RESTRIÇÕES ARITMÉTICAS NA MULTIPLICAÇÃO E NA DIVISÃO ENVOLVENDO O ZERO: REFLEXÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.8957

Palavras-chave:

Aritmética, Número Zero, Formação inicial, Percepções de estudantes.

Resumo

Este artigo objetiva investigar a compreensão de futuros docentes de um curso de Licenciatura em Matemática sobre as restrições operatórias na multiplicação e divisão nas quais o zero está envolvido. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis possíveis formandos de um curso de Licenciatura em Matemática, localizado no Estado da Bahia. Metodologicamente, este trabalho insere-se na perspectiva qualitativa. Constatou-se, após a análise dos dados, que os licenciandos em Matemática em fase final do curso apresentam dificuldades de explicar determinados “porquês” sobre as restrições aritméticas do zero nas operações da multiplicação e divisão. Vê-se, assim, que há a necessidade de o futuro professor de Matemática melhor explorar e se apropriar desse conhecimento, ainda na formação inicial, dada a sua importância no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e matemática - PPGCEM, UESC. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, UNINTER (2017). Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio, UESB (2017). Graduado em Licenciatura em Matemática, UFRB (2015). Formado em Ensino Médio pelo CEFET (2008). Exerce a função de técnico pedagógico na SEDUC/Taperoá-BA e de professor na FAZAG (desde 2017). Atuou como professor do Ensino Fundamental dos Anos Finais no CEAG (2015 /18), no EMEF São Brás (2017) e no EMEF Matias Nascimento (2018), bem como no Ensimo Médio nas oficinas de Práticas Experimentais em Ciência da Natureza e Introdução a Lógica de Programação pelo Programa PROEMI, no Colégio Rômulo Galvão (2015). Atuou como coordenador na Formação de docentes/discentes (do 5° e 9° ano) para a Prova Brasil em Taperoá-BA (2017) e formador de um curso com professores de matemática de Taperoá-BA, vinculado ao IFBA (2019). Participou do programa PET (2014/15), monitor do componente curricular Introdução ao Cálculo na UFRB (2014) e na UPT (2014) como professor de Matemática e Física.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores, Amargosa, Bahia. Também atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM_UESC). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Recôncavo da Bahia (GPEMAR), membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC) e faz parte dos Grupos de Trabalho sobre Currículo e Educação Matemática (GT3) e História da Matemática e Cultura (GT5) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Linha de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Tendências da Educação Matemática, em especial Modelagem na Educação e Etnomatemática.

Referências

BARBOSA, E. P. Os Por Quês Matemáticos dos Alunos na Formação dos Professores. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - CIAEM, 13., 2011, Recife. Anais... Recife, 2011. p. 1-12. Disponível em:<http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/files/conferences/1/schedConfs/1/papers/611/public/611-9763-1-PB.pdf >. Acesso em: 21 mar. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 22 de março de 2017.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto, 2010.

CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Fotogravura Nacional, 1951.

DOMINGUES, H. Fundamentos da Matemática. São Paulo: Atual, 1991.

EVES, H. Introdução à história da matemática. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1996.

GERDES, P. Sobre a origem histórica do conceito de número. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, 4 (Especial 1), pp. 35-50, 2004.

GUIMARÃES, F. O Sentido do Zero. Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática – São Paulo PUCSP, 2008. Disponível em: <http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp056323.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2019.

GUNDLACH, B. H. Tópicos de história da matemática – para uso em sala de aula – Números e numerais e Computação. Atual, 1994. Vol. I.

IFRAH, G. História universal dos algarismos: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

______. Os números: A história de uma grande invenção. 9 ed. São Paulo: Globo, 2001.

IMENES, L. M; LELLIS, M. Os números na história da civilização. São Paulo: Scipione, 2006.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

______. Os “por quês” matemáticos dos alunos e as respostas dos professores. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, v. 4, pp. 73-77, 1993.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MONACO, N. I. Matemática e História “El número cero” LA NADA MATEMÁTICA? Buenos Aires, 2009.

PADRÃO, D. L. A origem do Zero. Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática – São Paulo PUCSP, 2008. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=119790>. Acesso 15 abr. 2019.

PONTE, João Pedro da. A vertente profissional da formação inicial de professores de matemática. Revista da Sociedade Brasileira de Educação, São Paulo, ed. Especial, nº 11A, pp. 3-8, 2002.

QUEIROZ, Simone M. Paralelo entre a história da constituição do zero como número e as dificuldades de alunos em operarem com ele. 2012. Comunicação, SIPEMAT [Mimeo].

SALVADOR, C. M. A.; NACARATO, A. M. Sentidos atribuídos ao zero por alunos da 6ª série. 2003.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.

SILVA, R. S. A formação inicial e os conceitos sobre dois temas controversos na prática do professor de matemática: indeterminação e divisão por zero. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis:

Vozes, 2014.

Publicado

2020-07-21

Como Citar

EÇA, J. L. M. de; MADRUGA, Z. E. de F. RESTRIÇÕES ARITMÉTICAS NA MULTIPLICAÇÃO E NA DIVISÃO ENVOLVENDO O ZERO: REFLEXÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 235–255, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.8957. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8957. Acesso em: 16 abr. 2024.