UM ENSAIO PARA O ESTADO DA ARTE: HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA FÍSICA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p171-195.i8039

Palavras-chave:

Estado da Arte, História da Ciência, Ensino-Aprendizagem, Física

Resumo

As pesquisas de Estado da Arte são fundamentais para os pesquisadores que buscam conhecer mais sobre o tema de pesquisa e em que dimensões se encontram o estado do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é mostrar um panorama de como estar o desenvolvimento das pesquisas sobre a História da Ciência no Processo de Ensino-Aprendizagem da Física. Logo, para este estudo fizemos uma demarcação dos últimos dez anos, 2009 a 2018, no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e nos resultados dessa busca mostramos a distribuição anual das 66 Dissertações, 16 Teses, como também os títulos das Instituições de Ensino onde estão sendo desenvolvidas, trazendo assim algumas considerações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juciene Teixeira de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Mestre no Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. graduanda em licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Amazonas. Licenciada em Física pela Escola Superior de Tecnologia (EST) - Universidade do Estado Do Amazonas. Pós - graduada em ensino de Física e Matemática no Centro Universitário do Sul de Minas. Possui graduação em Turismo Ecológico pela Universidade do Estado do Amazonas (2011). Membro do Grupo de pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia- AIECAM-UEA.

Sandra de Oliveira Botelho, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2005), especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). Mestra do Curso Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas ( 2020). Professora de Ciências do ensino fundamental II - Secretária Municipal de Educação -SEMED e da Secretária de Estado da Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC. Membro do Grupo de Pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia - AIECAM- UEA.

Tânia Maria Cortez de Medeiros, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2006). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação.

Rosangela Carmelo da Silva Rivera, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988) e graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (1993) e Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá/MG (1993). Mestra do Curso Mestrado Acadêmico em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2020). Atualmente é secretária acadêmica da ENS/UEA, atuando principalmente nos seguintes temas: graduação, ensino de graduação, avaliação, educação e currículos. 

Referências

AMARAL, E. A. Gravitação Também é Cultura no Ensino Médio? Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) Instituto de Física da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018. Disponível em:https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 03 mar. de 2019.

AMORIM, M. A.Efeito fotoelétrico e sua história: recurso didático à luz da epistemologia de Thomas Kuhn. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRRE, Recife, 2012. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 03 mar. de 2019.

BISCAINO, A. O Enfoque Histórico-Filosófico da Ciência no ensino e na formação inicial de professores de física: estudo de caso com licenciandos em situação de estágio de docência. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2012. Disponível em https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/27774. Acesso em: 15 mar. de 2019.

BORGES, J. C. F. Formação de professores na área de ciências da natureza - análise de uma prática reflexiva no estágio supervisionado. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bauru, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102042 Acesso em: 07 jan. de 2019.

BOSS, S. L. B. Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de Subsunçores. Mestrado (Educação para a Ciência) Faculdade de Ciências, UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Bauru, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90852 Acesso em: 15 jan. de 2019.

BRASIL, 2019, Catálogo de teses e disserções da capes. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 02 jan. de 2019.

BUENO, M. C. F.Os textos originais para ensinar conceitos de mecânica. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de IF/FE – USP, São Paulo, 2009. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 03 mar. de 2019.

CARVALHO, W. L. P. Cultura científica e cultura humanística: espaços, necessidades e expressões. Tese de livre docência. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Departamento de Física e Química. Ilha Solteira-SP, 2005. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 01 fev. de 2019.

CAVALCANTE, C. G. Concepções alternativas sobre a natureza da ciência no contexto da formação inicial de professores de Física do IFCE. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE – Campus Fortaleza, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5017089 Acesso em: 15 jan. de 2019.

FERREIRA, A. B. H., Mine Aurélio, o dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Padrão, 2010.

FERREIRA, N. S. DE A. As pesquisas denominadas “estado da arte.” Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto, 2002. Acesso em: 20 fev. de 2019.

FONSECA, F.A história e Filosofia da ciência e suas contribuições em uma sequência didática sobre eletromagnetismo na formação de engenheiros, 2017. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6181801 Acesso em: 20 dez. de 2018.

FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula, 2011. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?user=f9VZh34AAAAJ&hl=ptBR#d=gs_md_citad&p=&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3DptBR%26user%3Df9VZh34AAAAJ%26citation_for_view%3Df9VZh34AAAAJ%3AYOwf2qJgpHMC%26tzom%3D180. Acesso em 15 jan. de 2019.

GUÇÃO, M. F. B. História e Filosofia da Ciência na formação inicial de professores de Física: contrastes, impressões e vivências a respeito do conceito de ciência.Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Bauru, 2017. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 14 jan. de 2019.

LOPES, E. DE S. E o elétron? É onda ou é partícula? - Uma proposta para promover a ocorrência da alfabetização científica de física moderna e contemporânea em estudantes do ensino médio. Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia). Universidade de São Paulo, São Saulo. IF/FE – USP, 2013 Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 11 jan. de 2019.

MENEZES , A. P. S. História da Física aliada as tecnologias de informação e comunicação: Organizador Prévio como uma Estratégia Facilitadora da Aprendizagem Significativa de Física na Educação Básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia). Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências. Universidade do Estado do Amazonas, 2009. Disponível em: http://www.pos.uea.edu.br/data/area/titulado/download/14-2.pdf Acesso em: 03 jan. de 2019.

ORTIZ, A. J. História da Ciência e Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Relatividade na Formação de Professores de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3181497, 2014.

PORTELA, S. I. C. A formação inicial de professores e a cultura científica na educação básica: problematizando a prática docente na interface das disciplinas estágio supervisionado e história da Física. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), 2014. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1479822. Acesso em 20 fev. de 2019.

ROCHA, J. A.A compreensão da natureza da ciência a partir do estudo de radioatividade: contribuições de uma sequência de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Fundação Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão,2018. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6330688. Acesso em 20 fev. de 2019.

RODRIGUES, R. DE C. B. Jogos teatrais no estudo da construção histórica do conhecimento sobre modelos atômicos no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2012. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 11 jan. de 2019.

SANTOS, J, M. DOS. O ensino da gravitação universal de newton através da história da ciência e da argumentação: Desenvolvimento e análise de uma sequência didática. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia – UFBA. Salvador, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5048535. Acesso em 14 fev. de 2019.

SAVISKI, S. DE O. F. Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da aprendizagem significativa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2291226 . Acesso em 14 fev. de 2019.

SCHIRMER, S. B. Textos originais de cientistas e textos sobre história das ideias da ciência em uma proposta didática sobre ótica na formação inicial de professores de física. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria, UFMS- RS, 2012. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6662 Acesso em 03 jan. de 2019.

SCHMIEDECKE, W. G. A História da Ciência nacional na formação e na prática de professores de Física. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia). Universidade de São Paulo. Instituto de Física da Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4593518 .Acesso em 15 fev. de 2019.

SELINGARDI, G. Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, UEM. Maringá, 2018. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6221920 Acesso em: 03 fev. de 2019.

SOARES, J. M. S. Análise da história do efeito fotoelétrico em livros didáticos de física para graduação. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2016. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4322971 Acesso em 04 fev. de 2019.

SOBIECZIAK, S. História da física e natureza da ciência em unidades de ensino potencialmente significativas. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica ). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Florianópolis, 2017. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5760441. Acesso em:14 jan. de 2019.

TIAGO, S. F. DE S. História da ciência e formação de professores: contribuições dos recursos audiovisuais a partir da análise de filmes científicos. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Rio de Janeiro, 2017.

VIEIRA, P. C. Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino da óptica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRG. Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/103875/000934518.pdf. Acesso em:14 jan. de 2019.

Publicado

2019-05-04

Como Citar

SOUZA, J. T. de; BOTELHO, S. de O.; MEDEIROS, T. M. C. de; RIVERA, R. C. da S. UM ENSAIO PARA O ESTADO DA ARTE: HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA FÍSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 171–195, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p171-195.i8039. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8039. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)