A CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO NO MICROSOFT EXCEL COMO FERRAMENTA MEDIADORA DO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NA UNIDADE ESCOLAR PROFESSOR ABELARDO PEREIRA, EM BREJO DO PIAUÍ

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.8155

Palavras-chave:

Construcionismo, Computador, Aplicativo, Funções trigonométricas, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este trabalho, origina-se de uma dissertação de mestrado e fundamenta-se no construcionismo de Seymour Papert (1928-2016), e descreve a construção e utilização de um aplicativo denominado e-trigonoplan, que utiliza a estrutura e os recursos do Microsoft Excel com vistas à aprendizagem de funções trigonométricas pelos alunos da Unidade Escolar Prof. Abelardo Pereira, em Brejo do Piauí-PI. Objetivou-se investigar as contribuições da construção desse aplicativo para o ensino-aprendizagem de funções trigonométricas pelos alunos da 2ª série do ensino médio na escola supracitada. Elencaram-se como objetivos específicos: verificar os conhecimentos dos estudantes em relação às funções trigonométricas; construir, com os alunos, a planilha-aplicativo para o ensino-aprendizagem de funções trigonométricas; verificar os aspectos que contribuem e as dificuldades encontradas na construção da planilha-aplicativo na aprendizagem de funções trigonométricas pelos estudantes. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo, de natureza básica, exploratória e descritiva, mediante abordagem qualitativa. Os resultados apontam um caminho promissor quanto o uso do aplicativo e-trigonoplan.

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Biografia do Autor

Ronildo Cavalcante da Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO PIAUÍ-IFPI

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Programus (2010), graduação em BACHARELADO EM TEOLOGIA pela FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ (2010), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2014) e mestrado profissional em Matematica pelo Instituto Federal do Piauí (2019). Atualmente é professor da PREFEITURA MUNICIPAL DE CANTO DO BURITI e professor da PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJO DO PIAUÍ.

Egnilson Miranda de Moura, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (1995), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é coordenador das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas publicas - OBMEP, com atuação desde o ano de 2007 e também atua na qualidade de Orientador e ministra aulas em colaboração no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFPI, Campus Floriano e Professor Titular do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Piauí, com lotação no Colégio Técnico de Bom Jesus - CTBJ tendo atuação desde o ano de 2006. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática do Ensino Técnico, sistema não lineares e simulação computacional em corpos poros. 

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

SILVA, R. C. da; MOURA, E. M. de. A CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO NO MICROSOFT EXCEL COMO FERRAMENTA MEDIADORA DO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NA UNIDADE ESCOLAR PROFESSOR ABELARDO PEREIRA, EM BREJO DO PIAUÍ. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 135–151, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.8155. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8155. Acesso em: 19 abr. 2024.