFT - Universidade Federal do Tocantins (2015 -2018). Professora Efetiva da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins.É integrante da equipe de Orientadores Educacionais e formadores do estado do Tocantins.   Tem experiência na área de docência da Educação Básica ,Superior , Especialização , Formação Continuada de Professores e Gestão Escolar. Foi orientadora de Estudos do PNAIC ? 2013. Atualmente, é Técnica em Gestão Educacional na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Tocantins. Multiplicadora do Progestão. Tutora do Profuncionario. Atua na área de educação com ênfase em gestão escolar, alfabetização, letramento, numeramento matemático, Formação continuada de professores/gestores e mobilização social. Formadora de Linguagem do PNAIC, UFT/no período de 2014 a 2017.

https://orcid.org/0000-0002-6515-4436)

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

VIZOLLI, I.; PUGAS, S. A. NARRATIVAS DE ALFABETIZADORAS SOBRE CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DO PNAIC AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE PALMAS, TOCANTINS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 167–184, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9589. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9589. Acesso em: 19 abr. 2024.