O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n3.p65-74.i7717

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de professores, Pedagogia

Resumo

Este artigo apresenta o levantamento de registros do acompanhamento dos acadêmicos do 7º período do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, durante o Estágio Docência do Ensino Superior, com carga horária de 60h, requisito do Regimento Interno do Curso de Mestrado Acadêmico Educação em Ciências na Amazônia, capítulo VII, Seção III, do PPGEEC/UEA. O período observado da disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental subsidiou a coleta de dados para elaboração deste documento. Dos desdobramentos, discussão e reflexão analítica das questões mediadas pela disciplina abordaremos os principais elementos do processo formativo. A partir das observações no desenvolvimento das aulas e a aplicação do questionário nos pautaremos no referencial teórico para as análises dos resultados. Assim, registramos que o período de envolvimento com o acompanhamento dos acadêmicos do curso de Pedagogia nos possibilitou refletir sobre o conhecimento adquirido no período de investigação e, aos poucos, tomar consciência da necessidade de ressignificação do que se construiu como pesquisador no percurso investigativo Por fim, concluímos que, o processo de transformação da realidade educacional começa prioritariamente, na perspectiva de que ela pode acontecer e o ponto de partida é a formação de professores. Além disso, as mudanças desencadeadas nesse processo se efetivam na medida em que haja a experimentação do movimento ação-reflexão-ação-reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Clay Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação

Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2019); Pós graduado em Gestão de Currículo e Desenvolvimento de Práticas pedagógicas - UEA (2016) e Docência das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Tahirih (2009); Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário do Norte (2008). Membro do grupo de pesquisa Fundamentos da educação e ensino de Ciências - GEPFEEC/UEA. Professor estatutário das secretarias municipal e estadual de Educação; atuou como Coordenador Municipal dos Programas Federais Mais Educação, Mais Cultura e Escola Aberta na Secretaria Municipal de Educação - SEMED/MANAUS. Atuou como técnico em educação no Serviço Social da Indústria (SESI), na modalidade de ensino de jovens e adultos - EJA; Atua na função de Gerente Pedagógico da Divisão Distrital Zona Sul/SEMED; Atua como professor de pós graduação; Membro do comitê municipal de Educação Integral (SEMED). E-mail: anderson_clay@hotmail.com Tel. 92 988163004 

Cleusa Suzana Oliveira de Araújo, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências do Primeiro Grau pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Bacharelado em Ciências Teológicas (2013) e Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo (2016) pela Faculdade Boas Novas; mestrado (1996) e doutorado (2002) em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É professora da Universidade do Estado do Amazonas, contribuindo com a formação de recursos humanos nos níveis de Graduação e Pós-Graduação no Curso de Doutorado em Rede - REAMEC. Foi pesquisadora da Universidade Nilton Lins atuando nos Programas de Pós-Graduação de Biologia Urbana e Aquicultura, níveis de mestrado e doutorado. Foi coordenadora de Pesquisa (2010); Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências (2015-2016) e coordenadora do Curso de Ciências Biológicas (2018) na UEA. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em parasita de peixes. Recentemente iniciou pesquisa na área multidisciplinar em Ensino de Ciências, Formação de Professores, Alfabetização Científica, CTS e Educação e Saúde.

Referências

CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência. Série Ciência & Educação, v. 10, p. 363-381, 2004.

DEMO, Pedro. Educação e Alfabetização Científica. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LUCKESI, C. (2013). Avaliação da aprendizagem, institucional e de larga escala. Disponível em http//:luckesi.blog.terra.com.br/acesso em 08/12/2017.

SANTOS, César Sátiro dos. Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica. 1ª ed. Campinas-SP: Armazém do Ipê, 2012.

SILVA, Marilda da (orgs.). Pesquisa em educação: métodos e modos de fazer. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

WARD, Hellen et al. Ensino de Ciências. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado

2018-12-21

Como Citar

RODRIGUES, A. C.; ARAÚJO, C. S. O. de. O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 3, p. 65–74, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n3.p65-74.i7717. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7717. Acesso em: 20 abr. 2024.