HISTÓRIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9474

Palavras-chave:

História da Matemática. Mestrado Profissional. Ensino de Geometria Analítica.

Resumo

Este artigo é resultante de uma pesquisa que investigou as produções relativas à História da Geometria Analítica produzidas em Mestrados profissionais em ensino de Matemática ou Educação Matemática. Nossa finalidade foi identificar de que maneira as produções geradas nesses cursos podem apontar encaminhamentos didáticos para possíveis abordagens da Geometria Analítica em sala de aula. No desenvolvimento da pesquisa, utilizamos o banco de dados da CAPES para o levantamento das produções acerca da temática, a fim de caracterizar os trabalhos identificados e apresentar possíveis contribuições para o ensino de Geometria Analítica. Igualmente, levamos em consideração também os trabalhos presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos repositórios dos programas de Pós-graduação em Educação Matemática, Educação, Ensino de Matemática e áreas afins. A respeito das dissertações levantadas, fizemos uma classificação conforme as seguintes tendências de pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HepM), História da Educação Matemática (HedM) e História para o Ensino de Matemática (HenM). Os resultados obtidos indicam que apenas quatro trabalhos apresentam contribuições que poderão subsidiar diretamente as ações dos professores no ensino de Geometria Analítica em sala de aula.

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Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Professor titular do Instituto de Educação Matemática e Científica

Rubens Matheus Santos Marques, Universidade Federal da Pará

Estudante de Pós graduação em Educação Matemática

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

MENDES, I. A.; MARQUES, R. M. S. HISTÓRIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 185–205, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9474. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9474. Acesso em: 23 abr. 2024.