ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA NO CENTRO DE ATIVIDADES E DESENVOLVIMENTO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Virginia Florêncio Ferreira de Alencar Nascimento, Oscar Tintorer Delgado, Patricia Florencio Ferreira de Alencar, Jardel Sousa Leite

Resumo


Este trabalho, como parte de dissertação, tem como objetivo analisar por meio da atividade de situações problema, com base na teoria de Galperin, a evolução das etapas de assimilação dos alunos, com indicativos em altas habilidades/superdotação. Para o desenvolvimento da investigação e visando a articulação teórico - metodológica, a pesquisa teve abordagem de métodos mistos. A atividade de situações problema, como atividade de estudo, assume lugar de protagonista como método científico, revelando a importância da reflexão e da prática docente no processo de ensino e aprendizagem. Os participantes foram 07 alunos que frequentam o atendimento educacional especializado, no componente curricular de Matemática, no Centro de Atividades e Desenvolvimento em Altas Habilidades/Superdotação-CADAH/S em Boa Vista-Roraima. Nesse contexto parcial, por meio de provas formativas, os resultados evidenciados foram as dificuldades dos alunos na busca da solução dos problemas envolvendo as operações fundamentais da matemática e os avanços de etapas de assimilação, na qualidade das operações e ações que os mesmos apresentaram durante o processo de aprendizagem, trazendo à tona a importância da mediação do professor de matemática, na Base Orientadora da Ação, como contribuição na melhoria do potencial dos alunos com altas habilidades/ superdotação, em resolver problemas.

Palavras-chave


Situações Problema, Atendimento Educacional Especializado, Altas Habilidades/Superdotação, operações fundamentais.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Ensino Fundamental. Brasília; MEC/SEF. 1998.

BRASIL, Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. 2009.

FREITAS, Soraia Napoleão, Peréz, Suzana Graciela. Altas Habilidades/Superdotação: atendimento especializado.2ª edição. Marília. Editora: ABPEE, 2012.

GUENTHER. Zenita Cunha. Crianças dotadas e talentosas.... Não as deixe esperar mais! Rio de Janeiro: LTC, 2012.

MAJMUTOV, M.I. La Enseñanza Problémica. Playa – Ciudad de la Habana, Editorial Pueblo y Educación, 1983.

MENDOZA, Héctor J. G. Estudio del efecto del sistema de acciones en el proceso de aprendizaje de los alumnos en la actividad de situaciones problemas en Matemática, en la asignatura de Álgebra Lineal, en el contexto de la Facultad Actual de la Amazonia, 2009. 269 f. Teses (Doctorado em Psicopedagogía) - Facultad de Humanidad y Ciencia en la Educación. Universidad de Jaén, Jaén, 2009.

MENDOZA, Héctor J.G. e TINTORER, Oscar Delgado a contribuição de Galperin na avaliação de provas de lápis e papel de sistemas de equações lineares. Boa Vista, 2010.

MENDOZA, Héctor J.G. e TINTORER, Oscar Delgado. Evolução da Teoria Histórico Cultural, de Vygotsky à Teoria de Formação por etapas das ações mentais de Galperin. In: Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências. UFRR, 2016.v1.p355-381.

NÚÑES, Isauro Beltrán e PACHECO, Otmara Gonzales. Formação de conceitos segundo a teoria de Assimilação de Galperin. Tradução: CORSI, Áurea Maria. Caderno de Pesquisas, n 105, p. 92-109, Nov./1998.

SAMPIERI, Roberto Hernández, CALLADO, C.F. e LUCIO. Maria del P. B. trad: Daisy Vaz de Moraes. Metodologia de Pesquisa. 5ª edição Porto Alegre. 2013.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez,2006.

TALÍZINA, N. Psicologia de la Enseñanza. Moscou: Editorial Progreso, 1988.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva, Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação . SãoPaulo: Atlas, 1987.

VIGOTSKI, L.V. Imaginação e criação na infância. Ensaios comentados’ tradução Zoia Prestes. São Paulo:Ática.2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p106-124.i7872

Apontamentos

  • Não há apontamentos.