REFERENCIAIS EPISTEMOLÓGICOS DAS PESQUISAS SOBRE SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p62-90.i8557

Palavras-chave:

Estado da Arte, Saberes docentes, Professores de Física, Epistemologia

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de um estudo exploratório sobre as pesquisas realizadas abordando a temática dos saberes docentes dos professores de Física e teve como objetivo geral fazer um levantamento das correntes epistemológicas que guiaram tais pesquisas. O estudo se deu por meio da análise de artigos publicados em periódicos brasileiros e estrangeiros e de teses defendidas em programas de doutoramento no Brasil, no período compreendido entre 2007 e 2017. O levantamento foi realizado em publicações classificadas como Qualis A1 ou A2 pela CAPES. Em linhas gerais obtivemos que 51% das pesquisas analisadas não faz menção direta à epistemologia a qual se filia, 33 % adota a Epistemologia da Prática, de Maurice Tardif e 15% adotam outras epistemologias. Constatamos, também, uma supremacia no número de artigos brasileiros em comparação aos estrangeiros.

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Biografia do Autor

José Eugênio Brum da Rosa, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestre em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em andamento pela Universidade Federal do Mato Grosso. Possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Roraima (2009) com registro na Ordem dos Advogados do Brasil. É professor adjunto IV do Departamento de Física da Universidade Federal de Roraima estando vinculado a esta desde 1993. Além das atividades docentes, ocupou o cargo de chefe do departamento de Física, foi presidente da Comissão Permanente de Vestibular, diretor do Departamento de Registro Acadêmico, diretor de Departamento de Interiorização da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Gerente de Núcleo da Fundação Ajuri de Apoio à UFRR e coordenador de área do PIBID. É coordenador Institucional do COMFOR/UFRR e Coordenador do Curso de Licenciatura em Física da UFRR. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática de Roraima (GEPECIM). 

Elizângela da Silva Barbosa Ramos, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC (2020). É professora adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima

Josefina Diosdada Barrera Kalhil, Universidade Estadual do Amazonas

Doutora em Ciências Pedagógicas ( Educação) pela Universidade da Havana (2003). Mestra em Ciências da Educação Superior - Universidade de Matanzas, Cuba (1998). Homologado pela Universidade Federal da Bahia, com o número 341, no Livro de Registro 37-B com o número 2278. Possui graduação em Licenciatura em Física (1979), em Matanzas, Cuba . Mais de 15 especializações em diferentes áreas de Ensino de Física e Pedagogia. Trabalha como Professora na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Manaus, Brasil. É professora do Curso de Mestrado acadêmico l em Ensino de Ciências na Amazônia e coordenadora do polo Amazonas do doutorado em Rede de Educação em Ciências e Matemática ( REAMEC) . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral e Aplicada nos Cursos de Licenciatura e Engenharia . Atuando também nos seguintes áreas: Didática, Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica, entre outras. Orientou mais de 18 teses de Mestrado e 8 de Doutorado. Ministrou cursos de pós-graduação em diferentes países, entre eles Brasil , México e Bolívia . Publicou mais de 5 livros no Brasil e 2 em Cuba . Participou em mais de 37 Congressos Internacionais e em 12 deles como Convidada Especial. É especialista em Formação de Habilidades de Pesquisa no Ensino Superior.. É membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Latin American Journal of Physics Education de México e revisora das revistas Ciência e Educação, ensino de física de Brasil e de RBEP Pertence ao colegiado do doutorado a distância do Instituto politecnico nacional de México, IPN. Membro do comitê organizador do XIX Simpósio nacional de ensino de Física , da conferencia Lasera. Professora associada da Universidade do Estado de Amazonas -UEA Coordenadora e Docente do Doutorado em redes de Ensino de Ciências da Amazônia do polo Manaus. Membro Sociedade Brasileira de Física na categoria de sócio(a) Efetivo, matrícula nº 23703. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais .

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

ROSA, J. E. B. da; RAMOS, E. da S. B.; KALHIL, J. D. B. REFERENCIAIS EPISTEMOLÓGICOS DAS PESQUISAS SOBRE SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE FÍSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 2, p. 62–90, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p62-90.i8557. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8557. Acesso em: 24 abr. 2024.