FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DA I FECITBA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM ÓBIDOS-BAIXO AMAZONAS-PA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9275

Palavras-chave:

Formação continuada, Projetos de investigação, Eventos científicos.

Resumo

Neste trabalho trazemos o relato e a análise dos percursos e resultados de uma prática de formação continuada para professores da rede pública de ensino em Óbidos-PA, realizada como parte das atividades de preparação da I Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-PA (I FECITBA). As atividades envolveram a articulação interinstitucional para a divulgação do evento, a realização de atividades de formação e a mobilização das instituições de educação básica obidenses para participar da I FECITBA. Participaram dos encontros de formação 28 profissionais, incluindo docentes e técnicos de 17 instituições. Para o evento foram mobilizados 67 participantes, com apresentação de 16 projetos, dos quais 09 foram premiados com bolsas de iniciação científica do CNPq. O conjunto de ações realizadas com o coletivo de profissionais em Óbidos, além da participação do coletivo de professores e estudantes no evento indicam que os resultados alcançados favorecem a integração dos municípios da região em processos diferenciados de formação científica e contribui para a consolidação do papel social da universidade junto à comunidade regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Silva de Castro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, área de concentração Educação em CIências (2010), pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA), doutorado em Educação em Ciências e Matemática (2018), pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (UFMT) . Atua como docente da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, no Instituto de Ciências da Educação/Programa de Ciências Exatas. Tem experiência com projetos e programas institucionais voltados para a formação docente, tais como PIBID, Prodocência e Novos Talentos. Desenvolve pesquisa na área de Educação em Ciências e Matemática e atua principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino através de temas, processo de ensino e aprendizagem, currículo do ensino médio, formação inicial e continuada de professores, iniciação científica na escola básica, desenvolvimento profissional contínuo e relação entre a escola e a universidade.

Iata Anderson Ferreira de Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Licenciado em Ciências Biológicas (2008) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Ensino Interdisciplinar das Ciências e do Meio Ambiente - INTERCIÊNCIAS (2013) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Mestrado em Educação (2015) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Possuo experiência como Tutor Presencial no Curso de Licenciatura em Biologia - Modalidade à Distância, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Tenho experiência no Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI / Programa Jovem do Futuro - PJF, como Professor-Articulador. Atuei na elaboração do ProEMI da EEE Médio São José (2017) e, na elaboração da Proposta de Flexibilização Curricular - PFC da E.E.E. Médio São José (2019). Desenvolvi atividades no PARFOR/UFOPA e também na Especialização da Escola de Gestores - ICED/UFOPA. Atualmente é Professor Classe I - SEDUC/PA. Atualmente é Doutorando em Educação na Amazônia na Rede Educanorte - Associação Plena em Rede, polo Ufopa. Programa de Pós-Graduação na Amazônia (PGEDA - Turma 2020).

Rosália Campos Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Óbidos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004).Pós-graduada em Docência na Educação Infantil pela UFPA(2014). Atualmente é coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação-Óbidos/PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Referências

BARCELOS, N. N. S.; JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da Feira de Ciências “Vida em Sociedade” se concretiza. Revista Ciências e Educação, v. 16, n.1, 2010. (p. 215-233).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica: Fenaceb, Brasília: MEC/SEB, 2006.

DEL PRETTE, A; DEL PRETTE, Z.A.O. Competência social e habilidades sociais; manual teórico - prático. Petrópolis-RJ. Editora Vozes, 2017.

FARIAS, L.N. Feiras de Ciências como oportunidades de (re) construção do conhecimento pela pesquisa. Belém, NPADC/UFPA, 2006 (dissertação de mestrado).

FARIAS, L. N; GONÇALVES, T. V. O. Feiras de Ciências como oportunidade de (Re)Construção do Conhecimento pela Pesquisa. VIII ENPEC, 2011.

FIGUEIREDO, N. G.. A sustentabilidade de um Centro de Ciências no interior da Amazônia: o CPADC de Santarém-Pará. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, SP, 2016.

FILHO, I. L. Prefácio. In. RIBEIRO. F. A. S. Como organizar uma feira de Ciências. Natal: infinita imagem, 2015.

GOUW, A. M. S.; BIZZO, N. M. V. A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 60, p. 277-292, abr./jun. 2016.

GONÇALVES, T. V. O. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: Marcas da diferença. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Campinas, SP, 2000.

______. Educação Em Ciências e Comunidade: Investigando a construção de saberes em ensaios de professores na Amazônia Brasileira, Acerca De Uma Prática Docente Diferenciada. Revista da ABRAPEC, 2004.

______. NEVES, S. R. G. Feiras de Ciências. São Paulo: Revista do Ensino de Ciências, nº 24, 1989.

HARTMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Disponível em: <http://www.foco.fae.ufmg.br/pdfs/178.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2019.

MANCUSO, R.A. FEIRAS DE CIÊNCIAS: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo: Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias. ISSN-e 1515-7458, Nº 6, abril 2000.

PAVÃO A.C. Feiras de ciências: revolução pedagógica. Recife: Espaço Ciência. 2004.

RIBEIRO, F. A. S. Como organizar uma Feira de Ciências. Natal: Infinita imagem, 2015.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

CASTRO, C. S. de; ARAÚJO, I. A. F. de; OLIVEIRA, R. C. FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DA I FECITBA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM ÓBIDOS-BAIXO AMAZONAS-PA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 176–192, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9275. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9275. Acesso em: 19 abr. 2024.