A ALDEIA E O URBANO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO: QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9172

Palavras-chave:

Minorias, Pós-modernidade, Urbanidade moral, Grupos socioculturais.

Resumo

Este artigo pretende discutir as mazelas causadas pela pós-modernidade alimentadas pela globalização e a dominação do sistema capitalista dentro do contexto das minorias inseridas nas cidades, em especial aos indígenas. O foco da pesquisa priorizou contextualizar a identidade e liberdade dos indígenas e compreender a intensidade das interações humanas na realidade das esferas sociais, econômicas e políticas. Dentre outros autores, como linha mestra para o embasamento teórico, foram analisadas as premissas sobre o liberalismo e liberdade humana contidos nos estudos de Weber (1974), a identidade coletiva comentada em Sennett (1988), a vulnerabilidade da população em Safatle (2015), a desigualdade social de Piketty (2015) e os aspectos da diferença cultural nos estudos de Bauman (1998 e 2013). Conclui-se, nesta investigação que o momento histórico do qual pertencemos, configura-se fluido e tenso, que tendências opostas à individualidade e à globalidade se manifestam na dimensão local, e os atores engajados a estas novas interpretações, anseiam por estabelecer um novo corpus teórico capaz de instrumentalizar novas pesquisas e análises.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evaristo Giovannetti Netto, Universidade Católica de São Paulo.

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1974), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1998). Atualmente é Professor Titular do Unicentro Belas Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas:Politica, Intelectuais.

 

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Waldir José Gaspar, Universitário Belas Artes de São Paulo

Possui graduação em Tecnologia em obras de solos pela Universidade Estadual de Campinas (1978), graduação em Engenharia de Operações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1980), graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia São Paulo (1983), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2000), especialização em geoprocessamento pela Universidade Estadual Campinas (2002), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006), pós-doutorado em Antropologia, Arqueologia e Arte Indígena pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2012) e graduação em Técnico em Eletrônica pelo Instituto Monitor (2019). Professor colaborador - tempo parcial - Núcleo de Pós-graduação em Geoprocessamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica em Educação UFMT/UFPA/UEA, professor credenciado na pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; professor titular na graduação Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Design de Produto do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, sistemas estruturais, infraestrutura urbana, educação ambiental e meio ambiente, ecologia humana, ciência cultura e arte dos povos indígenas, geoprocessamento e materiais de construção

Morane Almeida de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre

Morane Almeida de Oliveira, natural de Rio Branco, é mestre em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2017) e licenciado em matemática (1996) pela mesma instituição. Desde 2010, atua como professor de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre. A partir de 2004 é convidado para realizar sua primeira experiência na educação indígena pela organização não-governamental Comissão Pró-Índio do Acre, onde é consultor convidado na área de educação matemática. Foi professor e consultor técnico no Ensino Básico das redes Estadual e Municipal de educação do estado do Acre (1998-2010), atuando de forma efetiva na educação de surdos e na educação de jovens e adultos. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em etnomatemática. Atuando nas temáticas: Ensino Aprendizagem na Educação Indígena, Currículo de Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Minima Moralia: Reflexões a Partir de Uma Vida Danificada. São Paulo: Ática, 1993.

ANDERSON, Nels. Sociologia de La Comunidad Urbana: una Perspectiva Mundial. México: Fondo de Cultura Economica, 1993.

AUGÉ, Marc. Para onde foi o futuro? Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas, SP: Papirus, 2012. 121 p. ISBN 978-85-308-0953-9.

AUGÉ, Marc. Por uma antropologia da mobilidade. Tradução de Bruno César Cavalcanti, Rachel Rocha de A. Barros. Revisão de Maria Stela Torres B. Lameiras. Maceió: UNESP: Edufal, 2010. 109 p. ISBN 978-85-393-0059-4.

AUGÉ, Marc. Por uma antropologia dos mundos contemporâneos. Tradução de Clarissa Meirelles, Leneide Duarte. Rio de Janeiro: Bertrand, 1997. 190 p. ISBN 85-286-0620-1.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013. 111 p. ISBN 978-85-378-1121-4.

BAUMAN, Zygmunt. Mal-estar da pós-modernidade. Tradução de Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. 276 p. ISBN 85-7110-464-6.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, DF: MEC, 1998.

CIORAN, Emil Mihai. O Livro das Ilusões. Tradução José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

CANCLINI, Néstor García. Imaginários Culturais da Cidade: Conhecimento/ Espetáculo / Desconhecimento. In: COELHO, Teixeira (org.). A Cultura pela Cidade. São Paulo: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008.

GASPAR, Waldir José. Se ninguém me perguntar eu sei, mas quando me perguntam... In: JANUÁRIO, Elias e SELLERI SILVA, Fernando (org.). Caderno de Educação Escolar Indígena. v.7, n.1.p.71-87, Barra do Bugres: UNEMAT, 2009. 135 p. ISSN 16770277.

LEFEBVRE, Henri. El Derecho a la ciudad. 4. ed. Barcelona: Península, 1978. 169 p. ISBN 8429709169.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 208 p. ISBN 978-85-359-1797-0.

PIKETTY, Thomas. A economia da desigualdade. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Intrinseca, 2015. 142 p. ISBN 978-85-8057-648-1.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2015. 358 p. ISBN 978-85-260-2225-6.

SAFATLE, Vladimir. O Circuito dos Afetos. Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Cosacnaify, 2015. ISBN 9788540509603

SENNETT, Richard. Declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Tradução de Lygia Araújo Watanabe. São Paulo: Cia. das Letras, 1988. 447 p. ISBN 8585095814.

TOYNBEE, Arnold Joseph. O Desafio de Nosso Tempo. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Obra prefaciada por GERTH, Hans H.; MILLS, Charles Wright (org.). Tradução de Waltensir Dutra. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. 530 p.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

NETTO, E. G.; GASPAR, W. J.; OLIVEIRA, M. A. de. A ALDEIA E O URBANO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO: QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 277–296, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9172. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9172. Acesso em: 19 abr. 2024.