ROTEIRO GUIA: UMA EXPERIÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p134-144.i7726

Palavras-chave:

Non-formal spaces, Script, Amazon region

Resumo

O ensino de Botânica trata de um dos ramos da Biologia que possibilita a formação científica do indivíduo promovendo o reconhecimento e valorização de espécies regionais. Propostas de ensino na região Amazônica com este enfoque podem proporcionar aprendizagem significativa que irão repercutir diretamente em um novo olhar para os elementos da floresta. Conforme preconizam os PCNs o ensino deve permear atividades práticas. E Esteves (2011) acrescenta que a Botânica é uma ferramenta fundamental para a compreensão de alterações ambientais considerando que as plantas formam o maior componente dos ecossistemas. Assim o presente estudo objetivou verificar como alunos no Curso de Formação de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM percebem as relações entre Botânica e Meio Ambiente. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa de campo, com objetivo de aprimoramento das ações coletivas no campo pedagógico, subsidiando os aspectos inovadores da autorreflexão e o alcance de uma intervenção significativa para a vivência e formação dos envolvidos na pesquisa. A visita de campo permitiu dar subsídio aos alunos, sobre a importância dos espaços não formais como estratégia de ensino e destaca a importância do roteiro como instrumento norteador para as atividades de aulas prática

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Terezinha de Jesus Reis Vilas Boas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2004), Especialização (Latu Sensu) em Metodologia do Ensino Superior (2005), Gestão Educacional com ênfase em Supervisão Escolar (2005), pela Universidade Nilton Lins - AM e Gestão Ambiental pela Faculdade de Educação da Serra "FASE" - (2007). Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciências, Tecnologia do Amazonas - IFAM (2015); Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (2017), Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Amazonas, Campus Presidente Figueiredo, atualmente é coordenadora de Ensino Médio e Educação Básica, e do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Incentivo a Iniciação Científica (PIBIC). Atua também como parecerista /revisora de artigos do Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias e Educação (SInTE).

Marciléa Silva de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico no IFAM. Graduação em Engenharia Florestal pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade do Estado do Amazonas UEA Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Educação Ambiental e Segurança do Trabalho. Exerceu docência no Ensino superior e Técnico nas seguintes disciplinas: Ecologia Geral, Introdução às Ciências do Ambiente, Introdução à Engenharia Ambiental, Introdução à Engenharia, Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Gestão da Qualidade, Empreendedorismo e Cooperativismo. Foi professora também no Ensino Fundamental na rede Municipal de Ensino de Manaus. Cursando Pedagogia (Complementação Início 2019 e previsão término no segundo semestre de 2020.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Admisnistração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1ª à 4ª série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC; coordenadora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências do Polo UFMT-Cuiabá. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, avaliação da aprendizagem, avaliação em larga Escala - ALE, metacognição e matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ARAÚJO, J. N.; SILVA, M. F. V. Floresta amazônica: espaço não-formal potencial para aprender botânica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11, EDUCERE, 2013.

ANDERSON, A.B.; PRANCE, G.T.; ALBUQUERQUE, B.W.P. Estudos sobre a vegetação das campinas amazônicas – a vegetação lenhosa da campina da Reserva Biológica INPA-SUFRAMA (Manaus-Caracaraí, Km 62). Acta Amazônia, vol. 5, n. 3, p. 225-226, 1975.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

DIAS, Filho, Moacyr Bernardino. A Fotossíntese e o Aquecimento Global. Manaus: Embrapa Amazônia Oriental, 2006.

ELIAS, D. C. N.; AMARAL, L. H.; ARAÚJO, M. S. T. Criação de um espaço de aprendizagem significativa no plenário do parque Ibirapuera. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 1, 2007.

ESTEVES, L. M. Meio ambiente & botânica. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011.

GRADSTEIN, S. R.; CHURCHILL, S. P.; SALAZAR-ALLEN, N. Guide to the Bryophytes of Tropical America. Memoirs of the New York Botanical Garden. New York, v. 86, p. 577, 2001.

Publicado

2018-12-21

Como Citar

VILAS BOAS, T. de J. R.; FREITAS, M. S. de; DARSIE, M. M. P. ROTEIRO GUIA: UMA EXPERIÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA REGIÃO AMAZÔNICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 3, p. 134–144, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p134-144.i7726. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7726. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)