A CONCEPÇÃO DE SAÚDE-DOENÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9271

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Séries Iniciais, PCN/BNCC, Saúde-Doença.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a concepção de saúde-doença inserida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico e documental em que se buscou reconstruir a historicidade do tema, numa perspectiva teórica a partir de documentos de referência e literaturas da temática em questão, com ênfase na versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) em paralelo às discussões teóricas que tratam desse assunto. Nota-se que as concepções de saúde-doença foram sendo modificadas em decorrência das questões de saúde de sua época, considerando as necessidades da sociedade. A BNCC, quanto trata do ensino de Ciências Naturais, apresenta uma compreensão de saúde-doença de forma ampliada, considerando-a além do estado de equilíbrio do corpo como um bem individual e coletivo, sendo possível refletir o que é preciso para promover a saúde individual e coletiva. Os resultados apontam uma pequena modificação na forma de tratar educação em saúde ao mesmo tempo em que destaca a importância da discussão da temática para a promoção em saúde de forma contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glenda Gabriele Bezerra Beltrão, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA no Centro de Estudos Superiores de Parintins- CESP. Pós- Graduada em Psicopedagogia Institucional pelo Instituto de Apoio Superior do Norte- Educanorte, tendo como orgão certificador a Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz- FACIBRA/PR. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia- PPGEECC, na Universidade do Estado do Amazonas-UEA/ ENS.

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos pós-estruturais na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; fundamentos epistêmicos do ensino de ciências; narrativas emergidas do saber moderno sobre os povos indígenas e não indígenas na Amazônia. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia- UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte.

Referências

ALBUQUERQUE, C. M.; OLIVEIRA, C. P. Saúde e Doença: Significações e perspectivas em mudança. 2002. Disponível em: . Acesso em: 18 de junho de 2018.

BARBI, J. S. P.; NETO, J. M. A Saúde nos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise de documentos de referência. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.

BRASIL. Escolas Promotoras de Saúde: experiências no Brasil. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. p. 8. Série B. Textos Básicos de Saúde. Série Promoção da Saúde nº 6. Escolas Promotoras de Saúde: experiências no Brasil. BRASÍLIA – DF. 2007b. 152 p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/escolas_promotoras_saude_experiencias_brasil_p1.pdf >. Acesso em: 01 jun. 2015.

________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2017.

________. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997a.

________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997c.

________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclo- ciências naturais. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997c.

BRESSAN, Aline. O que a escola tem a ver com a saúde? Saúde e Educação: interfaces possíveis. In: Salto para o futuro: Saúde e Educação. ISSN 1982-0283, ano XVIII boletim 12- Agosto de 2008.

COSTA, N. F.; ASSIS, H. A. P.; ARAÚJO, C. S. O. Concepção de saúde e o currículo escolar. 2º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia. ISSN 2237-146X. Manaus, Setembro, 2012.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2010.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 6ª ed., Rio de Janeiro: Graal. 1986.

GUSMÃO. Marcelo Paranhos de. A Promoção de Saúde através de um trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental a distância: um exemplo amazônico. Dissertação (Mestrado). MANAUS: UEA/ Escola Normal Superior, 2009.

HELMAN, Cecil G. Cultura, saúde e doença. Tradução Ane Rose Bolner. – 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LEVY, S. N. et al. Educação em Saúde: histórico, conceitos e propostas. 10ª Conferência Nacional de Saúde; 2 a 6 de setembro de 1996; Brasília. Brasília: 1996. Disponível em: <http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3504/material/Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Sa%C3%BAde.htm >. Acesso em: 14 dez. 2018.

MOHR, A. A natureza da Educação em Saúde no Ensino Fundamental e os professores de Ciências. Tese (doutorado). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. 410f.

PELICIONI, M. C. F; TORRES, A. L. A Escola Promotora de Saúde. São Paulo: USP /FSP/HSP, 1999.

SANTIAGO, Letícia Alessandra. A abordagem da saúde no Ensino Fundamental ll: uma prática possível? Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letras, 2017.

SANTOS, Marcelli Evans Telles dos. Tema Transversal Saúde nos Anos Iniciais da Educação Básica: um estudo em escolas com baixo IDEB. Dissertação do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS, 2014.

SCHALL, Virgínia T; STRUCHINER. Miriam. Educação em saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública online, Rio de Janeiro, v. 15, suppl. 2, p. S4-S6, 1999.

SEGRE, M.; FERRAZ, F. C. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública, v.31, n.5, p. 538-542, 1997.

SOUZA, E. M.; GRUNDY, E. Promoção da saúde, epidemiologia social e capital social: inter-relações e perspectivas para a saúde pública. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, n. 5, p. 1. 345-1360, 2004.

TAVARES, Cristiane Farias. Saúde na Escola: concepção sobre o tema saúde dos alunos de ensino médio nas escolas públicas estaduais da região Central do Município de Manaus Amazonas. Universidade do Estado do Amazonas- UEA, 2010.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

BELTRÃO, G. G. B.; AGUIAR, J. V. de S. A CONCEPÇÃO DE SAÚDE-DOENÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 56–73, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9271. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9271. Acesso em: 29 mar. 2024.