O ESTADO DA ARTE NA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO BRASIL: UMA VISÃO BASEADA EM ANÁLISE DE TESES

Rúbia Darivanda da Silva Costa, Josefina Barrera Kalhil, Terezinha de Jesus Reis Vilas Boas

Resumo


O artigo teve como finalidade investigar os paradigmas utilizados na produção acadêmica expressa em teses sobre a Formação de Professores de Biologia, defendidas em programas de pós-graduação de Educação e/ou Ensino de Ciências existentes no Brasil no período 2007-2016. Foram examinados 19 documentos. Acredita-se que este artigo poderá motivar reflexões sobre a formação de professores de Biologia, no âmbito do cenário nacional, além de permitir a análise e compreensão de como estão sendo aplicadas as metodologias para a coleta e estudo de dados das pesquisas desenvolvidas. O trabalho foi norteado pela identificação das abordagens metodológicas que foram aplicadas nos trabalhos. Nos resultados foram apresentados alguns termos utilizados na pesquisa científica para designar paradigma, além da identificação dos paradigmas mais utilizados pelos pesquisadores.


Palavras-chave


Formação de professores; Biologia; Metodologia; Paradigmas

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DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v6.n3.p1-13.i7708

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