PERCEPÇÃO: ARTICULAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p118-133.i7724

Palavras-chave:

Percepção, Plantas medicinais, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo foi produzido a partir da disciplina “Tópicos Filosófico e Didático do Ensino de Ciências” do mestrado em Educação em Ciências, da Universidade do Estado do Amazonas /UEA. O objetivo geral foi um exercício fenomenológico no mercado Municipal Adolpho Lisboa na cidade de Manaus/AM. O problema de pesquisa visou responder: á no mercado elemento que possa ser articulado ao Ensino de Ciências? A pesquisa qualitativa nos possibilitou a descrição interpretativa dos dados, tendo como base o método fenomenológico de (MERLEAU-PONTY, 1999). No referencial teórico destacamos como a legislação brasileira destaca o reconhecimento das plantas medicinais, e tessituras sobre Ensino de Ciências. Conclui-se que as plantas medicinais podem ser articuladas ao Ensino de Ciências a partir da temática da Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gelciane da Silva Brandão, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). 
Especialista em Turismo e Desenvolvimento Local (UEA/2012). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA/2019). Desenvolve pesquisa na área de Saberes Tradicionais no ensino de Ciências, utilizando o método fenomenológico de Merleau-Ponty (1999), e aporte teórico do filósofo Michel Foucault. Atuou com docente no curso de licenciatura em Geografia (UEA-2015/1 a 2015/2) e no curso de Pedagogia/PARFOR (UEA-2015/2-2020). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa: Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências - GEPFEEC (UEA/2017-atual).

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela mesma Universidade (2000), Especialização em Políticas Governamentais, Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História. Desenvolve a partir do campo teórico fenomenológico com aproximações aos estudos pós-estruturais na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase para as seguintes temáticas: escola e bens culturais; processos educativos em espaços escolares e não escolares com foco para as pedagogias culturais; saberes tradicionais; fundamentos epistêmicos do ensino de ciências; narrativas emergidas do saber moderno sobre os povos indígenas e não indígenas na Amazônia. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amazonas, encontra-se atuando na graduação de pedagogia e no Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia- UEA, no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec e no doutorado em Educação em Educação na Amazônia - EducaNorte.

Naiara Batista de Vasconcelos, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação pela Universidade Federal do Pará (2003) e pós-graduada em Metodologia do Ensino em Biologia pela Universidade Estadual do Amazonas em 2015. Possui mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEEC. Atua a 15 anos como professora de biologia na Escola Estadual Solon de Lucena. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Biologia Geral.

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Conhecimento tradicional e biodiversidade: normas vigentes e propostas. Manaus: PPGAS-UFAM/NSCA-CESTU-UEA Edições, 2008.

AMARAL, A. C. F.; SIMÕES, E. V.; FERREIRA, J. L. P. Coletânea Científica de Plantas de Uso Medicinal. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

ANGELY, J. Flora Analítica e Fitogeográfica do Estado de São Paulo. São Paulo: Ed. Phyton, 1969.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. [tradução Esteia dos Santos Abreu]. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BEZERRA, StiffannyAlexa Saraiva; MARI, Maikel Lamego Guimarães; AZEVEDO, Adriana Siqueira; MOREIRA, Rosiane Martins; CAMPOS, Suelen de Souza; OLIVEIRA, Bruna Rocha de.; SANTOS, Roberta Monique da Silva; MONTEIRO, Newton Coelho. Cadeia produtiva de duas espécies florestais de uso farmacológico: carapanaúba (aspidosperma spp.) E uxí-amarelo (Endopleurauchi (Huber) Cuatrec.) Manaus: UFAM, Departamento de Engenharia Florestal – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, CPBO, 2015.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde. Diário Oficial da União. Resolução - RDC Nº 10, de 09 de março de 2010. Disponível em: <http://www.fitoterapia.com.br/portal/pdf/rdc10.pdf> Acesso em 10/out./2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 2013.

BRASIL. Lei 9.795/99. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>Acesso em 15 de julho 2018.

BRASIL. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/decreto5813_22_06_06.pdf> Acesso em 19 de jul. de 2018.

BRASIL. Programa Nacional de Plantas Medicinais. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/programa_nacional_plantas_medicinais_fitoterapicos.pdf>Acesso em 20 de jul. de 2018.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Trad. Carmem Fischer. São Paulo: Cultrix, 2006.

CERBONE, D. R. Fenomenologia. (Tradução de Caesar Souza). 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CORRÊA, M.P. Dicionário das Plantas úteis do Brasil e das Exóticas Cultivadas. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1984.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. [tradução Mágda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva]. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CRUZ, G.L. Livro Verde das Plantas Medicinais e Industriais do Brasil. Belo Horizonte, G.L. Cruz, 1965.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A.; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

FEYERABEND, P. K. Contra o Método. Lisboa: Relógio D’ Água, 1993.

GASPAR, L. Mercado Adolpho Lisboa,Manaus, AM. Pesquisa Online 2012. Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=906%3Amercado-adolpho-lisboa-manaus-am. Acesso em: 20 de outubro de 2017.

GONZAGA, A. M. Reflexões sobre o Ensino de Ciências. Curitiba: CRV, 2013.

KUNH, T. S. A estrutura das revoluções científicas. [tradução: Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira]. 13, ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.

LAMEIRA, O. A.; PINTO, J. E. B. P. Plantas medicinais: do cultivo, manipulação e uso à recomendação popular. Embrapa Amazônia Oriental. Belém, PA: 2008.

LEÃO,A. L. C.;SILVA, L. M. A.Fazendo educação ambiental. Recife: CPRH, 1995.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção(C. Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MORIN, E. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana; trad. Sandra TrabuccoValenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília, DR: UNESCO, 2003.

OLIVEIRA, A. X.; COELHO, M. F. B. Uso de Plantas Medicinais. Brasília: LK Editora, 2007.

OLIVEIRA, R. C. de. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. In: O trabalho do antropólogo. Paralelo 15, São Paulo, Unesp, 2000.

PEREIRA, M. M.; SOUZA JÚNIOR, S. N., ALCÂNTARA, A. F. C.; PILÓ-VELOSO, D.; ALVES, R. B.; MACHADO, P. O.; AZEVEDO, A. O.; MOREIRA, F. H.; CASTRO, M. S. A.; RASLAN, D. S. Constituintes químicos e estudo biológico de Aspidospermanitidum (Apocynaceae). Revista Brasileira de Plantas Medicinais. São Paulo: Botucatu, 2006.

RIBEIRO, J.E.L.S. et al. Guia de identificação das plantas vasculares de uma floresta de terra-firme na Amazônia Central. Manaus: Midas Printing, 1999.

SILVA, J. R. da. Políticas públicas de turismo: análise do desempenho das instâncias de governança turística e seus reflexos no fomento do turismo cultural no município de Manaus/AM. Manaus: UFAM, 2015.

Publicado

2018-12-21

Como Citar

BRANDÃO, G. da S.; AGUIAR, J. V. de S.; VASCONCELOS, N. B. de. PERCEPÇÃO: ARTICULAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS AO ENSINO DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 3, p. 118–133, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p118-133.i7724. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7724. Acesso em: 28 mar. 2024.