CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA TURMA DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p288-311.i7865

Palavras-chave:

Geogebra, Ensino e Aprendizagem, Ensino Médio, Geometria Analítica.

Resumo

O presente trabalho destaca o uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem em Geometria Analítica. Buscamos investigar sobre a seguinte questão: que contribuições a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio? Nesse sentido, objetivamos analisar as contribuições que a utilização do software Geogebra proporciona ao processo de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica em uma turma da 3ª série do Ensino Médio. Esta investigação se constitui como uma pesquisa qualitativa exploratória e de campo, uma vez que foi desenvolvida junto a um grupo de 23 discentes do Ensino Médio Integrado ao Meio Ambiente do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Porto Nacional. Para tanto, desenvolvemos um questionário ao final das aulas com os discentes no intuito de coletar as informações necessárias para podermos analisar as possíveis contribuições do uso do software Geogebra no processo de ensino e aprendizagem dos participantes. A pesquisa evidenciou que o software Geogebra contribui para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem de matemática em aspectos didáticos e pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Albano Dias Pereira Filho, Instituto Federal do Tocantins Campus Porto Nacional

Licenciando em Matemática pelo Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP-ULBRA (2004). Especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins UFT (2006). Especialização em Avaliação Escolar em Matemática pela Fundação Cesgranrio (2009). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA de Canoas (2012). Doutorado em Educação Matemática Pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2018). Professor de Matemática no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, Professor de Matemática e Estatísticas no Curso de Licenciatura em Computação e Professor de Estatística Aplicada no Curso Superior de Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Porto.

Saulo Carvalho de Souza Timóteo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Porto Nacional

Mestre em Matematica pela Universidade Federal do Tocantins (2018). Licenciado em Matemática pela Universidade do Tocantins (2011). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração em Educação Matemática (PPGECM/UFPA). Graduado em Licenciatura em Matemática (UFT-Araguaína). Durante a graduação foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), monitor nas disciplinas de Geometria Espacial e Matemática Básica II, bolsista do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiras Santander Universidades na Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é Professor Assistente B2 da UFT lotado no Curso de Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). Foi professor formador no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenador de Tutores do Curso EaD de Matemática da UAB/UFT. Coordenou o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT-Arraias). Foi vice-coordenador da Especialização em Educação Matemática (UFT-Arraias). Foi Coordenador de Área do Subprojeto do PIBID - Licenciatura em Matemática (UFT-Arraias). É membro das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Editor Associado da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR-UFT-Arraias). Membro de conselho editorial e avaliador de 15 periódicos na área de Educação Matemática. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Laboratório de Educação Matemática, Didática da Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM), Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, Elaboração de Sequências Didáticas Investigativas, Saberes e Conhecimentos Profissionais.

Tiago Soares dos Reis, Instituto Federal de Educação

Tiago concluiu, em 2015, o doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estudos em Transmatemática. Concluiu, em 2012, o mestrado em Matemática pela UFRJ, com estudos em Operadores Hipercíclicos e concluiu, em 2008, a Licenciatura em Matemática também pela UFRJ. Durante o ano de 2009, lecionou, como professor substituto, no ensino superior da UFRJ e deu tutoria na pós-graduação à distância da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona, desde 2010, no ensino superior e no ensino técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente faz pesquisa em Transmatemática. 

Referências

ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: Análise de uma experiência. 2005. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

BITTAR, Marilena. Informática na educação e formação de professores no Brasil. Série Estudos: Periódicos do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande: n. 10, p. 91-105, dez.2000.

BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização de Pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Terceiro e quarto ciclos. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. Reflexões sobre tecnologia e Mediação Pedagógica na Formação do Professor de Matemática. In: BELINE, Willian Beline; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da. (Orgs.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010.

D’AMBRÓSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II, v. 2, p. 15–19, 1989.

D’AMBRÓSIO, U.; BARROS, J. P. D. de. Computadores, Escola e Sociedade. São Paulo: Editora Scipione, 1990

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 175 p.

HOHENWARTER, Markus; JARVIS, Daniel; LAVICZA, Zsolt. Linking Geometry, Algebra, and Mathematics Teachers: Geogebra Software and the Establishment of the International Geogebra Institute. International Journal for Technology in Mathematics Education. [online]. v.16, n. 2, p. 83-87, jul. 2008. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/307936818_Linking_Geometry_Algebra_and_Mathematics_Teachers_Geogebra_Software_and_the_Establishment_of_the_International_Geogebra_Institute>. Acesso em: 17 dez. 2018.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas Contemporâneos de Educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. Cadernos de Pesquisa. [online]. n. 107, p. 187-206, jul. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a08.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018.

PONTE, J. P; BROCARDO, J; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Publicado

2019-05-20

Como Citar

PEREIRA FILHO, A. D.; TIMÓTEO, S. C. de S.; COSTA, D. E.; REIS, T. S. dos. CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UMA TURMA DA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 1, p. 288–311, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p288-311.i7865. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7865. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>