VESTÍGIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO: OS PROGRAMAS DE ENSINO PRIMÁRIO DE 1962

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9255

Palavras-chave:

Programas de ensino, Formação de Professores, Ensino Primário.

Resumo

Este artigo refere-se à pesquisa de Mestrado em andamento e tem como objeto de estudo a formação docente e os Programas de ensino da escola primária de 1962. Tem como objetivo compreender o processo de formação de professores, as instruções dos Programas de ensino que orientavam o trabalho pedagógico e conhecer os saberes elementares necessários para o ensino de Matemática. A metodologia ancora-se na abordagem histórico cultural e tem como fontes de pesquisa os Programas de Ensino Primário do Estado de Mato Grosso de 1962 e depoimentos de protagonistas da época, contribuindo para a historiografia da Educação Matemática de outros tempos. Os dados revelam o currículo de Matemática e demais disciplinas que deveriam ser ensinadas nas escolas públicas primárias e as situações didáticas de ensino que deveriam ser planejadas e executadas pelo professor em sala de aula. Outro destaque são os depoimentos de professoras normalistas sobre os Cursos de Treinamentos, considerados essenciais para a formação de professores primários que lecionaram nas escolas públicas primárias mato-grossenses na década de 60.

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Biografia do Autor

Josélia de Souza Soares Ferreira, Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades Unidas do Vale do Araguaia- UNIVAR em (2002), graduação em Matemática pela UFMT em (2016), especialização em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Várzea Grande- FIVE em (2005). Mestranda na Universidade de Cuiabá. Atua como professora dos Anos Iniciais a 18 anos. Atuou como Professora formadora na área de Alfabetização do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação /CEFAPRO de Barra do Garças /MT( 2015-2018). Foi professora do PACTO- Programa de Alfabetização da Idade Certa, dos professores da rede estadual de Barra do Garças de 2017/2018. É professora dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso/SEDUC. 

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994). Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUCPR, na linha de pesquisa: História e Políticas da Educação, concluído no ano de 2010 e Mestre em Educação pela UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências (2006). Vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), desde 2007. Especialista em Didática e Avaliação Educacional / UFMT (2000). Professora aposentada da Educação Básica em 2019, tenho vasta experiência na área de Gestão Escolar como Coordenadora Pedagógica. Atualmente é docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação Stricto sensu do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá.

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

FERREIRA, J. de S. S.; ALMEIDA, L. I. M. V. de. VESTÍGIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO: OS PROGRAMAS DE ENSINO PRIMÁRIO DE 1962. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 340–361, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9255. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9255. Acesso em: 19 abr. 2024.