EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM COMPARATIVO ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p109-126.i8504

Palavras-chave:

EDUCAÇAO FINANCEIRA

Resumo

A Educação Financeira é um tema pouco explorado no Brasil. Evidência disso é que uma quantidade significativa de pessoas não teve acesso à Educação Financeira no seu processo de formação e não possui o hábito de realizar planejamento financeiro. Como consequência, muitos brasileiros convivem com problemas relacionados a finanças. A partir desse contexto, o artigo apresenta um embasamento teórico sobre o tema e o resultado de uma investigação, com estudantes de ensino médio, sobre planejamento orçamentário, orçamento doméstico, hábito de poupar, entre outros, na qual as respostas fornecidas pelos estudantes de duas escolas públicas e duas privadas são comparadas. Os resultados da pesquisa mostram que os estudantes se comportam de forma semelhante. Pode-se ainda concluir que não utilizam os conceitos de Educação Financeira no seu dia a dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosangela Ramon, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Matemática pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004), especialização em Matemática - Formação de professor - pela UFSC e mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência em educação presencial e a distância. Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Xanxerê, atuando nos cursos Técnicos Integrados e na Engenharia Mecânica. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias e Práticas Pedagógicas.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em: 20 mai. 2019.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Brasil: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira, 2010. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pre/pef./port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.

CERBASI, Gustavo. Pais inteligentes enriquecem seus filhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

CHEROBIM, Ana Paula Mussiszabo. ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci. Finanças pessoais: conhecer para enriquecer. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

D’AQUINO. Cássia. Educação financeira: como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DOMINGOS, Reinaldo. Ter dinheiro não tem segredo: educação financeira para jovens. São Paulo: DSOP, 2011.

FERREIRA, Ricardo. Educação financeira das crianças e adolescentes. Portugal, Lisboa: Escolar Editora, 2013.

MARTINS, José Pio. Educação financeira ao alcance de todos. São Paulo: Editora C Fundamento Educacional, 2004.

MODERNELL, Álvaro. Afinal, o que é educação financeira? 2012. Disponível em: < http://www.maisativos.com.br/site/artigo-afinal-o-que-e-educacao-financeira/> Acesso em: abril, 2018.

PESSOA, C. A. S.; MUNIZ I. Jr.; KISTEMANN, M. A. Jr. Cenários sobre educação financeira escolar: entrelaçamentos entre a pesquisa, o currículo e a sala de aula de Matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, Pernambuco, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2018.

KIYOSAKI, R. Pai Rico, Pai Pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. Rio de Janeiro: Campos, 60 ed., 2000.

SECCO, R. L.: "Importância da educação financeira na infância: uma revisão de literatura", em Observatorio de la Economía Latinoamericana, Número 203, 2014. Disponível em http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/14/educacion-financiera.hmtl.

TEIXEIRA, J. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e Matemática Financeira. 2015. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

Publicado

2019-08-01

Como Citar

RAMON, R.; TREVISAN, E. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM COMPARATIVO ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 2, p. 109–126, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p109-126.i8504. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8504. Acesso em: 25 abr. 2024.